Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mazap Compota Fai Verm E Milho

Diário de cultivo completo.
Olá senhores,
Com um pouco mais de cuidado, respeito e sentimento venho agora tentar um cultivo de mazaptec de um carimbo já guardado a alguns meses. Antes havia tentado um de Mexican mas faltou dedicação e não cheguei de experimentar os frutos mas reza a lenda que algo surgiu...
Pois bem...
Fiz umas 8-10 seringas com meio carimbo, tudo numa glove caixa plastica.
Preparei 15 compotas com receita do tipo pf, porém esqueci de usar a manha de molhar antes a vermiculita, acho que algo na proporção nao ficou legal, vou ver se testo com outras medidas.
(também em alguns deixei nenhum espaço de sobra de ar) próximos fazer diferentes(n) .
Esterilizar foi Panela de Pressão 1 hora e pouco e um intervalo de 24 horas e mais 1 hora e pouco de Panela de Pressão
Esqueci no preparo das mesmas de fazer um selo de vermiculita.
Olhei, li reli, sobre o tal do milho e problemas de contaminação com o mesmo,fui experimentar e dele lavar pré lavar, agua sanitaria, giz, lavar, e PP fracionada em 4 copos de milho.
Fiz a Inoculação na glove, repousaram uns dias em uma incubadora temporária, transferi para uma outra onde a temperatura deva ficar em torno de uns 25 graus mais ou menos...

Após mais ou menos duas semanas, vou dar uma conferida nos potes para retirar contaminados e sem sinal de desenvolvimento.

Compotas Fai+Verm
Das 15 compotas, 7 não apresentaram nada absolutamente nada.
3 estão com um aspecto estranho, parece ser cobweb ou um micélio fraco demais da conta (Números 3, 5, 6)
Mazap0120112011 005.jpg , Mazap0120112011 007.jpg , Mazap0120112011 008.jpg
As outras 5 estão com o micélio indo :) uns parece que no alto outro pelos meio e por aí vai.
Mazap0120112011 003.jpg , Mazap0120112011 004.jpg , Mazap0120112011 006.jpg , Mazap0120112011 010.jpg , Mazap0120112011 012.jpg

Milho
Dos 4 copos de milho, 3 o micélio está bem visível,
Mazap0120112011 013.jpg , Mazap0120112011 015.jpg , Mazap0120112011 016.jpg

e 1 parece ter algo bem fraquinho( não sei se não é o cob ou micelio super fraco)

Mazap0120112011 017.jpg

Então o que puderem opinar reclamar, escraxar, sugerir desse fluxo constante dessa jornada de coleguismo com o micélio, ficarei grato.

TENHO QUE agradecer nesse primeiro diário de cultivo, à todos os seres micélio e cia iLtda , à tudo isso que é essa comunidade fúngica, aos inúmeros trabalhos, posts de cada um, a todos esses que acompanham nós nessa jornada dos cogs, os que nos guiam.
Obrigado Caca e família por todo apoio,dicas, risadas e tudo mais, Obrigado Pitbull por estar também acompanhando de certa forma essa jornada.

Obrigado a todos vocês, sou muito grato.
:)

Que tenha muita energia no seu cresimento Micélio! Vá!:)

Parabéns, lobo! :) Os potes 3 e 5 estão com um aspecto estranho, mas ainda é cedo para afirmar. Pode ser apenas um micélio algodoado?!

Positividades, que venham os professores Maz! :D

pote 3 - trichoderma + wetspot
pote 5 - trichoderma + wetspot (talvez passou gordura junto ao arroz?)
pote 6 - desenvolvimento algodoado / possivel contaminante?
pote 1 - desenvolvimento algodoado?
pote 2 - idem pote 1 - a gota inoculadora parou na superficie do bolo - por isso costuma-se injetar rente a parede de vidro do pote para que a gota escorra ate o fundo do recipiente deixando um rastro de esporos no caminho - isso favorece a formacao de micelio rizomorfico que coloniza o bolo bem mais eficientemente.
pote 4- se for cubensis ta fraquinho.
pote 7 - idem pote 2 e 1
pote 8 - crescimento parece estagnado devido a baixa temperatura - porem foi o copo que aparenta ter sido inoculado com maior sucesso do grupo.

Quanto os copos de milho:
cada um tem sua "mandinga" pro milho dar certo.
pro meu gosto pessoal tem milho demais e espaco de menos nos copos.
tente nos proximos cultivos encher o copo no maximo ate uns 60% de seu volume total, pra poder rolar os graos com facilidade e acelerar o processo (evitando tambem certos tipos de contaminacoes que ocorrem pelo excesso de umidade dentro do copo.)

isso ae velho, cultivo ta bacana, procure somente montar um sistema de controle de temperatura eficiente pra sua incubadora senao podera ter serios problemas adiante.
28 graus constantes resolve quase tudo que eu te descrevi acima (menos as contaminacoes nos potes 3 - 5 ).

quando for trabalhar com FAI procure seguir a receita do forum que e praticamente, infalivel!!

Acompanhando amigo eheh, vamos ver como ficam dentro de 1 semana, assim podemos dar uma opinião mais acertada sobre....

VALEU loboguara, vamos ver o que conseguimos com esses mazapatecas, eu mesmo já tentei cultivar essa strain 2x e não consegui, boa sorte pra ti.

Na minha opinião, trabalhar com potes grandes é sempre mais difícil. Quando iniciei com potes de no máximo 200ml tive mais sucesso, afinal o micélio consegue colonizar mais rápido todo o substrato.

legal sua técnica e forma de controle, com numeração fica mais fácil para os colegas de forum ajudar. Boa idéia, vou copiar rsrsrsrsrs.:ROFLMAO:

Então senhores, hoje 27/11 segue o estado dos respectivos potes.
Aparentemente, tem algo de estranho, não sei se seria falta de ar, ou talvez umidade? , alguns potes praticamente continua a mesma situação como nas fotos do outro dia, sem evolução , e o micélio aparenta estar "SECO",
A temperatura está ficando pela média dos 26, 27 Graus.
Já nos potes de milho tirando o número 4 o micélio tá que tá, mas aparenta estar meio seco também no pote 3 de milho.
Seguem as fotos.
Mazap271111 001.jpgMazap271111 002.jpgMazap271111 003.jpgMazap271111 004.jpgMazap271111 005.jpgMazap271111 006.jpgMazap271111 007.jpgMazap271111 008.jpgMazap271111 009.jpgMazap271111 011.jpgMazap271111 014.jpgMazap271111 015.jpgMazap271111 017.jpgMazap271111 018.jpg Mazap271111 021.jpg

Estou achando que é o ar porque os potes estão sem o respiro de micropore ou outro, mas e aí o que acham?

Os teus copos com milho estão bonitos, os potes grandes com FAI devem demorar mais. Eu procederia com uma troca gasosa, faça uma cruz na tampa com esparadrapo micropore ai invés dessa fita que você tem ai.

Então, não tirei algumas fotos dos potes de FAI atualmente, porém, como o que tinha de milho colonizado, um copo coloquei em um vidro com camada de vermiculita+fibra de coco ( que achei lazarentinha pra trabalha, tentei picotar tudo mas pra mistura com a verm não colo muito bem....ver se arranjo pó de coco ou outras coisas pra fazer as camadas)
e fiz com os outros copos de milho umas forminhas de pão que estão no terrario, o vidro eu fiz com a diferença de uns 3, 4 dias acho do que as forminhas , as forminhas acho que não ficou muito bem feito apesar de ter umas que tão dando resultados, outras meio sei lá... algumas enxarcaram num dia que umidificador ficou ligado direto, complicado.... tirei o excesso dagua e de volta pro terrario...
Seguem as fotos.
Mazap141211 002.jpg

Mazap141211 003.jpg

Boa sorte Lobo no cultivo,
posta as nova guara.

E não é que meu amigo conseguiu mesmo !, Parabéns eu tinha certeza que conseguiria.;)

Senhores, o cultivo foi para mim um sucesso uma realização muito pequena minha e muito grande dos cogs, e de suas energias e todos os envolvidos, os potes de FAI estagnaram e eu precisaria usar as ditas compotas, e acabei passando para um balde mas o substrato estava parcialmente colonizado não deu outra milhoes de contaminações... as formas de pão rederam belos frutos pena que desses creio não ter foto pelo que estou lembrado, e o vidro rendeu belos flushs também, dessa vez dos maza não retirei carimbos porém com as próximas seringas do mesmo irei carimbar muitos. Boas experiencias os mesmos renderam, ótimos contatos, comigo, com o tudo. Agradeço a todos principalmente o TODO, segue mais uma foto do vidro.

Mazap16 001.jpg

e que venham os MDKs no próximo cultivo!!

Back