Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Matias Romero

Diário de cultivo problemático.
Boa noite minha gente! Começando mais um cultivo dos sagrados meninos, dessa vez estarei cultivando a especie Matias Romero, carimbo doado pelo @Cosmik, quarta-feira dia 13 preparei três seringas de 20ml de multi-esporos e coloquei para hidratar na geladeira, no dia 15 sexta-feira esterilizei 3 potes de milho de 300g na panela de pressão, esperei esfriar e inoculei com as seringas.

O milho eu preparei novamente com o metodo de tindalização do @Mauricio 3 fervuras durante 3 dias...

Segunda-feira notei um ponto branco no milho, pensei até que podia ser cobweb, esperei mais uns dias e hoje deu pra ver que aparentemente é micelio de cubensis... porém somente em 1 dos 3 potes apareceu micelio. os outros ainda estão sem sinais..
 

Anexos

  • IMG_3055.JPG
    IMG_3055.JPG
    61.3 KB · Visualizações: 64
  • IMG_3056.JPG
    IMG_3056.JPG
    80.2 KB · Visualizações: 63
  • IMG_3057.JPG
    IMG_3057.JPG
    102.3 KB · Visualizações: 65
Atualizando, esse é o unico pote que apareceu micelio, um apresentou mofo preto que será descartado e outro não apresentou nem micelio nem contaminação por enquanto, pretendo fazer G2G para outros potes de milho uma vez que este estiver 100% colonizado.
yjSW1kz.jpg VCEx7pj.jpg
 
Apesar do excesso de água, o avanço está indo muito bem. Não vejo a hora de ver esses meninos crescerem! :contente:
 
Maravilha @Lwalker , é um cultivo atrás do outro ai hein, as variedades devem estar fazendo fila para participar da festa em tuas boas mãos!

O Matias promete, olha que micélio lindo (como este cultivo), que lhe traga os mais lindos sorrisos à face!
Enviando as boas vibrações! Manda ver rapaz!
 
Bom dia galera, atualizando aqui, o pote que está mais avançado parece que tá quase 100% porém notei umas manchas amarelas que acredito ser excreção micelial, mas me pareceu que o micelio consumiu demais o milho e ele ficou meio preto nas paredes do vidro do pote... eu estava pensando em fazer g2g com esse pote mais avançado mas to achando que vou montar um bulk com ele e vou fazer g2g com o outro pote que está colonizando mais devagar.. seguem fotos

dZ9YmVE.jpg EdGmuN4.jpg JjwiiEN.jpg uH7xXhU.jpg RXmqYwu.jpg IgUncbu.jpg ZuHOpQ7.jpg
 
Bom dia galera, atualizando aqui, o pote que está mais avançado parece que tá quase 100% porém notei umas manchas amarelas que acredito ser excreção micelial, mas me pareceu que o micelio consumiu demais o milho e ele ficou meio preto nas paredes do vidro do pote... eu estava pensando em fazer g2g com esse pote mais avançado mas to achando que vou montar um bulk com ele e vou fazer g2g com o outro pote que está colonizando mais devagar.. seguem fotos

Lindas fotos, @Lwalker , não quero causar alarme antecipado, mas este micélio da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª foto podem não ser de P. cubensis, já cultivei uns contaminantes com este mesmo aspecto, tinham crescimento bem rápido e formava uma massa super branca de micélio que ocupava até os espaços entre os grãos, diferentemente do micélio de cubensis que ainda podemos ver o formato dos grãos.

As 3 ultimas fotos são P. cubensis, mas fique atento com eles também, especialmente se tiverem sido inoculados com a mesma seringa.

Vamos aguardar o comentário dos demais membros!
 
porém notei umas manchas amarelas que acredito ser excreção micelial, mas me pareceu que o micelio consumiu demais o milho e ele ficou meio preto nas paredes do vidro do pote...

Isso está muito estranho

eu estava pensando em fazer g2g com esse pote mais avançado mas to achando que vou montar um bulk com ele e vou fazer g2g com o outro pote que está colonizando mais devagar..

Eu nao arriscaria gastar material antes de verificar o que é
 
Lindas fotos, @Lwalker , não quero causar alarme antecipado, mas este micélio da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª foto podem não ser de P. cubensis, já cultivei uns contaminantes com este mesmo aspecto, tinham crescimento bem rápido e formava uma massa super branca de micélio que ocupava até os espaços entre os grãos, diferentemente do micélio de cubensis que ainda podemos ver o formato dos grãos.

As 3 ultimas fotos são P. cubensis, mas fique atento com eles também, especialmente se tiverem sido inoculados com a mesma seringa.

Vamos aguardar o comentário dos demais membros!
E nesse cultivo desse micelio duvidoso você fez o que ? tentou frutifica-lo ou descartou?!
Isso está muito estranho



Eu nao arriscaria gastar material antes de verificar o que é

Então Mauricio, não sei como posso verificar porque pra mim parece cubensis.. vou tentar montar um bulk com minimo de material possivel e vamos ver o que acontece.
 
E nesse cultivo desse micelio duvidoso você fez o que ? tentou frutifica-lo ou descartou?!

Então Mauricio, não sei como posso verificar porque pra mim parece cubensis.. vou tentar montar um bulk com minimo de material possivel e vamos ver o que acontece.

Não arrisquei levar ao terrário porque dos 8 copos que eu havia inoculado milho apenas em um o micélio tinha essa aparência bizarra, o crescimento do micélio também era bem diferente, muito rápido, quando tirei o micélio do bolo (que foi o primeiro devido à rápida colonização), tive mais certeza ainda que não se tratava de cubensis, esta espécie parecia soltar mais água e o cheiro era diferente dos cubensis que eu já havia cultivado.
 
Bom dia galera, atualizando aqui, o pote que está mais avançado parece que tá quase 100% porém notei umas manchas amarelas que acredito ser excreção micelial, mas me pareceu que o micelio consumiu demais o milho e ele ficou meio preto nas paredes do vidro do pote... eu estava pensando em fazer g2g com esse pote mais avançado mas to achando que vou montar um bulk com ele e vou fazer g2g com o outro pote que está colonizando mais devagar.. seguem fotos

View attachment 80118 View attachment 80119 View attachment 80120 View attachment 80121 View attachment 80122 View attachment 80123 View attachment 80124
Esse líquido amarelo me parece algo como excesso de água? As vezes quando eu deixo um pote com mais água que o recomendado fica bem parecido com o que vc apresentou.
 
Bom galera, os dois potes estão aparentemente 100% colonizados, um deles está apresentando uma coloração muito estranha, um amarelado pro bege sei lá, não sei o que fazer, não sei se o micelio consumiu todos nutrientes desse milho e ele ficou assim ou se está contaminado mesmo, o 2o pote aparentemente está normal... vou montar um bulk com ele hj a noite eu acho... já o que estácom a coloração suspeita não sei se monto um bulk menor so pra teste ou descarto...

wZ1tJy9.jpg EaLlEsY.jpg znsETUN.jpg mACobcB.jpg
hjj1Ba1.jpg
 
Tá complicado, o vidro 1 (foto 1) é o que aparenta ter chances de cultivo, os demais usaria de cautela, se for fazer um bulk mantenha os cultivos separados um dos outros. Você sabe que se um estiver com contaminantes pode passar para todos os demais. G2G é bem delicado, o micélio tem que estar muito agressivo para ter sucesso, e qualquer dúvida em relação a sua saúde é perda de tempo o G2G.
 
Tá complicado, o vidro 1 (foto 1) é o que aparenta ter chances de cultivo, os demais usaria de cautela, se for fazer um bulk mantenha os cultivos separados um dos outros. Você sabe que se um estiver com contaminantes pode passar para todos os demais. G2G é bem delicado, o micélio tem que estar muito agressivo para ter sucesso, e qualquer dúvida em relação a sua saúde é perda de tempo o G2G.
Então tupy... com o primeiro que ta parecendo mais promissor vou montar um bulk no balde hoje a noite, o outro vou montar 2 casings com quentinhas e vou deixar em um local separado mesmo... vamos ver o que acontece.
 
os dois potes estão aparentemente 100% colonizados
Arcturus rated your post Discordar :rolleyes:, Aqueles milhos grudados no pote não estão colonizados e com certeza desenvolveram contaminantes no bulk.


m deles está apresentando uma coloração muito estranha, um amarelado pro bege sei lá

Contaminação bacteriana com certeza, mas vc pode ainda tentar um bulk com ele separado, quem sabe a flora do bulk ajude. mas isso sendo otimista hehe
 
Última edição:
Fala, LWalker, tudo bem irmão?
Então, pelo que vi, nas suas fotos, ainda creio que este micélio seja de um contaminante, se tiver alguma desconfiança, mas quer tentar frutificar, monte o bulk isolado dos potes que você está mais confiante de serem cubensis!
 
Fala, LWalker, tudo bem irmão?
Então, pelo que vi, nas suas fotos, ainda creio que este micélio seja de um contaminante, se tiver alguma desconfiança, mas quer tentar frutificar, monte o bulk isolado dos potes que você está mais confiante de serem cubensis!
E ai @figurinha, ontem montei o bulk com o pote de milho que parecia estar saudavel, o que pote suspeito vou montar um casing isolado hehe..

Então o bulk eu montei numa proporção 1/4 spawn/bulk , usei 70% humus, 20% po de fibra de coco , 10% vermiculita e uma colher de pó de conchas, coloquei tudo em uma sacola de mercado e pasteurizei em banho maria durante 2h em temperatura entre 70° e 75º, esperei esfriar e misturei o bulk com o spawn em um balde de 20L, fiz 4 furos no nivel do bulk e 2 em cima do balde, coloquei dentro de um saco de lixo e deixei incubando, daqui 5 dias eu dou uma espiada no desenvolvimento, espero não encontrar nenhuma forma de vida estranha nascendo lá dentro. :alien:
 
5 dias de incubação no balde de lixo com tampa preta.. acho que deixei muitos grãos pra cima, nao consegui misturar todos, vou deixar mais uma semana o balde fechado pra tentar atingir 100% de colonização..
10943114_10155653592880392_3106523317173248124_n.jpg
 
A quanto tempo estão no balde? não sei se eu que to na correria aqui e estou tendo uma percepção alterada do tempo, mas parece que faz tanto tempo que você os "baldeou".

GOGOGO Pins!
 
Back
Top