Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

manchas azuladas dentro do micélio

tantra

Cogumelo maduro
Membro Ativo
15/06/2007
108
71
Buenas caros amigos, estou com uma duvida pairando sobre a cabeça desde o início de mew cultivo com bolos onde manchas azuladas apareceram em várias partes isoladas dos bolos quando foram pro terrário. a princípio pensei que fosse falta de humidade, pois bem dei afogamento e as manchas ficaram mais claras por si só e pela quantidade de micélio que afofou sobre a superfície.

Deram frutos ok! mas no entanto as manchas voltaram e parecem estar por baixo do micélio e me parece agora que se trata alguma sensibilidade dele unida aos pedacinhos mais escuros da vermiculita que causam essa sensação visual de contaminate.

ae vão minhas dúvidas: Existe algum contaminante assim? que fika claro depois escuro de novo, e que cresce embaixo do micélio?

Se houver alguma contaminação no bolo e mesmo assim eu colher frutos limpos, ferve-los bem e depois deixar no conhaque por uns dias, corro algum risco de intoxicação? existem casos disso?

:eek: será?

Fala Tantra

O azulamento dos bolos é sinal de micélio secando, por baixa umidade.

Talvez, ao aniversariar os bolos, vc não deixou o terrário com temperatura e umidade estabilizadas horas antes.

Se sim, a umidade disponível na atmosfera interior ao terrário, não foi suficiente para o micélio, então ocorreu o azulamento.

Frutos de bolos contaminados não devem ser consumidos, preze por sua saúde.

Upvote 0
mais uma possibilidade: gordura dos seus dedos ou atrito mecanico com sseus dedos.

Upvote 0
Essa mesma contaminação aconteceu em um casing meu antes de aniversária-lo .. retirei-a e coloquei micélio saudável..

quer dizer então que não é uma contaminação?

Upvote 0
Essa mesma contaminação aconteceu em um casing meu antes de aniversária-lo .. retirei-a e coloquei micélio saudável..

quer dizer então que não é uma contaminação?
se for AZUL PSILOCIBINA nao.
se for um azul clarinho quase cinza eh possivel que seja contaminaçao mesmo.
em 90% dos casos é atrito meanico (machucado) ou falta de Umidade mesmo.

Upvote 0
Era azul psilocibina mesmo.. deve ter sido choque mesmo.. é seguro colocá-lo no terrário então né?

Upvote 0
Era azul psilocibina mesmo.. deve ter sido choque mesmo.. é seguro colocá-lo no terrário então né?

100% seguro não existe, mas caso não tenha um outro terrário de quarentena, o que resta é o método da tentativa......

Como vc confirmou o azulamento da psilocibina, coloca lá garoto !!!

Super good vibes .....!!!

Upvote 0
Estou com o mesmo problema.

É o meu primeiro cultivo, fiz 8 bolos, inoculei com esporos de Transkei, não tive nenhuma infecção. De 2 bolos fiz casing e os outros 6 bolos estão a frutificar, já estão a aparecer pins.

Acontece que um apareceu com uma mancha azulada, só notei hoje. Sempre que abro a tampa, a água que fica acumulada cai sobre os bolos, será que foi acção mecânica?

EDIT: Passei um cotonete com água oxigenada pela parte que parecia azul e nada veio agarrado. Em princípio não será contaminação.

Upvote 0
Back