Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Machas laranjas escuras

Anuki

Esporo
Cadastrado
11/04/2021
11
3
Saudações a todos!!!

Faz 9 dias que inoculei alguns potes de milho (munguzá)
porém notei q em um dos potes ficou com a umidade relativamente grande, e esse pote hoje veio a apresentar manchas laranjas escuras
como se o milho tivesse secando/desidratando, fiquei na dúvida se pode se tratar de algum tipo de contaminação??? Ou se está normal...

Obs: notei que nesse pote o micelio estava bem fraco e pequeno quase invisível em comparação com os outros potes que já estava bem desenvolvido.
 

Anexos

  • IMG_20221217_144039630.jpg
    IMG_20221217_144039630.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 10
  • IMG_20221217_144030458.jpg
    IMG_20221217_144030458.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 10
  • IMG_20221217_143952807.jpg
    IMG_20221217_143952807.jpg
    2 MB · Visualizações: 10
  • IMG_20221217_143905695.jpg
    IMG_20221217_143905695.jpg
    1.9 MB · Visualizações: 9
@Anuki como está o pote hoje? Houve evolução da mancha?

Me parece contaminação sim.
E considerando o local do crescimento, pode ser um fungo ou bactéria introduzido na hora de inocular.
 
Upvote 1
@Anuki como está o pote hoje? Houve evolução da mancha?

Me parece contaminação sim.
E considerando o local do crescimento, pode ser um fungo ou bactéria introduzido na hora de inocular.
Olá MarceloHirose

Desculpe a demora em responder

Ficaram mais escuras ainda, coloração puxada pra vermelho, um dia após essa postagem um microorganismo branco brotou por cima dessas manchas. idêntico ao micelio, já percebi logo q era contaminação pela aparência "molhada" e brilhante. Fiz o descarte após isso.
Sobre como contaminou, tenho minhas dúvidas... se foi pelo carimbo mal armazenado, ou se foi pelo excesso de umidade. (Sopa de milho, literalmente) Já q o outro pote q inoculei no mesmo dia q esse está se desenvolvendo bem, visto que não ficou com a mesma umidade excessiva do pote contaminado.
 
Upvote 0
Poxa que pena, realmente ficou água acumulada no fundo.

Nos outros recipientes foi usada a mesma cultura? Se o pote foi inoculado por último, pode ser que o invasor nem seja originário do conteúdo, mas da agulha da seringa.

De qualquer forma, vai dando update dos outros potes.
 
Upvote 0
Poxa que pena, realmente ficou água acumulada no fundo.

Nos outros recipientes foi usada a mesma cultura? Se o pote foi inoculado por último, pode ser que o invasor nem seja originário do conteúdo, mas da agulha da seringa.

De qualquer forma, vai dando update dos outros potes.
Infelizmente de ontem pra hoje o outro pote em que o micelio estava se desenvolvendo bem, apresentou várias manchas verdes bem pequenas e algumas vermelhas, não vou conseguir tirar foto agora pq sacudi o pote hehehe antes de ter inoculado esses 2 potes flambei a agulha no fogo a cada furo, voltei a tentar cultivar recentemente... Na minha última tentativa (ano passado) tinha dado a mesma contaminação e o cultivo fracassou.
 
Upvote 0
Infelizmente de ontem pra hoje o outro pote em que o micelio estava se desenvolvendo bem, apresentou várias manchas verdes bem pequenas e algumas vermelhas, não vou conseguir tirar foto agora pq sacudi o pote hehehe antes de ter inoculado esses 2 potes flambei a agulha no fogo a cada furo, voltei a tentar cultivar recentemente... Na minha última tentativa (ano passado) tinha dado a mesma contaminação e o cultivo fracassou.
É um saco quando isso acontece. Quais vão ser os próximos passos?
O ideal é recomeçar do zero com outra CL ou carimbo, mas se quiser salvar esse ainda dá pra inocular o agar e transferir apenas as partes saudáveis pro milho.
 
Upvote 0
É um saco quando isso acontece. Quais vão ser os próximos passos?
O ideal é recomeçar do zero com outra CL ou carimbo, mas se quiser salvar esse ainda dá pra inocular o agar e transferir apenas as partes saudáveis pro milho.
Estou utilizando seringa de esporos. pelo que andei vendo no fórum, pftek é uma boa opção para iniciantes em relação a contaminação... irei tentar com este método daqui a alguns dias, e atualizo aqui. como não possuo ágar irei descartar em breve o último pote sem reaproveitar nada.
Eh isso🙏...
 
Upvote 0
Infelizmente de ontem pra hoje o outro pote em que o micelio estava se desenvolvendo bem, apresentou várias manchas verdes bem pequenas e algumas vermelhas, não vou conseguir tirar foto agora pq sacudi o pote hehehe antes de ter inoculado esses 2 potes flambei a agulha no fogo a cada furo, voltei a tentar cultivar recentemente... Na minha última tentativa (ano passado) tinha dado a mesma contaminação e o cultivo fracassou.
As vezes o problema vem do carimbo.

Eu já não faço com milho a uns anos, mas, algo que me ajudou a ter uma baixa taxa de contaminação foi escaldar o milho (ou outro cereal), deixar de molho por 24 horas por conta dos endoesporos e então fazer o preparo dos potes para serem autoclavados.

Já conheci quem lavasse os grãos de milho em água com cloro e depois demolhasse. Isso é um pouco de mais, basta deixar de molho 24 horas para que os endoesporos dormentes apareçam e possam ser destruidos no autoclave.

O milho tem muitos contaminantes. E a produção do milho, geralmente, tem apenas a preocupação de manter os grãos secos para impedir o aparecimento de contaminantes. Esse processo de secagem acaba por propiciar os endoesporos, exoesporos e cistos. Lembre-se, os contaminantes estão por ai, e eles ficam dormentes a espera de serem acordados.

Outro ponto é a pressão deficiente da panela de pressão. Os 90 minutos em 15psi é que garantem que o conteúdo fica totalmente esterilizado. Se as suas contaminações estão a aparecer nas partes do vidro que ficaram acima da linha de água da panela de pressão, então desconfie que o tempo, a temperatura e/ou a pressão não foram suficientes para esterelizar devidamente. Pode tentar usar um pote menor.

Espero que ajude!
 
Upvote 0
As vezes o problema vem do carimbo.

Eu já não faço com milho a uns anos, mas, algo que me ajudou a ter uma baixa taxa de contaminação foi escaldar o milho (ou outro cereal), deixar de molho por 24 horas por conta dos endoesporos e então fazer o preparo dos potes para serem autoclavados.

Já conheci quem lavasse os grãos de milho em água com cloro e depois demolhasse. Isso é um pouco de mais, basta deixar de molho 24 horas para que os endoesporos dormentes apareçam e possam ser destruidos no autoclave.

O milho tem muitos contaminantes. E a produção do milho, geralmente, tem apenas a preocupação de manter os grãos secos para impedir o aparecimento de contaminantes. Esse processo de secagem acaba por propiciar os endoesporos, exoesporos e cistos. Lembre-se, os contaminantes estão por ai, e eles ficam dormentes a espera de serem acordados.

Outro ponto é a pressão deficiente da panela de pressão. Os 90 minutos em 15psi é que garantem que o conteúdo fica totalmente esterilizado. Se as suas contaminações estão a aparecer nas partes do vidro que ficaram acima da linha de água da panela de pressão, então desconfie que o tempo, a temperatura e/ou a pressão não foram suficientes para esterelizar devidamente. Pode tentar usar um pote menor.

Espero que ajude!
Olá, Sigillvm Dei, o texto foi de grande ajuda, inclusive eu tenho 80% de certeza de que as contaminações possam ter vindo da pressão deficiente da panela, pois usei outra panela diferente para esterilizar um dos últimos potes q restaram, que ficou Durante 24 horas na geladeira e o foi o único pote de 4 que vingou, inclusive já montei um casing com o spawn dele.
 
Upvote 0
Olá, Sigillvm Dei, o texto foi de grande ajuda, inclusive eu tenho 80% de certeza de que as contaminações possam ter vindo da pressão deficiente da panela, pois usei outra panela diferente para esterilizar um dos últimos potes q restaram, que ficou Durante 24 horas na geladeira e o foi o único pote de 4 que vingou, inclusive já montei um casing com o spawn dele.

Ter deixado na geladeira 24 horas também pode ter ajudado, pois isso faz os endoesporos despertarem.

Contente de saber!

Sucesso!
 
Upvote 0
Back
Top