Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Método Pf tek aqui no Brasil

Mystic

Hifa
Membro Ativo
22/03/2015
69
11
31
O método pf tek que eu uso é aquele tradicional que você faz o substrato e coloca vermiculita por cima como barreira dos contaminantes. Mas eu percebi que o pessoal aqui no cogumelos mágicos usa um outro método interessante em que a pessoa faz o substrato, mas não coloca a barreira de vermiculita por cima. Procurei aqui na biblioteca, mas não existe nenhum tutorial sobre isso. Alguém sabe me dizer como funciona?
Queria aprender a fazer transferência de grãos com copos pequenos usando esse método.
 
Mas eu percebi que o pessoal aqui no cogumelos mágicos usa um outro método interessante em que a pessoa faz o substrato, mas não coloca a barreira de vermiculita por cima.

Onde você achou esse método aqui o cultivador não explicou como fazer?

Creio que a maior parte dos cultivadores PFTek daqui usa o selo superior de vermiculita.
 
Onde você achou esse método aqui o cultivador não explicou como fazer?

Creio que a maior parte dos cultivadores PFTek daqui usa o selo superior de vermiculita.

Encontrei essas fotos aqui, aparentemente a pessoa usa apenas um papel alumínio como tampa e não coloca o selo de vermiculita sobre substrato.

https://teonanacatl.org/attachments/1451399_553876761361649_1618818074_n-jpg.62272/

https://teonanacatl.org/attachments/dsc03114-jpg.52216/

https://teonanacatl.org/attachments/dsc03017-jpg.51639/

Pelo o que parece a pessoa sela o copo totalmente com papel alumínio e não pode fazer buracos para troca gasosa porque não tem o filtro de vermiculita.
 
Encontrei essas fotos aqui

Bem, o @Tucano não loga faz mais de um ano, mas o @cubensisdedread aparece de vez em quando ...

Mas, a ausência de selo superior de vermiculita não significa não poder fazer buracos para troca gasosa. Basta tampar o buraco com um bom material filtrante. E de preferência guardar em um lugar bem limpo após abrir os buracos.
 
Bem, o @Tucano não loga faz mais de um ano, mas o @cubensisdedread aparece de vez em quando ...

Mas, a ausência de selo superior de vermiculita não significa não poder fazer buracos para troca gasosa. Basta tampar o buraco com um bom material filtrante. E de preferência guardar em um lugar bem limpo após abrir os buracos.

Há realmente vantagens significantes em se fazer esses furos pra trocas gasosas no bolo? Eu li de pessoal tapando os furos das seringas com micropore pra trocas gasosas e tal mas eu me pergunto até que ponto há uma troca significativa uma vez que os furos são muito pequenos, tapados com micropore e acima de tudo na parte de cima do pote, sendo que o gás carbônico é mais denso.

Alguém já testou potes com furo e sem furo de um mesmo "lote" pra ver se há diferença significativa?
 
Há realmente vantagens significantes em se fazer esses furos pra trocas gasosas no bolo? Eu li de pessoal tapando os furos das seringas com micropore pra trocas gasosas e tal mas eu me pergunto até que ponto há uma troca significativa uma vez que os furos são muito pequenos, tapados com micropore e acima de tudo na parte de cima do pote, sendo que o gás carbônico é mais denso.

Alguém já testou potes com furo e sem furo de um mesmo "lote" pra ver se há diferença significativa?
Olá @fabriciopessoa , Já realizei este experimento algumas vezes. Com o método PF na maioria das vezes a colonização chega a 100% devido ao "lacre" feito com fita isolante, fita adesiva, esparadrapo... não vedar perfeitamente. Faça o teste com potes de vidro com tampa para conserva que feche hermeticamente e veja o que acontece!!!
Na minha impressão cobrir os furos com micropore parece não fazer diferença considerável é tanto que nem faço mais. Em meus experimentos os que tiveram realmente avanço considerável foram os tapões de alumínio lacrados sem aperto. Por exemplo o pessoal de laboratório lacra potes e placas de petri com Parafilm, pois esse é permeável ao oxigênio e gas carbônico permitindo assim que o micélio respire sem entrar contaminantes. O filme PVC também tem a mesma propriedade do Parafilm apesar de não ser recomendado tão como. Outro material permeável é o polietileno.
 
Última edição:
Valeu @Arcturus ,
Eu pergunto pois usei estou usando para meu primeiro cultivo aqueles potes de uva passa/castanha que são de PP e eu usei a tampa dele mesmo por cima do alumínio para lacrar depois de inoculado.
Não acredito que a tampa fechada ofereça troca eficiente, por isso perguntei pois se realmente é algo que faz a diferença terei de fazer algum furo.
No meu caso terei de pensar como fazê-lo pois eu inverti meu pote seguindo o conselho do @Ecuador pois o substrato tinha ficado compactado no fundo, assim que agora a tampa é a base. só se eu fizer um furo no fundo (que agora é o topo), mas isso vai inutilizar o pote para outras culturas, e também há micélio que "escalou" do substrato principal para um pedaço de substrato que ficou grudado no pote.

mas valeu a info. já me foi de muita serventia!
 
Eu lacrei os buracos com fita isolante ! o micélio esta crescendo bem até.. é meu primeiro cultivo . acham que tem necessidade de fazer furo pra troca gasosa?
 
acham que tem necessidade de fazer furo pra troca gasosa?

Se você quiser pode fazer os furos para aeração somente se o crescimento estagnar. Em boa parte dos casos o micélio alcança 100% de colonização sem necessidade de aeração.

Ou pode fazê-los de forma preventiva.
 
Eu lacrei os buracos com fita isolante ! o micélio esta crescendo bem até.. é meu primeiro cultivo . acham que tem necessidade de fazer furo pra troca gasosa?


Ao colocar o substrato nos copos nao deve enche-los totalmente, um espaco de 5 cm deve ser deixado.
Esse espaco é suficiente para a colonizacao se completar sem necessidade de furos.
Sendo necessario furar, somente deve faze-lo apos a superficie esta colonizada.
 
Back
Top