Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Lula ou Alckmin?

Lula ou Alckmin?

• Alckmin

Votos: 6 30.0%
  • Lula

Votos: 7 35.0%
  • Nulo

Votos: 6 30.0%
  • Branco/Indeciso

Votos: 1 5.0%

• Total de votos
    20
  • Enquete fechada .
Status
Não está aberto para novas respostas.
é escolher entre um picolé de xuxu ou um barbudo bebum...
é foda mas agora no re-turno vou ser obrigado a votar em um dos dois(jah faz turnos que eu justifico o voto.)
continuo nao acreditando em nenhum dos dois neuro.
como poderia resgatar meu sentimento nacionalista e voltar a ser um cidadão?
nao tem jeito cara! é muita palhaçada. eu votar no lula seria como ferir meus principios. a mesma coisa acontece se eu votar no picolé de xuxu...um é " inocente demais" o outro é esperto demais pra mim...

Concordo, decidi votar em Lula pensando mais pra frente mesmo, abrindo mão do voto nulo. Não estou dando meu voto feliz e confiante, mas tem alguns pontos interessantes no programa dele e que podem dar início a uma mudança de fato mais pra frente.

Tem outra coisa: provavelmente Lula vai ser eleito com uma porcentagem maior do que a que foi em 2002, ou seja, ainda vai ter grande apoio popular. Vai governar com maioria no Congresso, ou seja, vai ter poder de ação. Sei que é um pouco utópico, mas imaginem se nos próximos quatro anos Lula resolve cumprir os programas sociais do antigo PT e pôr em prática o seu lado revolucionário... ele vai ter poder pra isso.

Ontem no debate Alckmin questionou o incidente da expropriação da Petrobrás pelo governo boliviano, afirmando que o Brasil não teve pulso pra evitar a expropriação. Será que ele teria pulso para reestatizar a Vale do Rio Doce, vendida por FHC, que já lucrou tanto que já pagou a compra e se delicia com bilhões de dólares anuais? Ou será que ele queria que o Brasil recuperasse a Petrobrás pra depois vendê-la? Visão de neoliberal é assim mesmo... calhordas!

Só fazendo um adendo à presença da mídia no processo eleitoral:

Acabei de ver no Jornal da Globo uma reportagem sobre a compra da Inco pela Vale do Rio Doce, o que torna ela a segunda maior mineradora mundial. Após a reportagem sobre a evolução da empresa, o Willian Waack, já conhecido por sua personalidade reacionária, entrevistando um analista, fez a pergunta final: "Se a Vale continuasse estatal, ela chegaria onde chegou?" Ao que o analista disse a palavra chave: "Não!" e continuou: "Por exemplo, a Petrobrás, apesar de multinacional, está longe de ser a segunda petrolífera do mundo".

Nossa, a Vale é a segunda maior mineradora agora... e o que uma empresa privada fornece ao país?????? Isso a reportagem não disse...

A reportagem foi totalmente parcial, claramente apoiando as privatizações. E em tempos eleitorais, apesar da hipocrisia do Waack dizendo "deixando o debate eleitoral de lado" antes de fazer a tal pergunta, ficou clara a parcialidade pró candidatura de Alckmin.

Os oligopólios vão se formando, cada vez mais poucas empresas controlam determinados setores, a concorrência de mercado cai e os trabalhadores sofrem cada vez mais com a política de lucros. Essa compra da Vale é mais um desses exemplos, enquanto a Globo comemora, os trabalhadores se ferram.

Minha opinião é que o voto é pessoal e que cada um deve ter seus próprios motivos para escolher seu candidato, mas só um comentário para os que acham que o melhor é votar nulo.

Esses dias eu estava na Praça da República (em São Paulo) no período da manhã, onde é possível se ver diversas pessoas à procura de emprego, para ser sincero é até triste ver as filhas de pessoas em frente das empresas de RH, mas o que me chamou à atenção nesse dia foi uma menina de idade universitária junto de outro rapaz que levava um alto falante num carrinho. Os dois iam fazendo um escando no meio das pessoas falando justamente sobre o voto nulo.

Parece-me que alguns jovens idealistas associam o voto nulo com a idéia de anarquia, prova disso é que hoje mesmo eu ví escrito num orelão "Vote nulo" entre 2 simbolos de anarquia (A), mas antes de tentar convencer esse monte de gente é preciso entender um pouco sobre sistema político e adminstrativo brasileiro.

Corre o boato de que se tivermos mais de 50% de votos nulos a eleição será anulada.
Na realidade isso não é boato e sim verdade!

Seria uma maneira da população mostrar seu descontentamento com os candidatos à eleição, certo?
Sim, mas e daí? A previsão legal para quando isso acontecer, é se organizar outra eleição, ou seja o povo terá de votar outra vez nos mesmos candidatos, voltando ao ponto inicial.

Mas olhe o que representa do voto nulo nas eleições majoritárias, como no caso de presidente:

PRIMEIRO TURNO:
Lula = 46,6mi = 48% votos válidos
Alckmin = 39.9mi = 41% votos válidos
Votos Nulos ou Brancos = 8.8mi = 8.41% de votos não computados

Na eleição para presidente usa-se o critério de maioria absoluta -primeiro número inteiro depois da metade, ou o popular 50%+1-, os votos nulos e os em branco não são computados na conta de porcentagem dos candidatos.

Agora veja como o Lula dá graças a Deus por existir a campanha voto nulo
Veja os mesmos números acima (resultados da eleição - 1o turno), só que usando uma regra diferente, aqui serão computados como válidos os votos brancos e nulos.

Lula = 46.6mi = 44.52% (-4,09%)
Alckmin = 39.9mi = 38.14% (-3,49%)

Está vendo a diferença que faz o fato de não se computar os votos nulos?
Essa é a forma de protesto mais sem nexo que eu já ví, o voto nulo não é visto pelo processo eleitoral como protesto e sim como um cidadão que abriu mão do seu direito, não há distinção prática daquele que votou nulo daquele que foi a praia no dia da eleição e justificou o voto.

Ao invés de protestar, aqueles que votaram nulo por pouco não reelegeram o Lula no primeiro turno, não estou criticando o atual presidente, mas aposto que quem votou nulo não pensava em ajudá-lo à reeleição.

Os cargos importantes da eleição já foram decididos
Isso é outra coisa que a maioria das pessoas não têm consciência, apesar de o cargo de presidente da república ser importante, a somatória de outros representam muito mais do que o do presidente.

Quem manda nesse país é o Poder Legislativo, então ao invés de ficar só olhando os candidatos à presidência, seria muito mais lógico prestar mais atenção aos cargos de Deputados e Senador, coisa que praticamente ninguém faz.

É claro que o Executivo tem sua importância, ele é quem administra e executa, como o próprio nome já sugere, mas lembre-se de que todas as suas ações são limitadas por Leis, e essas são quem definem todos os parâmetros da administração pública.

Infelizmente, alguns pensam assim: "Políticos são todos ladrões!". Pessoal, já está mais do que na hora de tomarmos consciência das nossas ações não adianta continuar se enganado jogando a culpa nos outros.

É fácil falar que todos os candidatos não prestam sem conhecer nada sobre o plano de governo de nenhum deles.

E se a situação de hoje nos leva a ter que escolher o "menos ruim", mais um motivo para conhecermos quem ficará no poder mais 4 anos.

Triste mas é a realidade!

Pedro,

Esse boato do voto nulo é muito controverso, mas a princípio este boato é mentiroso, sim. Olha o que diz o código eleitoral, artigo 224:

Segundo o Código Eleitoral, art. 224: "Se a nulidade atingir a mais da
metade dos votos do País nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições
federais e estaduais, ou do Município nas eleições municipais, julgar-se-ão
prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição
dentro do prazo de 20 a 40 dias."

Segundo a interpretação do ministro do STF, quando se redigiu esta lei, o legislador quis com a palavra "nulidade" se referir a fraudes, abuso da lei eleitoral ou outros atos ilícitos para manipular os votos. Caso se comprove que isso se deu em mais de 50% dos votos, novas eleições são convocadas. Outro ponto que a lei eleitoral não prevê é a anulação de uma eleição por maioria de votos nulos, visto que para se contabilizar os votos são usados apenas os válidos. Só por aí o protesto do voto nulo para se convocar novas eleições já cai por terra.

Mesmo assim eu voto nulo.

Meus motivos são outros e se aproximam bastante dos utopistas. Política é, antes de mais nada, a capacidade de decidir e agir por si próprio através de sua consciência e, acima de tudo, com responsabilidade.

A verdade é que este termo hoje em dia foi completamente deturpado, as pessoas entendem como política "aquilo que eles fazem lá em Brasília". Se esquecem que para fazer política basta abrir os olhos pela manhã e dar bom dia a sua mãe no café-da-manhã, ou se relacionar com qualquer outra pessoa.

Até o que fazemos aqui nesse fórum, embora seja impessoal, é política. E das bravas! :D

Outro ponto em que eu acredito é o seguinte: quem são eles para me representar? Quem são eles para falar em meu nome? Não preciso de outro pai, não quero ninguém para me segurar no colo, assim como não peço ao Estado para trocar as minhas calças. Em meu nome morreram 111 no Carandiru, derramou-se sangue em Carajás e pessoas são torturadas diariamente. Vale lembrar que, em meu nome, o Estado me proibiu de usar cogumelos. Ele disse que seria bom pra mim se for dessa maneira. Ah, que eu acredito... hehehe

Cada vez que um político falasse "...porque o povo..." ou então "...a sociedade..." ele deveria dizer: "Exceto o Waver, que não concorda e não gosta de ninguém falando em nome dele" hehehe

Enfim, meu voto nulo não é nenhum protesto, não é nenhuma tentativa de demolir o Estado, é apenas uma forma de dizer "Não, obrigado".

Abraço.

Status
Não está aberto para novas respostas.
Back