Pedro,
Esse boato do voto nulo é muito controverso, mas a princípio este boato é mentiroso, sim. Olha o que diz o código eleitoral, artigo 224:
Segundo o Código Eleitoral, art. 224: "Se a nulidade atingir a mais da
metade dos votos do País nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições
federais e estaduais, ou do Município nas eleições municipais, julgar-se-ão
prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição
dentro do prazo de 20 a 40 dias."
Segundo a interpretação do ministro do STF, quando se redigiu esta lei, o legislador quis com a palavra "nulidade" se referir a fraudes, abuso da lei eleitoral ou outros atos ilícitos para manipular os votos. Caso se comprove que isso se deu em mais de 50% dos votos, novas eleições são convocadas. Outro ponto que a lei eleitoral não prevê é a anulação de uma eleição por maioria de votos nulos, visto que para se contabilizar os votos são usados apenas os válidos. Só por aí o protesto do voto nulo para se convocar novas eleições já cai por terra.
Mesmo assim eu voto nulo.
Meus motivos são outros e se aproximam bastante dos utopistas. Política é, antes de mais nada, a capacidade de decidir e agir por si próprio através de sua consciência e, acima de tudo, com responsabilidade.
A verdade é que este termo hoje em dia foi completamente deturpado, as pessoas entendem como política "aquilo que
eles fazem lá em Brasília". Se esquecem que para fazer política basta abrir os olhos pela manhã e dar bom dia a sua mãe no café-da-manhã, ou se relacionar com qualquer outra pessoa.
Até o que fazemos aqui nesse fórum, embora seja impessoal, é política. E das bravas!
Outro ponto em que eu acredito é o seguinte: quem são eles para me representar? Quem são eles para falar em meu nome? Não preciso de outro pai, não quero ninguém para me segurar no colo, assim como não peço ao Estado para trocar as minhas calças. Em meu nome morreram 111 no Carandiru, derramou-se sangue em Carajás e pessoas são torturadas diariamente. Vale lembrar que, em meu nome, o Estado me proibiu de usar cogumelos. Ele disse que seria bom pra mim se for dessa maneira. Ah, que eu acredito... hehehe
Cada vez que um político falasse "...porque o povo..." ou então "...a sociedade..." ele deveria dizer: "Exceto o Waver, que não concorda e não gosta de ninguém falando em nome dele" hehehe
Enfim, meu voto nulo não é nenhum protesto, não é nenhuma tentativa de demolir o Estado, é apenas uma forma de dizer "Não, obrigado".
Abraço.