Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Laboratório De Fungos

Prachum

Primórdia
Cadastrado
23/05/2014
5
38
28
Olá, galera sou o Prachum e sou novo aqui no fórum, bem estou aqui com interesses no cultivo e produção em massa de cogumelos.
Tenho uma grande fonte de matéria prima (Cogumelos: Amanita Muscaria), algum dinheiro, espaço, tenho conhecimentos básicos em química e disponibilidade de tempo.
Bem, estou aqui para conversar e debater o que seria necessário para montar um laboratório, para a preparação desses cogumelos numa meta hipotética de 100KG hahaha
Primeiro a obtenção e seleção dos cogumelos.
Pelo que eu ja li e tenho lido, essa é uma parte crucial para o processo estabelecer uma boa matéria prima. Nas minhas experiencias deveremos selecionar os cogumelos que não estão moles(pois os moles tem alta chance de conter vermes) e que estão com o chapéu aberto.( não sei muito sobre a seleção deles. Por favor informações adicionais postem aqui).
Bem sei que processos caseiros na secagem dos Amanitas consiste em retirar umidade (através de túnel de vento com dissecante(ventilador) ou outro processo).Retirar as toxinas que pode ser de diversas formas mas a ideia é a manutenção de temperatura para que se preserve o principio ativo e as toxinas sejam eliminadas (Meu conhecimento aqui também é limitado não sei direito os parâmetros do processo como por exemplo: Temperatura, Tempo, Intensidade do vento e quais são os efeitos desses parâmetros nos cogumelos. Mesmo já tendo feito o processo "caseiro" mas nada quantificado e gostaria de ajuda nesse aspecto).
Armazenamento, sei que os cogumelos secos tem que ser guardados em algo lacrado, fechado hermeticamente para que não aja uma grande perca do principio ativo com o passar do tempo.
Essa é a minha noção da produção. Gostaria de saber se estou errado em algo, se falta informações sobre esse processo e também o que seria preciso para montar um laboratório para a produção, para deixar de ser um processo caseiro.
Finalizando o que seria preciso para a fabricação de 100KG
 
Bem como eu disse seria um caso hipotético, mas o intuito seria ter digamos uma receita com base e parâmetros químicos para o processamento do cogumelo em grande escala.
E tenho o intuito de fazer um grande trabalho sobre os amanitas. Seria um projeto de pesquisa e extensão da instituição federal na qual eu estudo. Onde eu e minha orientadora estamos querendo entender e explicar a reação dos elementos presentes no cogumelo no corpo humano. a ideia de 100 kg seria para ter um composto uniforme formado pelos cogumelos, pois com a alteração dos parâmetros de obtenção, também mudamos o composto formado no cogumelo seco ex: se ele tiver a temperaturas elevadas existe a degradação do principio ativo em % no composto, a ideia é ter uma % fixa para poder analisar e levar adiante os estudos. e claro ter uma boa trip :D
 
Última edição:
Bem como eu disse seria um caso hipotético, mas o intuito seria ter digamos uma receita com base e parâmetros químicos para o processamento do cogumelo em grande escala


Um caso hipotético que na minha opinião só teria um uso hipotético: preparo de grandes quantidades para comércio ...

Bem, as informações estão aí pelo fórum, mas não apoiamos comércio de cogumelos, nem mesmo dos amanitas, sobre os quais não constam restrições legais. Sugiro que leia e pesquise.
 
Você tem noção do poder das Amanitas!?
No meu ver, fora o interesse comercial, que é mais que obvio, você está cutucando onça com vara curta :)
Abre o olho!!!
 
Ñ foi uma critica, seguiu mais como um conselho!!!
"Cuidado redobrado com as vermelhinhas ;)"
Ah, Bem minha primeira experiencia com amanitas foi traumatizante, pois a forma que foi seco, creio eu que foi erronia assim restando muita toxina, passei muito mal ao ingeri-los e até hoje sinto o gosto deles em minha boca quando lembro, um gosto extremamente desagradável, mas tive outras trips bem sucedidas, mas todas o mal estar continua, queria fixar um método pessoal de processo que diminuísse ou retira-se o sensação ruim , alem do trabalho que estou realizando, e creio que com um laboratório seria mais fácil e controlado isso do que um método caseiro
 
Ah, Bem minha primeira experiencia com amanitas foi traumatizante, pois a forma que foi seco, creio eu que foi erronia assim restando muita toxina, passei muito mal ao ingeri-los e até hoje sinto o gosto deles em minha boca quando lembro, um gosto extremamente desagradável, mas tive outras trips bem sucedidas, mas todas o mal estar continua, queria fixar um método pessoal de processo que diminuísse ou retira-se o sensação ruim , alem do trabalho que estou realizando, e creio que com um laboratório seria mais fácil e controlado isso do que um método caseiro

Acho 100Kg secos uma hipótese que não passa de uma hipótese. Antes de tudo, respeito. O micélio não é seu escravo.
 
Produza 100 kg de shimeji ou outro cogumelo comestível.

Vai te trazer dinheiro, e também mais respeito, em qualquer comunidade científica séria (e careta).
 
Bom, se você disse que tem disponibilidade de tempo, sugiro que comece estudando o básico sobre micologia. Depois avance para as micorrizas e entenda como é o complexo processo de simbiose das amanitas. Você não é o primeiro e nem será o último querendo dominar as amanitas, e tenho absoluta certeza que não será o primeiro a conseguir, ainda mais dessa forma ambiciosa (indo totalmente na contramão). Acredite ou não, há muitas forças que estão além do nosso controle.

Observe a natureza e assim entenderá. Namaste!
 
Primeiramente, cultivar Amanitas em um laboratório não é possível. Elas formam uma associação com as raízes dos Pinus denominada micorriza. Associação mutualística, dê uma pesquisada!

100kg de Amanitas está além de uma viajem, é impossível. Ainda mais em laboratório!

Nada o impede de prosseguir suas pesquisas com elas, mas o seu propósito atual só vai gerar frustrações. ;)
 
Cara, se vc quer experimentar amanita sem passar mal, tendo um estoque continuo e tal eu sugiro fortemente vc procurar aqui no forum sobre "ambrosia", é o vinho produzido pelo cultivo de micelio de amanita em suco. Ele n frutifica, porem o vinho retem todas os efeitos aproveitáveis e "positivos" do amanita.
Bem, é isso q tenho planejado pra mim, só falta eu conseguir um carimbo de esporos do vermelhinho :(
 
Bem, é isso q tenho planejado pra mim, só falta eu conseguir um carimbo de esporos do vermelhinho :(



Não sei se você notou, mas esse tutorial de como fazer ambrosia não usou esporos, mas sim tecido de um amanita.

Esporos de amanitas servirão somente para espalhar por aí, como o Rain disse.
 
Eu pesquisei bastante, eles germinam bem em petri (me lembro de visto isso num controle de uma artigo sobre relações simbióticas amanitaxpinus)
Com uma secção de petri posso inocular o vinho, não preciso nem de spwan.
Porem há vários relatos em foruns de spawns e até pf teks usados pra inocular raízes das arvores. A simbiose é dependente apenas pro MAXIMO crescimento do fundo e por seguinte sua frutificação.
 
Back
Top