Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Krishnamurti

A maioria de nós não quer estar intensamente consciente, isto é muito perturbador

Pergunta: Como é possível estar intensamente consciente enquanto se está ocupado com um trabalho particular?

Krishnamurti: Eu não vejo a dificuldade. Por que não se pode estar intensamente consciente enquanto se trabalha? Seja o trabalho mecânico, científico ou burocrático, estando intensamente consciente enquanto faz esse trabalho, você não apenas o fará mais eficientemente como também ficará consciente de por que está fazendo, quais são os motivos por trás de seu trabalho. Você descobrirá se tem medo de seu chefe; observará como você fala com seus subordinados e com aqueles acima de você. Estando intensamente consciente em sua relação com os outros, saberá se está criando inimigos, ciúme, ódio; você verá todas as suas próprias reações na relação, esteja você aqui, num ônibus, em seu escritório ou na fábrica. Tudo isto está implicado na consciência intensa.

Também, se você está intensamente consciente, pode desistir de seu trabalho. Por isso, a maioria de nós não quer estar intensamente consciente; é muito perturbador; nós preferimos continuar com o que fazemos, mesmo que seja muito aborrecido. Na melhor das hipóteses, saímos daquilo que nos aborrece e encontramos um trabalho menos aborrecido, mas este também logo se torna rotina. Assim, ficamos presos no hábito: no hábito de ir ao escritório toda manhã, no hábito de fumar, no hábito sexual, no hábito de ideias, conceitos, no hábito de ser inglês e assim por diante. Nós funcionamos no hábito. Estar intensamente consciente do hábito tem seu próprio perigo, e temos medo do perigo. Temos medo de não saber, de não estar certo. Há grande beleza, há grande vitalidade, em não estar certo. Não é insanidade estar completamente inseguro; isto não significa que a pessoa se tornou psicótica. Mas nenhum de nós quer isso. Nós preferimos romper um hábito e criar um hábito mais agradável.

Collected Works, Vol. XIII,212,Choiceless Awareness
 
Simplicidade

Nós parecemos pensar que simplicidade é meramente uma expressão externa, um retraimento – ter poucas posses, vestir uma tanga, não ter casa, usar poucas roupas, ter uma pequena conta no banco. Certamente, isso não é simplicidade. Isso é meramente uma demonstração externa. E me parece que simplicidade é essencial, mas a simplicidade pode surgir apenas quando começamos a compreender o significado do autoconhecimento.

Ojai, California, July 1949 - Fourth Talk in The Oak Grove
 
Back
Top