Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Judaísmo

P

phmr

Visitante
Alguém sabe dizer como foi escrita a torá?

Todos sabemos que o cristianismo foi firmado por volta de 300 depois de cristo, com o apoio do Império Romano. As evidências mostram que nunca existiu um tal Jesus(e sim varios profetas), e que toda biblia foi consolidade a partir de varios textos. Parte foi adulterado e alguns supostos "originais" da biblia estão no vaticano escritos em latim e grego.

E a torá(base do ensinamento judaico)? Provavelmente teve uma origem parecida. Um esperto(ou alguns espertos) convenceu um grupo a seguir uma regra e ela se manteve viva ate hj.

Gostaria de saber mais sobre essa origem, onde necessariamente ocorreu. Procurei no google e não achei nada. :D

Alguem tem informações?
 
Alguém sabe dizer como foi escrita a torá?

Todos sabemos que o cristianismo foi firmado por volta de 300 depois de cristo, com o apoio do Império Romano. As evidências mostram que nunca existiu um tal Jesus(e sim varios profetas), e que toda biblia foi consolidade a partir de varios textos. Parte foi adulterado e alguns supostos "originais" da biblia estão no vaticano escritos em latim e grego.

E a torá(base do ensinamento judaico)? Provavelmente teve uma origem parecida. Um esperto(ou alguns espertos) convenceu um grupo a seguir uma regra e ela se manteve viva ate hj.

Gostaria de saber mais sobre essa origem, onde necessariamente ocorreu. Procurei no google e não achei nada. :D

Alguem tem informações?

quais evidencias q mostram q nunca existiu jesus? essa teoria ai em cima que todos sabemos que foi a 300 anos depois de cristo q comecou a escrever a biblia?

e pq esqueceram do seu sergio que existiu antes de jesus e fez tb muita coisa
ao longo da historia o povo vai selecionando o que quer mostrar pro pessoal do futuro
daqui a 3000 mil anos vai ter alguma coisa escrita do bin laden falando que ele era um tipo de deus da nossa epoca, mas sem saber que ele explodia bombas, isso nao interessa.
 
quais evidencias q mostram q nunca existiu jesus? essa teoria ai em cima que todos sabemos que foi a 300 anos depois de cristo q comecou a escrever a biblia?

e pq esqueceram do seu sergio que existiu antes de jesus e fez tb muita coisa
ao longo da historia o povo vai selecionando o que quer mostrar pro pessoal do futuro
daqui a 3000 mil anos vai ter alguma coisa escrita do bin laden falando que ele era um tipo de deus da nossa epoca, mas sem saber que ele explodia bombas, isso nao interessa.

Até que me provem o contrário, não existiu nenhum jesus de nazare. rssss
 
quais evidencias q mostram q nunca existiu jesus? essa teoria ai em cima que todos sabemos que foi a 300 anos depois de cristo q comecou a escrever a biblia?

e pq esqueceram do seu sergio que existiu antes de jesus e fez tb muita coisa
ao longo da historia o povo vai selecionando o que quer mostrar pro pessoal do futuro
daqui a 3000 mil anos vai ter alguma coisa escrita do bin laden falando que ele era um tipo de deus da nossa epoca, mas sem saber que ele explodia bombas, isso nao interessa.

Procure saber de Constantino, o imperador Romano. O kra que unificou as seitas "cristãs" e legalizou o cristianismo.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAghMAB/constantino-cristianismo
esse artigo tem um resumo e uma discurssão sobre o tema.



Mortandello fiz esse topico para discutir a criação da Torá. Com certeza não tem nada haver com Abraão e Moisés. Eu quero saber os vestigios da verdadeira historia, ta dificil de achar algo relacionado.
Uma coisa interessante eh que não ha registros historicos que comprovem a existencia de escravos judeus fujoes do Egito. Provavelmente isso tb eh uma lorota.

De onde veio esse povo então? Nem da babilonia da pra ter certeza.

A única coisa da historia dos Judeus que encontramos está relacionada a Torá. Um livro que se autoafirma sagrado, do mesmo jeito que a bíblia.
 
Um pequeno off-topic, phmr. A questão da existência do personagem histórico Jesus está em aberto.

E ao que parece há citações a Jesus em fontes não cristãs da época, o que é um indício de que ele realmente existiu.

Naturalmente o fato de que ele existiu não quer dizer que tenha vivido conforme o que relatam os evangelhos canônicos e outros, mas essa é outra questão.

Sugiro que leia https://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_histórico e https://en.wikipedia.org/wiki/Historical_Jesus, onde se discute a existência histórica de Jesus.
 
Um pequeno off-topic, phmr. A questão da existência do personagem histórico Jesus está em aberto.

E ao que parece há citações a Jesus em fontes não cristãs da época, o que é um indício de que ele realmente existiu.

Naturalmente o fato de que ele existiu não quer dizer que tenha vivido conforme o que relatam os evangelhos canônicos e outros, mas essa é outra questão.

Sugiro que leia http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesus_histórico e http://en.wikipedia.org/wiki/Historical_Jesus, onde se discute a existência histórica de Jesus.

questionar jesus, esta relacionado a questionar a biblia. tem tudo haver com o questionamento da Torá.

intao kra, a ideia mais provavel eh que jesus seja um mesclado de profetas e ideologias. colocaram a palavra de outros na boca dele, um personagem como outro qualquer. tipo um Don Juan ou Socrates.


"
Não quero dizer com isto que um homem assim não pudesse ter nascido, pregado, e padecido. Pelo contrário: tais homens nascem continuamente, e continuarão a nascer por todos os tempos: Encarnações do Logos, Templos do Espírito Santo, Cruzes de Matéria coroadas pela chama do Espírito.
Direi mais: houve, em certa ocasião, um homem que alcançou no mais alto grau a consciência de sua própria Divindade; e este homem morreu em circunstâncias análogas (porém não idênticas!) àquelas narradas nos Evangelhos. Seu nascimento perdeu- se na noite dos tempos: ele foi o original do "Enforcado" ou "sacrificado" no Taro, e os egípcios o conheciam pelo nome de Osiris. Foi esse Iniciado quem formulou na carne a fórmula do Deus Sacrificado. Esta é a fórmula da Cerimônia da Morte de Asar na Pirâmide, que foi reproduzida nos mistérios de fraternidades maçônicas da tradição de Hiram, das quais o exemplo mais perfeito foi o Antigo e Aceito Rito Escocês. O Graus 33º desse rito indicava uma Encarnação do Logos; a descida do espírito Santo; a manifestação, na carne, de um Cristo; a presença do Deus Vivo."

http://hadnuit.com.br/carta-a-um-macon
esse texto eh interessante, se tiver tempo leia.
 
Esse papo de Jesus Histórico é coisa de cristão intelectual consolado que não consegue aceitar a verdade por trás dos mitos. As evidências são precárias, Jesus, assim como Buda, são mitologias referentes a perspectivas divinas dentro de todo ser humano, uma busca histórica provavelmente revelará inúmeros budas e jesus, mas o pensamento bitolado inconsciente tende a querer provar os mitos. É como os OVNIs, todo mundo vê, mas ninguém prova.
Se em um tempo futuro nós ainda não tivéssemos toda essa mídia e permanência dos dados que temos hoje, buscas históricas provavelmente iriam revelar gandhi ou qualquer outro como sendo jesus, buda, krishna ou sei lá o que... Mitologias são verdades, mas não do jeito que queremos, por isso não existem.
Opinião pessoal...
 
Minha tendência é concordar com você, Rommmm. Mas se alguns cristãos querem discutir o Jesus histórico porque isso é importante para eles é direito deles. No fundo, mesmo que houvessem mil documentos citando o Jesus histórico nenhum deles provaria nada sobre o cerne da teologia cristão, tipo os milagres de Jesus. Então, deixe procurarem e pensarem.

Já os budistas, pelo menos boa parte deles, já não fazem questão de provar a existência do Buda histórico, o Sakyamuni. O importante são os ensinamento e a doutrina budista.
 
aquele macaco de 2001 do kubrick foi o primeiro à ter contato com a fonte , depois de dominar os outros macacos na porrada ele escreveu as primeiras linhas ...
 
Esse papo de Jesus Histórico é coisa de cristão intelectual consolado que não consegue aceitar a verdade por trás dos mitos. As evidências são precárias, Jesus, assim como Buda, são mitologias referentes a perspectivas divinas dentro de todo ser humano, uma busca histórica provavelmente revelará inúmeros budas e jesus, mas o pensamento bitolado inconsciente tende a querer provar os mitos. É como os OVNIs, todo mundo vê, mas ninguém prova.
Se em um tempo futuro nós ainda não tivéssemos toda essa mídia e permanência dos dados que temos hoje, buscas históricas provavelmente iriam revelar gandhi ou qualquer outro como sendo jesus, buda, krishna ou sei lá o que... Mitologias são verdades, mas não do jeito que queremos, por isso não existem.
Opinião pessoal...

A intenção do tópico é discutir a origem das escrituras. A existência de jesus histórico não é importante para discussão.
 
A intenção do tópico é discutir a origem das escrituras. A existência de jesus histórico não é importante para discussão.


@phmr,

Já que o título que você escolheu é "Judaísmo" podemos por favor redefinir essa intenção do tópico para "discutir judaísmo"?
 
É Bíblico o Judaísmo Messiânico?
Análise especial para o Solascriptura-tt:

1) O que é o Judaísmo Messiânico?
É um movimento evangélico que visa converter os judeus (isto é, os que possuem uma herança judaica e vivem em comunidades judaicas) para o cristianismo. Esse movimento possui como premissa principal a manutenção de costumes judaicos tradicionais. Em outras palavras, o judeu messiânico torna-se cristão sem que seja exigido dele o abandono de seus valores culturais e de sua comunidade.

2) A Bíblia permite o cristão guardar costumes judaicos?
Permite, mas com restrições categóricas. O cristão pode de livre consciência guardar o sábado, as festas e as comidas (Cl 2:16-17; Rm 14:1-6), mas não pode instar os demais irmãos a imitá-lo (Gl 1:6-9). No entanto, é preciso deixar absolutamente claro que o Senhor Jesus tornou a Lei obsoleta, através de Sua crucificação e ressurreição (He 8). Quando um judeu, mesmo convertido à fé, continua a guardar determinados mandamentos obsoletos da Lei, ele o faz em prejuízo de sua própria liberdade (Gl 5:1). Essa atitude é considerada deficiência na fé, em decorrência de falta de entendimento bíblico, e não uma coisa louvável (Rm 14:1-6).

3) E por que o Judaísmo Messiânico pode ser considerado anti-bíblico?
É porquê o Judaísmo Messiânico inverte a lógica de que guardar mandamentos obsoletos é uma deficiência na fé. Este movimento faz da deficiência uma qualidade; e da qualidade (isto é, a liberdade relativa aos mandamentos) uma coisa não aprazível. E também o Judaísmo Messiânico não têm autorização bíblica para instar os irmãos a guardarem os mandamentos judaicos (como a circuncisão).

Entretanto, existem três fatos particularmente graves no Judaísmo Messiânico:

a) como o movimento implica em instar o judeu a guardar suas tradições culturais com vistas a construir uma nova comunidade judaica que é crente em Cristo, infere-se que existem duas comunidades cristãs doutrinária e culturalmente diferentes (a gentílica e a judia messiânica). Ou seja, o Corpo de Cristo fica particionado (Rm 10:12; 1Co 12:13; Gl 3:28);

b) como parte dos valores culturais que os judeus guardam advém de livros não-inspirados (como o Bar Mitzvah, Hanukkah, etc), infere-se que os messiânicos guardam mandamentos não ordenados por Deus. Em outras palavras, eles estão indo além do que a Bíblia ensina (Dt 4:2; Dt 12:32; Pv 30:6; Gl 1:9; Ap 22:18).

c) o Judaísmo que sobreviveu a destruição do Templo em 70 d.C., é descendente da seita dos fariseus. Os escritos dessa seita foram compiladas sob a influência pagã da Babilônia, durante o Cativeiro imposto por Nabucodonosor. Assim o Talmude e a Cabala, pilares da fé judaica moderna, são livros essencialmente gnósticos. Além do mais, a Cabala é um livro panteísta.

Sabe-se que o gnosticismo foi o maior inimigo da igreja primitiva, fato que motivou o apóstolo João a escrever o Evangelho de João para reafirmar a divindade de Cristo para os hereges que lá se infiltraram. Infere-se, portanto, que o Judaísmo messiânico, guardando os preceitos judaicos nessas condições, é uma porta de entrada para a Gnose na igreja.

4) E por que os judeus messiânicos não se denominam cristãos?
É porquê não gostam da denominação. Ser cristão para eles é trazer à suas memórias os séculos de perseguição e anti-semitismo que a Igreja "cristã" os impôs. E também ser cristão para eles é o mesmo que fazê-los perder sua identidade judaica que lhes é caríssima.

Ocorre que esse padrão de julgamento coletivo é extremamente injusto. Nós batistas fundamentalistas não compactuamos com os crimes da Igreja Católica, da Igreja Ortodoxa, de Lutero, de Calvino e de outras igrejas protestantes como a anglicana. Também sofremos nas mãos desses falsos irmãos e, apesar disso, não nos envergonhamos em sermos chamados de crentes ou cristãos (que, acima de tudo, é o nome do Senhor). Também não adotamos o padrão de julgamento coletivo para, maliciosa ou injustamente, acusar todos os judeus de perseguir os primeiros cristãos ou de entregá-los nas mãos de imperadores romanos cruéis. Sabemos que cada um, judeu ou gentio, prestará contas de si a Deus de forma individual e solitária (Rm 14:12). E por isso não atentamos para generalizações.

5) Justifica-se tanto apego às raízes culturais judaicas?
Absolutamente não. É necessário que se entenda que os judeus ou os gentios que se convertem na presente Era da Graça são apenas cristãos que, conforme seu galardão, governarão com Cristo e para Cristo o remanescente salvo da Grande Tribulação. Esse apego não tem nenhuma importância espiritual (exceto o de ser reprovável, como já discutido), porquê os gentios salvos também governarão e julgarão o mundo com Cristo. Mesmo a Era Milenar, onde o remanescente salvo é governado por Cristo e pelos salvos que foram arrebatados e onde alguns costumes judaicos são guardados como simbolismo, será curtíssima. Porquê todos nós convertidos na presente Era temos como destino final a Nova Jerusalém e o serviço ao Deus Triuno que nos será dado então.

E mais: A Bíblia diz expressamente que um perdido só pode ser um judeu em espírito (Rm 2:28-29). Desde o momento em que Cristo obteve a Sua vitória na cruz, todas as conversões de gentios para o judaísmo mosaico tornaram-se nulas: um gentio que se converte ao judaísmo mosaico continua gentio. E os judeus agora carecem da graça de Deus, como se fossem gentios (Os 1:9).

Há de se notar também que o Judaísmo moderno não é o Judaísmo mosaico. Portanto, se já é nula a conversão para o Judaísmo verdadeiro na Era da Graça, muito mais será nula a conversão de um gentio para o atual Judaísmo gnóstico que sobrevive desde a última Diáspora!

6) O Judaísmo Messiânico prega alguma heresia digna de nota?
Os messiânicos estão divididos em vários ministérios. Todos têm em comum os problemas listados aqui. Mas alguns vão além e negam a Trindade e a Divindade de Cristo.
 
como já dizia aquela coisa horrorosa da musica
beijo na boca é coisa do passado
a nova moda agora é ctrl c e ctrl v
 
Como já disse Einstein:

"A tradição é a personalidade dos imbecis."
 
De ctrl C ctrl V o forum ta cheio.
Como já disse Albert Einstein:

Link: .www.youtube.com/watch?v=VqgcrJs5cPE
A agressividade é um sintoma externo do mal interno. - Eu mesmo.
 
Deus me socorra, deus me ajude, deus me liberte, deus me isso, deus me aquilo, deus me... deus me... d-eu-s me.... (d) eu (s) me... eu me, eu me, eu me.... eu eu eu eu eu eu...
 
De ctrl C ctrl V o forum ta cheio.
Como já disse Albert Einstein:



Ctrl C Ctrl V de trechos imensos da bíblia como os que você costuma postar, dificilmente.

E será que Einstein realmente disse isso? Pelos relatos Einstein era até avesso às visões tradicionais da religião.

De qualquer forma, como o @Cosmik bem notou, não é o foco do tópico. Vamos em frente ...
 
éyssaê ( leia-se é isso ai )
éyssaê = entidade africana da paz e da conclusão harmonica

e como é!
 

Anexos

  • bagu.jpg
    bagu.jpg
    27.3 KB · Visualizações: 11
Back
Top