Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Jarrinho p/ Cogumelos secos

Agla

Cogumelo maduro
Cadastrado
17/11/2005
15
67
Consegui um jarrinho pequeno de vidro (redondo, tem +/- 1 polegada de raio) feito pra tempero.

Na tampa (que eh uma rosca de plastico com outra tampinha), tem varios buraquinhos. Fiz uma rodinha de durepoxi e enfiei lah no fundo, isolando o interior.

Coloquei um pouco de whisky - 43% - (n tinha alcool etilico) pra matar qualquer coisa que tivesse la dentro (isso adianta?). Logo dps, coloquei o jarrinho e a tampa numa panela com agua fervendo e deixei la por uns 15 minutos.

Na tampa (que eh uma rosca de plastico com outra tampinha), tem varios buraquinhos. Fiz uma rodinha de durepoxi e enfiei lah no fundo, isolando o interior. Como nao tinha certeza que tava hermeticamente fechado, resolvi colocar tambem uma folha de filme de cozinha e uma de papel aluminio na boca, e enrosquei a tampa, bem apertado.

Junto com o po de cogumelo, vou colocar tambem um pouco de silica gel.

Eh o bastante pra conservar os cogumelos e protege-los da umidade, oxidacao e microorganismos, ou eu ainda devo aplicar a tecnica do gelo seco que tem no shroomery?

Resumo da tecnica do gelo seco do shroomery:

Colocar o gelo seco no pote, junto com os cogumelos (pode botar a tampa, mas sem apertar, senao pode explodir). Quando o gelo todo evaporar (mas o CO2 precisa ocupar o maximo possivel do jarro), pode fechar. OBS: Alguns fabricantes colocam acetona junto com o gelo seco. Nesse caso, pode colocar os cogumelos num saquinho plastico dentro do pote pra nao contaminar. Assim, nao havera (ou quase) oxigenio pra envelhecer os cogumelos.

Agora soh falta arrumar cogumelo =/

EDIT:

O jarro parece com esse, soh muda a tampa:
indisp.png
 
eae Agla

é bom tu ter certeza de que o pode esteja bem fechado, e a silica gel nao pode ter contato direto com os cogus.
se eles ja estao bem secos, a silica gel em um pote que nao permita trcas gasosas é o suficiente pra conservar os cogus(pó)
se seu pote for transparente igual esses dai é melhor deixa-lo em lugar escuro e fresco

abraço
 
Tah blz Abraxas =)

Tinha me esquecido do fator luz =D

Por que o silica gel (fica dentro de um saquinho de papel) nao pode ter contato com os cogumelos ?
 
se fica dentro de um saquinho entao ta beleza

nao sei se existe algum problema especifico da silica em contato com os cogus, mas certamente tu nao vai quere comer silicagel, não é? então é melhor dexa eles separados pra que se nao misturem
e tambem é na silica gel que vai se concentrando a umidade e se os cogus ficarem em contato com ela pode acontecer de eles ficarem umidos, não tenho certeza disto, mas...

pAz
 
Agla disse:
Melhor botar num saquinho mesmo :D

Olha só, não misture os cogús com silica diretamente, a exceção é se vc tiver os saches de silica, outra coisa: um bom pote hermético que não passe luz nem oxigênio para o interior com silica o suficiente para deixá-los quebradiços já está de bom tamanho, pra mim é o ideal pois alia custo/benefício, agora essa Tek de gelo seco é bem doida vale a pena experimentar pra ver quanto conserva os cogús.......
Paz E Muita:luz:
 
Só uma coisa brother! Durepoxi é tóxico! Cuidado aí!

Gde abraço!
 
lol :D

como senti falta disso!!!

estou tendo alucinações novamente... tópico de 2005 :)

CM não vá embora novamente por favor!!!!!!! :)
 
Só uma coisa brother! Durepoxi é tóxico! Cuidado aí!

Gde abraço!

ressucitou o Tópico ou tá tentando ressicitar nosso irmão do jarrinho? kkkkkk

Paz e Luz galera..... que saudades desses desvaneios !!!!
 
Back
Top