Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

já conseguem ver alguma contaminação nesse monotube ?

Então irmão, esses pontinhos verdes são compatíveis com trichoderma, no entanto, dependendo do estágio do seu cultivo, caso já tenha apresentado pins, esses pontinhos podem indicar que vc afogou eles.

Mas eu diria que está contaminado, mesmo que não esteja tão evidente, só dará pra ter certeza com o decorrer dos dias, caso seja contaminação, ela irá se desenvolver.

Se frutificar numa boa, provavelmente não era nada demais.

Upvote 0
Ps: Acabei de ver que vc é o mesmo que perguntou antes sobre aqles pftek contaminados.
Dado a isso, antes era possível perceber manchas verdes que eram compatíveis com trichoderma, dps de passar para o bulk, ficaram ainda mais evidentes, não resta dúvidas que está contaminado.

Dito isto, sim, seu bulk está contaminado, descarte ele, não é seguro comer nada que saía daí.

Upvote 0
Ps: Acabei de ver que vc é o mesmo que perguntou antes sobre aqles pftek contaminados.
Dado a isso, antes era possível perceber manchas verdes que eram compatíveis com trichoderma, dps de passar para o bulk, ficaram ainda mais evidentes, não resta dúvidas que está contaminado.

Dito isto, sim, seu bulk está contaminado, descarte ele, não é seguro comer nada que saía daí.
esse monotube não é mais pra consumo, tô só vendo até onde vai as contaminação, esse cultivo não tá junto com os outros separei pra analizar como o trichoderma se comporta.
Aqui na agronomia ele é um grande companheiro de preparo de solos e decomposição de matéria orgânica, bom aliado principalmente na agricultura orgânica. só tô analisando como ele se desenvolve, vlw pela ajuda amigão 🤝

Upvote 0
esse monotube não é mais pra consumo, tô só vendo até onde vai as contaminação, esse cultivo não tá junto com os outros separei pra analizar como o trichoderma se comporta.
Aqui na agronomia ele é um grande companheiro de preparo de solos e decomposição de matéria orgânica, bom aliado principalmente na agricultura orgânica. só tô analisando como ele se desenvolve, vlw pela ajuda amigão 🤝
Se não for incômodo, poderia explicar mais sobre isso? não entendi muito bem o intuito desse estudo que você está realizando, oque vc planeja conseguir observando o desenvolvimento do trichoderma?

Não sei muito sobre agricultura, apenas que ele ajuda no controle de certas pragas e microorganismos prejudicias às plantas, você planeja tentar desenvolver o trichoderma em um substrato e introduzir ele no seu cultivo? Se for isso, achei uma idéia mt boa, apesar de achar que esse substrato não seja a melhor opção para o trichoderma se desenvolver.

Upvote 0
Se não for incômodo, poderia explicar mais sobre isso? não entendi muito bem o intuito desse estudo que você está realizando, oque vc planeja conseguir observando o desenvolvimento do trichoderma?

Não sei muito sobre agricultura, apenas que ele ajuda no controle de certas pragas e microorganismos prejudicias às plantas, você planeja tentar desenvolver o trichoderma em um substrato e introduzir ele no seu cultivo? Se for isso, achei uma idéia mt boa, apesar de achar que esse substrato não seja a melhor opção para o trichoderma se desenvolver.
Eu tenho uma horta comunitária aqui na UFV, onde trabalho com alguns amigos, sofro muito com os ataques dos fungos e por ser horticultura orgânica sem uso de defensivos agrícolas, deixa com poucos recursos pra o controle de fungos.
Os fungos do gênero Trichoderma são usados na cana-de-açúcar como agentes de controle biológico, agindo como fungicidas contra doenças do solo, repelindo nematoides e promovendo o crescimento da planta através da produção de fitohormônios e maior absorção de nutrientes como o fósforo.
Pra fungicultura o trichorderma é uma praga... para produtores do reino agrícola é maravilhoso.
pela versatilidade dele vou preparar uma solução com os esporos pra fazer aplicação em algum feixes de solo e alguns substratos que pretendo cultivar algumas frutíferas e hortaliças e outros grãos. to pensando em largar a agronomia e ir pra medicina, mas to aproveitando o máximo de conhecimento que o reino do agro pode oferecer por enquanto.
sobre o substrato, de fato o esterco não é a melhor opção, trichoderma grãos são superiores. mas esse cultivo Era pra ser dos psilocibe cubensis, como provavelmente o trichoderma vai conseguir tomar conta desse monotube, vou utilizar o material pra fazer a solução.
incrivelmente o micélio dos cubensis estão aguentando, mas acho que logo logo o trichoderma mata eles. por mais que a strain cambodian seja mais resistente a contaminações acho que não aguenta.

Última edição:
Upvote 0
Back