Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Isso é contaminação?

Jesséforne

Esporo
Cadastrado
05/03/2023
4
3
24
Salve família, marinheiro de primeira viagem aqui em cultivar cogumelos.
Tô seguindo o cultivo PF tek e, há 4 dias, fiz o dunk & roll dos bolos e os coloquei no terrário. Desde então, notei que uma camada branca vem crescendo por cima da vermiculita do roll.
IMG_20230408_203949996.jpg
Isso é normal? Tem como recuperar os bolos ou terei que recomeçar? Além dos bolos da foto, tenho mais 3 em terrários de garrafa PET, e em todos isso está acontecendo, mas nos da foto está muito mais aparente.

Fala @Jesséforne, seja bem vindo irmão,

Olha, não consegui observar muito bem pela foto mas me parece apenas que o micélio está sufocando.
Os furos do terrário poderiam ser maiores e alguns deles deveriam estar localizados mais para o meio das paredes da caixa.
A solução provisória é abanar mais vezes por dia, remover uma das camadas de micropore e evitar molhá-las na hora de borrifar.

Porém se o aspecto felpudo continuar a se alongar e mais importante, se tornar cinzento, daí sim dá pra ter certeza que é contaminação por cobweb.
Clica nesse link depois pra ver como ela se parece, mas por hora penso que não seja, dá um jeito de circular melhor esse ar pq ainda dá pra salvar.

Abraço!

Upvote 0
Fala @Jesséforne, seja bem vindo irmão,

Olha, não consegui observar muito bem pela foto mas me parece apenas que o micélio está sufocando.
Os furos do terrário poderiam ser maiores e alguns deles deveriam estar localizados mais para o meio das paredes da caixa.
A solução provisória é abanar mais vezes por dia, remover uma das camadas de micropore e evitar molhá-las na hora de borrifar.

Porém se o aspecto felpudo continuar a se alongar e mais importante, se tornar cinzento, daí sim dá pra ter certeza que é contaminação por cobweb.
Clica nesse link depois pra ver como ela se parece, mas por hora penso que não seja, dá um jeito de circular melhor esse ar pq ainda dá pra salvar.

Abraço!
Valeu pela resposta mano, tirei uma camada de micropore e vou começar a abanar com mais frequência. Tomara que não seja contaminação.
Esse aspecto felpudo some se o micélio parar de sufocar?

Upvote 0
Olha, eu ja vi relatos de micelio parecendo "pelos" quando há excesso de umidade. Mas só em cogumelos que estão maturando, a base fica felpuda e o chapéu escurecido. Ou quando estão sufocando.

Última edição:
Upvote 0
Back