Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Isolamento: Strain PESA

Mantus

Cogumelo maduro
Membro Ativo
02/04/2013
152
50
41
São Paulo
Pessoal, boa noite!

Estou começando a trabalhar com isolamento, e no começo é bem comum contaminações até pegar a mão, depois de algumas placas com tricho, agora algumas placas sadias.

Estou usando um PDA laboratorial da Merck, parece ser muito bom. Fiz algumas placas petris e nelas depositei esporos nao muito velhos, algo em torno de 6 meses. Em duas placas os esporos nao deram sinal de vida ( 4 dias) mas nesta placa logo no segundo dia o suposto micélio está aparecendo. Mas ainda estou na duvida se realmente é micélio ou alguma contaminação.

IMG_1657.JPG ( 4 dias mais ou menos )

IMG_1658.JPG ( 4 dias mais ou menos )

Um abraço!
 
Muito cedo para palpitar algo @Mantus, eu arrisco que é micélio de cub.
Micélio de cub. em PDA e boa incubação caminha notavelmente de 24 em 24hrs, já os contaminantes colonizam mais rápido, segue observando :)
 
Raspou os esporos diretamente na placa ou pingou eles utilizando uma seringa?
 
Tem fotos atualizadas dessas placas?

Nas que você postou eu não vejo sinal de micélio e acho bem estranho esse acúmulo de umidade ao redor dos esporos.

Está deixando essas placas viradas, para evitar que a condensação da água pingue no BDA?
 
Boa noite!

Acho que agora deu uma desenvolvida melhor, teremos mais chances de analisar melhor.
Placa 1
IMG_1669.JPG
Placa 2
IMG_1672.JPG
Placa 3
IMG_1674.JPG

Obrigado!
 
quase certo que é so micelio porai.

Nao tive muito sucesso com PDA...

os focos sempre eram mto fracos e algodoados por algum motivo...

Sabe a receita deste PDA que pegou @Mantus ?

Pressurizou por quanto tempo?
 
acho muito legal trabalhar com placas, se vai conhecendo a íntimo a natureza do micélio, vai pegar bastante o jeito da coisa, depois quando ver no copo de FAI ou em um bulk é outra coisa.
 
Fala pessoa, tudo bem?

Duas placas desenvolveram bem, mas sem setores rizos, acho que vou repicar estas duas placas saudáveis para outras, para ver se o micélio pega legal. O que acham?

@Insider, segue a receita do PDA:

Potatoes, infusion from 200.000
Dextrose 20.000
Agar 15.000

Pressurização por 30min.

IMG_1732.JPGIMG_1723.JPGIMG_1725.JPGIMG_1728.JPG

Contaminou!
 

Acontece. Bola para frente.

Você está usando GloveBox, @Mantus? Sugiro que reveja com atenção os seus procedimentos de assepsia.

Já teve sucesso com esse carimbo? Digo, em CL ou algum outro cultivo?
 
Por que? Você acha que está algodoado demais?

Não, era para saber a procedência do carimbo. É que às vezes ocorre de recebermos carimbos muito contaminados. Por mais que façamos tudo bem limpo, sempre acaba contaminando.
 
Fala pessoa,,

Como uma placa contaminou, eu segui com as outras duas.

Acho que chegou a hora de repicar para uma placa nova (estou certo? ), eu estou notando que está primeira fase o micélio está bem algodoado, notei também que, o micélio não ficou muito rizo nos potes de pftek que fiz.

Será uma genética enfraquecida? vindo de G2G?

Espero que nas próximas placas elas peguem força e comecem a ficar rizo!

Abs.

nova.JPG
 
Deixa desenvolver mais, isso aumentara a chance de setores rizos começarem a se mostrar, ae sim você pensa em repicagem.
Sobre a genética ser forte ou fraca, por hora é impossivel afirmar!
 
também penso assim, dá uma segurada ainda nessas placas.
 
Fala pessoal, vamos atualizar!

Fiz a primeira repicagem, foi difícil escolher um setor rizo, o micélio estava bem algodoado.

Mas agora na segunda placa ja da para notar ele ficando mais rizo, acho que mais umas 3 repicagens a coisa fica boa!

abs
 

Anexos

  • IMG_1796.JPG
    IMG_1796.JPG
    70.1 KB · Visualizações: 49
deixa tomar bem a placa antes de fazer nova biopsia, o miscelio vai mudando enquanto cresce e pode se que la na frente ele fique bem rizomorfico...
 
é isso mesmo, agora é interessante dar uma segurada, dificilmente vai acontecer de contaminar e como o @tchescko falou, deve acontecer algumas mudanças em questão de pouco tempo no micélio, vale a pena esperar e retirar um setor mais bonito.
 
Exatamente!

Vou deixa-las mais uns 4 dias, vai tomar um bom pedaço, ta começando a ficar forte!

Muito bom trabalhar com isolamento.

Abs!
 
Back
Top