Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Isolamento: Strain PESA

Mantus

Cogumelo maduro
Membro Ativo
02/04/2013
152
50
41
São Paulo
Pessoal, boa noite!

Estou começando a trabalhar com isolamento, e no começo é bem comum contaminações até pegar a mão, depois de algumas placas com tricho, agora algumas placas sadias.

Estou usando um PDA laboratorial da Merck, parece ser muito bom. Fiz algumas placas petris e nelas depositei esporos nao muito velhos, algo em torno de 6 meses. Em duas placas os esporos nao deram sinal de vida ( 4 dias) mas nesta placa logo no segundo dia o suposto micélio está aparecendo. Mas ainda estou na duvida se realmente é micélio ou alguma contaminação.

IMG_1657.JPG ( 4 dias mais ou menos )

IMG_1658.JPG ( 4 dias mais ou menos )

Um abraço!
 
Muito cedo para palpitar algo @Mantus, eu arrisco que é micélio de cub.
Micélio de cub. em PDA e boa incubação caminha notavelmente de 24 em 24hrs, já os contaminantes colonizam mais rápido, segue observando :)
 
Raspou os esporos diretamente na placa ou pingou eles utilizando uma seringa?
 
Tem fotos atualizadas dessas placas?

Nas que você postou eu não vejo sinal de micélio e acho bem estranho esse acúmulo de umidade ao redor dos esporos.

Está deixando essas placas viradas, para evitar que a condensação da água pingue no BDA?
 
Boa noite!

Acho que agora deu uma desenvolvida melhor, teremos mais chances de analisar melhor.
Placa 1
IMG_1669.JPG
Placa 2
IMG_1672.JPG
Placa 3
IMG_1674.JPG

Obrigado!
 
quase certo que é so micelio porai.

Nao tive muito sucesso com PDA...

os focos sempre eram mto fracos e algodoados por algum motivo...