Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Introduzindo Psilocybe cubensis nas metrópoles.

Por onde andas Calimba? Sinto muito a falta de sua contribuições ao fórum. Se você pelo menos lê aqui de vez em quando, te mando um grande abraço.
 
Bom...

o tópico não pode ficar no esquecimento.
Fiquei no compromisso de povoar minha micro-região por aqui, até agora em todas minhas caçadas, concluí que o micélio do PC não está disponível por aqui, ou pelo menos, não quis se apresentar a mim. O fato é que muitas buscas foram feitas, muitas espécies de cogumelos encontradas, porém nenhuma delas de cubensis.

Não vejo a introdução do PC nas cidades como uma utopia.

Enxergo isso como um grande trabalho a ser feito por alguém que tem grande amor a mãe natureza, aos fungos, a vida, a liberdade. Alguém que sabe que deve ficar no anonimato. Que sabe que sua recompensa virá lenta, porém bela.

De posse de um print de PC, qualquer cultivador com boa vontade é capaz de preparar dezenas de potes com spawn colonizado. Pode-se utilizar o método dos out-doors, pode-se montar alguma cultura líquida a ser inoculada em canteiros ou possíveis substratos encontrados, pode-se sair por aí distribuindo, nas floreiras da vizinhança, alguns grãos 100% colonizados.

A natureza fará o resto por nós. Onde o micélio realmente têm condições de se estabelecer, isso acontecerá. Se 30% das tentativas vingarem, já é alguma garantia de que o ciclo será contínou, pelo menos a algum tempo. Após o primeiro flush de cogumelos, se alguns chegarem a idade adulta e espalharem por aí seus esporos, temos mais um aliado muito forte na causa. A própria reprodução do fungo.

Desde que comecei meus estudos aqui no CM, tenho metas parecidas, uma delas, além de intruduzir o PC na cidade, pretendo colonizar alguns pastos por aqui. Tenho plena aceitação que é um processo demorado. Terei que esperar passar o inverno para dar continuidade a pesquisa aqui em minha região, pois a temperatura já está oscilando muito, não terei tempo hábil até o outono.

Só quero deixar registrado que não acho utópico essa possível realidade. A Mãe Natureza precisa apenas de uma intervenção, aí que entra a mão do homem, justamente para dar o primeiro passo.

MuiLok acredita e luta pela causa.

Paz e luz aos irmãos!!!
 
Uma curiosidade: em um lugar que sempre freqüento, praticamente no centro da cidade, em uma avenida onde há congestionamento, passagem de ônibus a cada minuto e um considerável volume de pessoas, tem uma árvore já antiga. Volta-e-meia quando passo por lá há um grande fungo na base do tronco. Fico imaginando como que ele consegue vingar no meio daquele inferno... mas consegue. O dia que tiver a chance tiro uma foto dele.

Eu demoro, mas compro! :D
Desculpem pela qualidade baixa das fotos. Câmera VGA de celular à noite.
fungo1.jpgfungo2.jpg
 
Utópica é a visão de q basta frutificar cogumelos em determinado lugar q ele vai estar lá para sempre, sem intervenções contínuas. A mão do homem vai ter q estar lá o tempo inteiro, pro primeiro, segundo, terceiro e infinitos passos seguintes (se a proposta for inclusão permanente). Até mesmo o pasto, q beira vagamente (na real o pasto é uma invenção humana) o conceito de ecossistema "natural" requer a mão do homem pra presença do cubensis, isto é, sem gado, sem merda, sem pasto, sem cerca, sem a relativa degradação do solo e mata (na simulação de um campo), até mesmo sem as gramíneas exóticas ao local, não tem cubensis; tudo isto aconteceu lá por intervenção contínua do homem.

Só estou dizendo q o conceito de incluir o cubensis nas cidades não está sendo considerado em todas suas implicações.
 
Psilocybe cubensis é um fungo coprófilo, isto é, apesar de conseguir crescer em palha, farinha de arroz, etc, prefere naturalmente fezes ou composto. Não adianta fazer um super spawn no meio da cidade, não vai funcionar. Vai ter esporos espalhados por aí, mas não vão ter onde crescer direito.
Não são plantinhas, não é igual plantar maconha no mato e esperar ela espalhar as sementes.
Na minha opnião a chance de conseguirem se proliferar sozinhos no meio de uma cidade é 0. Utopia.

Quanto aos cogumelos que gostam de madeira, esses sim eu acho que pode funcionar em alguns locais. Parques, etc. O inverno do Brasil não é tão rigoroso. Mas acredito que a chance é maior se tentar introduzir com Psilocybe azurescens e psilocybe cyanescens em alguns locais do país onde faça frio suficiente no inverno pra frutificar e tenha pedaços de madeira caindo a vontade.
 
Certo Cygnus e Shroower, entendo vcs...

Porém, vamos avaliar o seguinte: Minha cidade:
pequena, 25.000 habitantes, rodeada de matas, rios, cachoeiras. Se vc estiver no centro, em frente a igreja matriz, pra qualquer lado, num raio de 2km, vc já está em algum rio / riacho (só quis dar idéia de natureza abundante)

Regularmente, funcionários do sistema municipal, fazem jardins nas praças e canteiros centrais, espalham esterco nos mesmos, afinal, cuidam muito de arborização e paisagismo.

Concordo que nunca será algo eterno, porém, se algum cogumelo soltar seus esporos na praça central, existirão 1000 pontos onde ele encontrará meios para se desenvolver e reproduzir.

Porém, concordo com ensinamentos do Cygnus. Sempre vai ter que existir uma intervenção humana pra isso acontecer. Mas, estamos aí para quê?

No meu caso, não interesso em introduzir o PC na cidade, meu trabalho maior será introduzí-lo em um pasto próprio. É a utopia do sítio mágico, como foi citado por uns nobres irmãos. Quanto a intervenção humana, neste caso, pode ter certeza que MuiLok estará lá, agindo em conjunto com a mãe natureza. Talvez um dia EU mesmo me prove se é ou não utopia....

paz e luz
 
Acho que houve um pequeno mal entendido, você, Sir Muilok, mora numa região com muitos pastos e muita área verde, aí tem grandes chances de dar certo, já o que o Shroower chamou de utopia deve ser introduzir os psilocybes numa cidade grande, como São Paulo, por exemplo.

Se tem pastos e você colonizar um, provavelmente outros pastos serão colonizados com o tempo, e a intervenção humana necessária para manter o ciclo será apenas manter as vaquinhas e cavalos bem alimentados.

Mas daqui uns anos, se sua cidade crescer e os pastos sumirem, aí só resta cultivar em casa mesmo.
 
Exato, eu estava falando de metrópoles, como o tópico sugere.
 
Fala Infectedd, tudo certo?

E aí Shroower... ok?

Então, concordo com vcs sim, até entendo que distorci um pouco o tema principal do tópico, no que diz Metrópole.

Relamente, analizando, é muito complicado. Sem citar muito, só digo o seguinte: por aqui, ainda não existe a nuvem negra que se situa acima de qualquer grande cidade ou metrópole. Isso já é o bastante pra me convencer que em uma metrópole, é algo delicado.

Já vi que alguns usuários do fórum, vou citar como exemplo o Sr. Cygnus, tiveram sucesso com cultivos outdoors. Porém, como ele mesmo me ensinou e postou aqui, sem intervenção humana, não vinga. E nem é eterno, devido a poluição, concentrações de monóxido de carbono no ar, entre outras, fica muito difícil o PC se instalar com sucesso total.

Já morei em cidade grande, sei o quanto a poluição afeta qualquer forma de vida.

Porém, reforço a idéia de quem tiver um canto no quintal da casa, tentar fazer um outdoor. Que tal???

paz e luz
 
Olha, eu sonho com isso todas as vezes q penso em cubensis.

Sei q já estão sendo estudadas e experimentadas técnicas para a formação e continuidade de um "jardim de cogumelos perpétuo", a essência da idéia é vc começar com um "spot" onde foi inserida uma espécie de cogumelos (no caso, seria cubensis), deixar frutificar X vezes, enquanto isto um outro "spot" é preparado com um composto para receber um "spawn" ou melhor uma "inoculação" de micélio, quando a frutificar X vezes e o spot novo estiverem sincronizados e tal, remove-se um pedaço do micélio do primeiro spot e move pro segundo spot, com sorte o micélio coloniza e frutifica no novo spot, enquanto isso vc tá preparando o terceiro spot, e assim vai ciclando, enquanto as condições ambientais (temp., umid. e contaminantes) permitirem.

Essa foi a única idéia de jardim puramente outdoor q eu já ouvi, o Stamets citou-a numa palestra na Holanda (será?) q tem no youtube (alguém aqui postou o link uma vez), mas é um conceito óbvio, já foi constatado q grupos de nomades q moravam pela europa à milênios atrás faziam exatamente isto, colhiam micélio e cogumelos no mato, levavam e "plantavam" em seus acampamentos e cavernas. Tbm, de certa forma, é tipo desta forma q fazemos iogurte.
 
respondendo ao WAVER: ja vi mto desse fungo tbm! proximo ao meu trabalho tem uma arvore c um desse no tronco..(no meio d são paulo!)



respondendo ao topico: moro em são paulo e há próximo d casa um grande terreno baldio embaixo d uma linha d transmissão d energia.
lá vivem umas 12 vacas (tem ate um bezerrinho mamando ainda).
é um local q ninguem acessa...portanto é relativamente limpo! (n tem lixo propriamente dito, apenas a poluicao do ar mesmo!)

ja vasculhei algumas vezes e o maximo q encontrei foi uns 2 cogus mto pequenos, ja secos e q n eram os PC.

esse sabado (24/2) fui lá e espalhei esporos por todo o terreno.
eu tinha um print d um selvagem q peguei em minas gerais mais alguns "prints naturais" (umas folhas d grama q estavam embaixo dos cogus e q estavam completamente pretas, cheias d esporos). peguei esse prints e joguei tudo num borrifador com água e sai espalhando pelo terreno, focando nos locais nos quais as vacas se alimentam e tbm cagam.

agora é só esperar e ver se os PC conseguem se desenvolver nessa ilha verde em meio à selva d pedra! tomara q sim!!!:D
 
ah..uma vez encontrei tbm um tipo d cogu q tinha o chapeu todo "amassado".

ja o vi em fotos aqui pelo forum mas n sei qual é!

acredito q isso seja um sinal d q o terreno seja propicio para o desenvolvimento d nossos amigos né! só faltavam os esporos mesmo!
 
Back
Top