Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Intensivão do Shakti

SpiritualMind

Hifa
Membro Ativo
07/03/2022
505
2
8
Nesses últimos meses eu andei dando uma atenção especial para o cultivo da strain Shakti (albino Malabar), e como sempre ela me recompensa com lindos cogumelos.
Obrigado ao casal MycoMama (Angela Andersen e Bjorn Andersen) pelo lindo isolamento.
O Shakti é uma caixa de surpresas, acho que sua maior beleza é essa gama de variantes que ele apresenta, mesmo clonando e tentando estabilizar algo, ele se recusa a ser um "padrão"
IMG_20240205_163447.jpgIMG_20240205_163444.jpgIMG_20240205_164712.jpgIMG_20240205_163549.jpgIMG_20240204_184348.jpgIMG_20240131_094350.jpgIMG_20240131_085641.jpgIMG_20240131_085612.jpgIMG_20240131_085605.jpgIMG_20231206_221329.jpgIMG_20231206_220927.jpgIMG_20231206_174700_1.jpg

Muito lindos, qual substrato e técnica você usa? Parabéns pelos frutos
Salve mano, valeu!
Eu tô mesclando o cultivo em cxs pequenas/shoebox com o cultivo em bag.
Uso o substrato cvg
500g de vermiculita
500g de pó de fibra de coco
50g de gesso
50g de carbonato de cálcio
Agua vai depender da umidade já presente na fibra de coco (pode variar de 2 a 3.5 litros)

Spawn de grãos (trigo, milho, aveia, sorgo, centeio) uso aquele que me dá vontade e o preço está bacana na ocasião

A montagem da bag ou das cxs é sempre a mesma proporção, 1litro de spawn para 2 litros de substrato.
Qnd faço cultivo na bag, eu não uso o método all-in-one, ou seja, colonizou o spawn numa bag menor e qnd está na hora de montar, eu esterelizo o substrato em outra bag maior e depois faço a transferência do spawn para essa bag.
Nas cxs eu uso a técnica "bucket tek" para pasteurização

Lindíssimos.
Nunca tinha visto esta strain, nem no freespore. A potência é mais alta? Ela cria carimbos de esporos ou tem de ser com cotonete?

Lindíssimos.
Nunca tinha visto esta strain, nem no freespore. A potência é mais alta? Ela cria carimbos de esporos ou tem de ser com cotonete?
Costumam ser mais forte que os cubensis padrão mas não tanto igual um pênis envy por exemplo...
Não deposita esporos, somente clonagem ou swab/cotonete

A potência tem uma relação muito próxima ao tempo de cultivo, geralmente qnd mais lento, mais forte.

Como foi citado que não solta esporos, como você replica ele para uma cultura liquida por exemplo? Tira um pedacinho do próprio cogumelo?

Muito maneiro a variedade! E p cultivo também ! Parabéns!

Como foi citado que não solta esporos, como você replica ele para uma cultura liquida por exemplo? Tira um pedacinho do próprio cogumelo?

Muito maneiro a variedade! E p cultivo também ! Parabéns!
Ou a gente coleta os pouco esporos com um swab e faz a inoculação de algum meio (preferência ágar); ou faz a clonagem com tecido da parte interna do cogumelo, ai da pra fazer algumas técnicas, como mandar pro agar, cl ou Flocão... Tem até um esquema com papelão...

Belos cogumelos, albinos sempre são muito lindos. Dúvida, você mencionou os grãos que você utiliza para o Spawn. Reparei que muitas pessoas nunca citam o arroz integral, ele de algum modo é inferior aos outros? Se sim, qual a diferença do arroz integral para outros?

Pq acho que vou na ideia de usar o que funciona pra você. Pra mim sempre funcionou o arroz integral, mas aí eu fico pensando, será que tô perdendo a oportunidade de usa um grão melhor?

Pode usar arroz integral. Eu não gosto pq ele é chato de fazer, se vacilar perde o ponto e fica empapado. Já usei arroz integral, sorgo, painço, trigo, aveia, cevadinha e centeio; nunca notei diferença de rendimentos entre eles, sempre respeitando a medida de 1 litro de grão pra 2 de substrato.
Eu gosto do milho pq é quase impossível errar com ele. Outro fator que me faz ter a preferência é por ele ser um grão grande, um que não faz bagunça na hora do preparo, (painço vira um caos) e outra coisa, na minha cabeça ele armazena mais umidade que os outros e pra mim isso é um baita diferencial (isso é só teoria minha RS)

Eu gosto do milho pq é quase impossível errar com ele. Outro fator que me faz ter a preferência é por ele ser um grão grande, um que não faz bagunça na hora do preparo, (painço vira um caos)
Exatamente isso, o milho é muito mais prático de se trabalhar rsrs
Mas, no meu achismo, quando uso a mistura de painço com arroz integral os cogus parecem mais fortes...

E certa vez andei pesquisando sobre vários grãos, buscando informações sobre valores nutricionais e etc, lembro de ter achado o painço com valores melhores que de quase todos os grãos se não de todos...

Estou me organizando para testar milho misturado com farelo de trigo, acredito que vá dar um UP no milho :fome:

Eu não consegui me adaptar ao uso de farelo, senti que o bloco fica muito mais denso e seco
Qual quantidade você usou?

O bloco realmente fica mais duro, compacto, mais difícil de quebrar, é nessas horas que o milho se faz mais vantagem também, pois quebrar o milho pra montar o casing por exemplo, é bem de boa comparado a painço com FAI

Última edição:
Qual quantidade você usou?

O bloco realmente fica mais duro, compacto, mais difícil de quebrar, é nessas horas que o milho se faz mais vantagem também, pois quebrar o milho pra montar o casing por exemplo, é bem de boa comparado a painço com FAI
Se não em engano foi 10% a 20% do peso seco com farelo trigo, devo ter usando como spawn o trigo, sei que milho não foi. E tu tem razão, o milho deve ajudar nessa...

Back