Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Inoculação em Ágar strains Brasil e Mex

MindStates

Cogumelo maduro
Membro Ativo
15/11/2006
275
73
44
Receita do legendario Psilocibec

Agar com cremogema do Psilo
20g de agar agar
20g de cremogema
500ml de água (de preferência mineral)

Apos fazer o mingau acrescentei o ágar (é bom diluir ele antes em pouca agua fria senao embola) e mistrurei bastante, coloquei num recipiente de plastico com tampa pouco aberta e esterilizei por 5 min no microondas (essa esterilização talvz nao fosse necessario !?!?)
Esfriou ate atingir uma temperatura morna, dai preenchi 4 placas de petri ate quase a borda (essas placas ja vem esterilizadas) entao injetei poucas gotas das seringas de esporos preparadas 5 dias antes.
A principio, como nunca havia feito isso antes, pensei que nao daria certo, achei o mingau muito grosso mas estou surpreso.
A colonização é bem diferente entre as duas especies.
Como fiz apenas 4 placas (teste é teste) sobrou metade do substrato, fica ai portanto a lição.

Ainda tenho duvidas, se alguem souber por favor me esclareça:
-Quanto tempo posso armazenar essa placas apos colonizadas 100%?
-Em que condiçoes deve ser conservada?
-Quando for colonizar os graos posso usar apenas a metada da placa? uma vez que elas inclusive vem com uma divisao no meio.

Obrigado a todo o cm por mais esse passo avançado no meu cultivo!!!

fotos de hoje, Mex esta na frente mas acho que o Brasil vira huahuahuahuha:
4 placas.JPGplaca br1.JPGplaca br2.JPGplaca mex1.JPGplaca mex2.JPG
 
Última edição por um moderador:

Grande Mind, quebrando tudo!! :D

Vibro com a evolução dos camaradas!! :pos:


 
Veri gudi!!!!

Grande Mindstates!!!!
 
To achando que o mex está menos entrosado criando assim vão na sua defesa para o ataque do brasil!rsrsrsrsr

Evoluir sempre e em tudo esse é o nosso lema!!!rs

abraço e boa sorte com os testes!
 
Fiz testes aqui, e duas vezes o BR colonizou pelo menos duas vezes mais rápido e com mais rizomorfismo do que o MEX.
 
primeira vez é foda ne? to aki cheio de duvidas em relação a agar, e agora parece que parou a colonização:eek:
 
Fala Mind

Clica na Morgana ou shanti eles entenden de placa.
 
Então Mind, tentando responder suas perguntas.

-Quanto tempo posso armazenar essa placas apos colonizadas 100%?

Diz o Shanti que as placas podem ser armazenadas na geladeira por bastante tempo.
Acho que mais de 1 ano se não me engano.
( Me corrigi se eu estiver errada Shanti )

-Em que condiçoes deve ser conservada?

Eu limpei com alcool um pote grande de plastico, pra caber todas as placas.
Esterelizei alguns sacos , e papel aluminio tb.
Fui enrrolando cada placa de uma vez com folha plastico ( essas que a gente usa pra cobrir alimentos.
Lacrei cada uma com esse plastico, enrrolei cada uma em folha aluminio , depois coloquei tudo dentro dos sacos esterelizados.
Coloquei os sacos com as placas plastificadas dentro do pote de plastico e lacrei tb com folha plastica, e coloquei o pote de plastico dentro de mais dois sacos , lacrei novamente e coloquei num cantinho da galaderia.
Na hora de abrir muito cuidado , borrife bastante alcool e deixei por algums minutos, só então abra e confira.

-Quando for colonizar os graos posso usar apenas a metada da placa? uma vez que elas inclusive vem com uma divisao no meio.

Sim, eu dividi uma placa pra dois potes de substrato e colonizou mais devagar , claro mas colonizou ..

Espero ter ajudado.

Aí no link tem as fotos de como eu armazenei as placas..
Qualquer coisa é só perguntar que tentarei ajudar..:)

https://teonanacatl.org/threads/inoculação-em-agar-by-susu.1764/
 
Última edição por um moderador:
Yes man... Muito bom ver isso!!!

Isola tudo aeh:):pos:
quero ver esses brasileironhos quebrando tudo!

Paz e sucesso pra você Mind!
 
Então Mind, tentando responder suas perguntas.

-Quanto tempo posso armazenar essa placas apos colonizadas 100%?

Diz o Shanti que as placas podem ser armazenadas na geladeira por bastante tempo.
Acho que mais de 1 ano se não me engano.
( Me corrigi se eu estiver errada Shanti )

-Em que condiçoes deve ser conservada?


Sim, um ano não deveria ser um problema. Eles deveriam ser armazenados a de 3 a 6 graus ou assim, num lugar tranqüilo, escuro no refrigerador e nunca estão sacudidos se possíveis.

Sempre armazém com parte superior de agar, e capa de Petri na terra. Então, a água de condensação será sob e dará a umidade ótima ao agarplate em cima.

Quando estou tomando o petris fora de refrigerador depois de um pouco de tempo, sempre cultivo uma geração seguinte de petris fora do armazenado. Então posso ter certeza que esse é ainda vívido e limpo. Sempre rode o tipo de agar; MYA; BPA; Biscrok... ou fantasia

Petris é uma da maneira melhor para uma inoculação segura de substrato

Boa sorte

:)


PS. MindStates, onde você trabalha com petris, embaixo de Glovebox, Hepa ou outro? Também, o petris mostrará claramente quanto estéril a sua bancada de trabalho é. É um tanto fácil ver se uma contaminação veio em através de ar ou através da vacinação.
 
Por muito tempo armazenar (muitos anos), de muitas várias strains ... isto é melhor para usar "culture tubes"
tube.jpgtesttube059.jpgcottonRack.jpg
 
Shanti, e aquela placa de MEX que vc tinha.
Funcionou bem?
Vc já cultivou ou ainda não abriu?
É que eu queria saber se contaminou..
Lembranças psicodelicas..:)
 
Shanti, e aquela placa de MEX que vc tinha.
Funcionou bem?
Vc já cultivou ou ainda não abriu?
É que eu queria saber se contaminou..
Lembranças psicodelicas..:)

O próximos meses, não terei nenhuma possibilidade de cultivar eu mesmo ao meu lugar.... demais outras coisas de fazer.
Quanto a posso ver isto não contaminou até agora

Lembranças, e "viagem bonita" :)
 
Sim, um ano não deveria ser um problema. Eles deveriam ser armazenados a de 3 a 6 graus ou assim, num lugar tranqüilo, escuro no refrigerador e nunca estão sacudidos se possíveis.

Sempre armazém com parte superior de agar, e capa de Petri na terra. Então, a água de condensação será sob e dará a umidade ótima ao agarplate em cima.

Quando estou tomando o petris fora de refrigerador depois de um pouco de tempo, sempre cultivo uma geração seguinte de petris fora do armazenado. Então posso ter certeza que esse é ainda vívido e limpo. Sempre rode o tipo de agar; MYA; BPA; Biscrok... ou fantasia

Petris é uma da maneira melhor para uma inoculação segura de substrato

Boa sorte

:)


PS. MindStates, onde você trabalha com petris, embaixo de Glovebox, Hepa ou outro? Também, o petris mostrará claramente quanto estéril a sua bancada de trabalho é. É um tanto fácil ver se uma contaminação veio em através de ar ou através da vacinação.

Então Mind, tentando responder suas perguntas.

-Quanto tempo posso armazenar essa placas apos colonizadas 100%?

Diz o Shanti que as placas podem ser armazenadas na geladeira por bastante tempo.
Acho que mais de 1 ano se não me engano.
( Me corrigi se eu estiver errada Shanti )

-Em que condiçoes deve ser conservada?

Eu limpei com alcool um pote grande de plastico, pra caber todas as placas.
Esterelizei alguns sacos , e papel aluminio tb.
Fui enrrolando cada placa de uma vez com folha plastico ( essas que a gente usa pra cobrir alimentos.
Lacrei cada uma com esse plastico, enrrolei cada uma em folha aluminio , depois coloquei tudo dentro dos sacos esterelizados.
Coloquei os sacos com as placas plastificadas dentro do pote de plastico e lacrei tb com folha plastica, e coloquei o pote de plastico dentro de mais dois sacos , lacrei novamente e coloquei num cantinho da galaderia.
Na hora de abrir muito cuidado , borrife bastante alcool e deixei por algums minutos, só então abra e confira.

-Quando for colonizar os graos posso usar apenas a metada da placa? uma vez que elas inclusive vem com uma divisao no meio.

Sim, eu dividi uma placa pra dois potes de substrato e colonizou mais devagar , claro mas colonizou ..

Espero ter ajudado.

Aí no link tem as fotos de como eu armazenei as placas..
Qualquer coisa é só perguntar que tentarei ajudar..:)

https://teonanacatl.org/threads/inoculação-em-agar-by-susu.1764/
Obrigado a todos,
valeu mesmo Morgana estou esperando parece que ta evoluindo, devagar mas ta.
Shanti, em meus procedimentos nao uso muitas ferramentas apenas mantenho tudo limpo e sem correntes de ar, a respeito da contaminação parece que era alarme falso, esperar mais uns dias para postar novas fotos para comparação.
Ajudaram muitissimo
FELIZ ANO NOVO A TODO CM...:idea:
 
Última edição por um moderador:
Back
Top