Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático [INOCULAÇÃO EM PFTEK] Talvez problemas...

Diário de cultivo problemático.
Olha o pequeno esporo aqui novamente. Agora com problemas!
Como vão meus amigos Psilocibinicos?
Ontem foi um dia difícil, na verdade foi um dia terrível! Vou descrever um processo de inoculação de 5 seringas de Albinos A+ e 2 seringas de Thai Pink Buffalo

1º Fiz o substrato e toda esterilização, desde a encubadora até os copos, servi os copos com o substrato, fechei com papel alumínio e vedei com fita isolante (3 voltas).

2º Coloquei para esterilização, depois que pegou pressão na panela, deixei 40 minutos, fiz em duas panelas para acelerar o processo pois tinham 15 bolos.

3º Apliquei Lisoform no banheiro, esperei o efeito e levei as panelas pra ele para esperar pra esfriar.

4º Porém nesta etapa começaram os problemas, iniciei meu cultivo na casa de um amigo, minha mulher é contra, então recebo uma ligação de minha mulher me trazendo um grande imprevisto e soube que teria que sair, ou seja, tive que fazer a inoculação naquele momento, tirei os copos da panela dentro do banheiro para esfriarem mais rápido e com cerca de 1 hora ou algo mais da panela ter saído do fogo eles estavam apenas mornos

5º Retirei o alumínio e taca-lhe pimba, 3 furos, distribuindo 35 ml em 15 copos, com fita micropore em cada furo e durante aquela correria, acabo por tampar os copos com apenas uma camada de alumínio e depois me lembrei que o ideal seriam duas, então abri a caixa de isopor e tampei rapidamente os copos com outra camada de alumínio

6º Outro problema foi que ao colocar a incubadora em cima de um sofa, pois estávamos fazendo as coisas com pressa, ela deu uma tombada e alguns copos tombaram levemente, mas não chegaram a deitar, e um pouco da água do termostato caiu dentro do isopor, então tive que retirar todos os copos, limpar o isopor e colocar novamente na incubadora

Com isto fica a dúvida e os erros

1- Vai surgir micélio saudável? Tendo em vista que coloquei os esporos enquanto os copos estavam mornos e aparentemente úmidos?

2- O tempo em que tive que tirar para colocar o alumínio e para fazer a limpeza do isopor comprometeram o sistema?

3- O choque que tombou alguns copos destruiu a estrutura do bolo?

Obrigado novamente meus amigos, ainda surgirei com novas aventuras! Mas que dessa vez sejam frutiferas!

Obs: empilhei os copos na incubadora ^^
 
Última edição:
Grande gnomo Speisepilz!
*Inoculei com o bolo morno.
*Não foram 40 minutos, como eu disse deixei ela dar pressão (15 a 20 minutos) e dps abaixei o fogo e deixei mais 40 minutos.
*Flambei a agulha

O que vc acha?
 
Olha o pequeno esporo aqui novamente. Agora com problemas!
Como vão meus amigos Psilocibinicos?
Ontem foi um dia difícil, na verdade foi um dia terrível! Vou descrever um processo de inoculação de 5 seringas de Albinos A+ e 2 seringas de Thai Pink Buffalo

1º Fiz o substrato e toda esterilização, desde a encubadora até os copos, servi os copos com o substrato, fechei com papel alumínio e vedei com fita isolante (3 voltas).

2º Coloquei para esterilização, depois que pegou pressão na panela, deixei 40 minutos, fiz em duas panelas para acelerar o processo pois tinham 15 bolos.

3º Apliquei Lisoform no banheiro, esperei o efeito e levei as panelas pra ele para esperar pra esfriar.

4º Porém nesta etapa começaram os problemas, iniciei meu cultivo na casa de um amigo, minha mulher é contra, então recebo uma ligação de minha mulher me trazendo um grande imprevisto e soube que teria que sair, ou seja, tive que fazer a inoculação naquele momento, tirei os copos da panela dentro do banheiro para esfriarem mais rápido e com cerca de 1 hora ou algo mais da panela ter saído do fogo eles estavam apenas mornos

5º Retirei o alumínio e taca-lhe pimba, 3 furos, distribuindo 35 ml em 15 copos, com fita micropore em cada furo e durante aquela correria, acabo por tampar os copos com apenas uma camada de alumínio e depois me lembrei que o ideal seriam duas, então abri a caixa de isopor e tampei rapidamente os copos com outra camada de alumínio

6º Outro problema foi que ao colocar a incubadora em cima de um sofa, pois estávamos fazendo as coisas com pressa, ela deu uma tombada e alguns copos tombaram levemente, mas não chegaram a deitar, e um pouco da água do termostato caiu dentro do isopor, então tive que retirar todos os copos, limpar o isopor e colocar novamente na incubadora

Com isto fica a dúvida e os erros

1- Vai surgir micélio saudável? Tendo em vista que coloquei os esporos enquanto os copos estavam mornos e aparentemente úmidos?

2- O tempo em que tive que tirar para colocar o alumínio e para fazer a limpeza do isopor comprometeram o sistema?

3- O choque que tombou alguns copos destruiu a estrutura do bolo?

Obrigado novamente meus amigos, ainda surgirei com novas aventuras! Mas que dessa vez sejam frutiferas!

Obs: empilhei os copos na incubadora ^^

Estou me identificando bastante com teu post. Estou no meu primeiro cultivo e a inoculação também foi toda atrapalhada :D
Mas olha, mesmo com todos os problemas do meu ainda tive 3/5 de micélios com 100% de colonização. Um deles completou 100% em apenas 15 dias.

Quanto as tuas perguntas, só o tempo as responderá. Vamos aguardar e acompanhar.
 
Vai surgir micélio saudável? Tendo em vista que coloquei os esporos enquanto os copos estavam mornos e aparentemente úmidos?
Esporos são bem resistentes, fica tranquilo. Mata-los assim acho bem difícil.

O tempo em que tive que tirar para colocar o alumínio e para fazer a limpeza do isopor comprometeram o sistema?
Se você usou papel alumínio pra fazer o lacre, por que simplesmente não furou por cima dele?? Evitaria deixar o substrato mais exposto.

O choque que tombou alguns copos destruiu a estrutura do bolo?
Quanto a estrutura do bolo não tem problema algum. Pois o substrato não deve estar compactado mesmo, ele tem que estar mais solto mesmo.
*Não foram 40 minutos, como eu disse deixei ela dar pressão (15 a 20 minutos) e dps abaixei o fogo e deixei mais 40 minutos.
Lembrando que você conta os minutos APÓS a pressão da panela. Então no total você teve mesmo apenas 40 minutos de esterilização.
 
Obrigado pela respostas senhores WoD e PsychoEvie!

WoD acabo de ler seu post, gostei de saber que você foi em parte bem sucedido, isso me dá esperanças! hahaha

PsychoEvie bom saber! Então Psycho, eu furei por cima do papel alumínio mesmo da primeira camada, porém cobri ainda com mais 2 camadas de folha de papel alumínio essa primeira camada com os furos e só lembrei de colocar a terceira camada de papel depois, ou seja, tinha a primeira camada de papel alumínio furada que cobri com outra sem furos e guardei na incubadora, porém lembrei que deveria ter colocado a terceira camada de papel alumínio, então abri a incubadora e não o papel do bolo e coloquei a terceira camada, ou seja, tem a 1 camada com 3 furos e micropore e a 2 e 3 cobrindo a primeira.
Quanto ao substrato, bem pensado! Não segui essa lógica, vide paranóia kkkkkk
Entendi, cometi esse erro, pensei que seria após a pressão.

Muito obrigado a vocês, irei postar o micélio assim que vingar (se vingar!) hahaha
Abraços irmãos!
 
Esporos são bem resistentes, fica tranquilo. Mata-los assim acho bem difícil.

Os esporos são resistentes sim, mas não a temperaturas. A temperatura letal (stamets) foi considerada 41 graus celsius por 48 horas para matar o micélio, ou cerca de 50 graus celsius para morte instantânea dos esporos.
 
@MorriceCogu


1- Vai surgir micélio saudável? Tendo em vista que coloquei os esporos enquanto os copos estavam mornos e aparentemente úmidos?
Geralmente os bolos/potes tem maior temperatura no centro, resfriando das bordas para o centro. O fato de você sentir (tato) que os bolos/potes estejam em temperatura razoável para inoculação não significa que estejam na temperatura ideal. Vai depender do local da inoculação... Se inoculou nas laterais as chances de dano são menores, inoculando no centro a temperatura alta diminui as chances.

2- O tempo em que tive que tirar para colocar o alumínio e para fazer a limpeza do isopor comprometeram o sistema?
Provavelmente não, vide resposta 3.

3- O choque que tombou alguns copos destruiu a estrutura do bolo?
Seria irrelevante. Caso tenha selo/camada superior de vermiculita a mesma estaria protegendo o bolo de contaminantes e (o lado bom) indiretamente o choque de agitação dos bolos/potes teria servido para espalhar o inoculo de esporos.

Sobre empilhar os copos na incubadora: Apesar de também estar iniciando meu cultivo tive oportunidade de passar por experiência semelhante, tendo como resultado alguns lacres de alumínio se rompendo (os de baixo) devido ao peso dos copos que estão empilhados por cima. Sugiro colocar algo como um papelão entre as pilhas de copos; dessa forma diminuiria o peso excessivo nos copos inferiores.

Tô na torcida... Boa sorte.
.
 
Última edição:
Speisepilz, Anão, novomapa Obrigado a todos pelas respostas e energias boas! Estou no aguardo e logo postarei o resultado.

Speisepilz Valeus, também acredito !!!
Anão Bem informativo, não esquecerei mais.
novomapa Bem informativo também e a ideia sobre empilhar os copos é ótima, farei na próxima pois não quero nem abrir esta, rs

Abraços!
 
Back
Top