- Raças
- Psilocybe Cubensis MDK, Panaeolus Cyanescens
- Inoculação
- 24/12/2021
- Inoculação via
- Cultura Líquida
- Assepsia (Inoculação)
- Cabine de fluxo laminar caseira
- Terrário
- Monotub
- Técnicas
- Bulk, spawn, Cultura líquida
- Substratos
- Milho
Olá! Me chamo Pedro e já estou no site um bom tempo, porém apenas observando e aprendendo aos poucos. Já fiz vários cultivos com o PF Tek e creio que já estou apto a ''passar de fase''.
SEMANA 2
A corrida Micelial vai bem, os potes estão avançando de forma satisfatória. Porém, ouve a perda de dois potes, um MDK e um Pan.
// Potes perdidos:
// Pan 100%:
- Fiz a compra de duas seringas com culturas líquidas, uma com Cubensis strain MDK e um Pan. Fiz 4 potes com 200 ml de água e 8g de mel em cada e esterelizei por 30 min na PP.
Segue imagens:
Creio que estão saudáveis, mas uma opnião de um camarada experiente me deixaria muito feliz!
Erros cometidos na feitura das CL's:
1. Não deixei uma saida de ar nos potes, o que acarretou num problema chato: na hora de inocular os potes, quase todo o conteúdo das seringas foi puxado por conta da pressão interna, então se ocorrer contaminação, terei de comprar CL's novas.
2. O uso do Mel não me deu um resultado agradável por conta de sua cor, acredito que ele dificulta muito a visualização.
Profilaxias:
1: Fazer furos e tapar com filtro de seringas.
2. Utilizar dextrose.
- Feitura do Spawn:
Foram preparados aproximadamente 4kg de milho seco (Sim, é muito mesmo).
Coloquei todos na panela de pressão com o dobro da quantidade de água, liguei na maior boca do fogão e deixei pegar pressão. Depois de pegar pressão abaixei o fogo para médio e contei 30 minutos. Após o cozimento de meia hora, desliguei o fogo e deixei a panela esfria por 15 minutos (Sem tirar a pressão). Passados os 15min, tirei a pressão da panela, espalhei em duas formas grandes e deixei secar por aproximadamente 2h. Depois das duas horas, juntei todo o milho numa forma e apliquei 80g de gesso (2% do peso seco do milho).
Erros:
1. Quantidade de milho foi muito grande, não imaginei que fosse absorver tanta água.
2. Apliquei muito gesso.
Profilaxias:
1. Reduzir a quantidade de milho seco para 2,5-3kg.
2. Aplicar 1,5% ou 1,25% de gesso.
- Envase
Envasei o milho em dez (10) potes de conserva de 800ml e em dois (2) potes de 600ml.
Os potes possuem um(1) furo para troca de ar que foi tapado com duas(2) camadas de fita micropore por dentro e por fora (4 no total) e um(1) furo com uma tampa de penicilina para a inoculação.
- Esterilização
2h de pressão no fogo baixo.
- Inoculação
Eu construi uma cabine de fluxo laminar em casa, então este será o teste da mesma.
Limpei ela todinha com Lysol e alcool. Liguei ela e coloquei tudo o que seria utilizado nela (limpei tudo com alcool antes de colocar dentro).
1. Suguei o conteúdo da CL de MDK para uma seringa, flambei a agulha e inoculei com 2ml 5 potes de 800ml.
2. Suguei o conteúdo da CL 2 de MDK para uma seringa, flambei a agulha e inoculei com 2ml 5 potes de 800ml.
3. Suguei o conteúdo da CL de Pan para uma seringa, flambei a agulha e inoculei com 2ml 1 pote de 600ml.
4. Suguei o conteúdo da CL 2 de Pan para uma seringa, flambei a agulha e inoculei com 2ml 1 pote de 600ml.
Erro:
1. Estava com pressa, pois estava para sair de viagem, então não vedei com silicone a Cabine de fluxo laminar.
Profilaxia:
1. Vedar com silicone de banheiro.
- Colonização
Não estou mantendo os potes em ambiente controlado, pois na minha cidade está fazendo entre 23-30 graus, o que é ótimo para a colonização.
SEMANA 1
Pans:
Colonização absurdamente rápida, em menos de uma semana já chacoalhei os potes e hoje já estão quase 100%
Segue imagens:
Cubensis:
Colonização também se mostrou muito rápida e promissora, em 1 semana já estavam 25-30% colonizados.
Chacoalhei eles e estão crescendo bem.
Segue imagens(Tirei foto apenas de dois potes, todos estão parecidos aos dois):
SEMANA 2
A corrida Micelial vai bem, os potes estão avançando de forma satisfatória. Porém, ouve a perda de dois potes, um MDK e um Pan.

Última edição: