Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Iniciante querendo avançar

Diário de cultivo problemático.
Raças
Psilocybe Cubensis MDK, Panaeolus Cyanescens
Inoculação
24/12/2021
Inoculação via
Cultura Líquida
Assepsia (Inoculação)
Cabine de fluxo laminar caseira
Terrário
Monotub
Técnicas
Bulk, spawn, Cultura líquida
Substratos
Milho
Olá! Me chamo Pedro e já estou no site um bom tempo, porém apenas observando e aprendendo aos poucos. Já fiz vários cultivos com o PF Tek e creio que já estou apto a ''passar de fase''.


  1. Fiz a compra de duas seringas com culturas líquidas, uma com Cubensis strain MDK e um Pan. Fiz 4 potes com 200 ml de água e 8g de mel em cada e esterelizei por 30 min na PP.
    Segue imagens: 1640923837199.png 1640923859922.png1640923896961.png1640923902785.png
    Creio que estão saudáveis, mas uma opnião de um camarada experiente me deixaria muito feliz!

    Erros cometidos na feitura das CL's:
    1. Não deixei uma saida de ar nos potes, o que acarretou num problema chato: na hora de inocular os potes, quase todo o conteúdo das seringas foi puxado por conta da pressão interna, então se ocorrer contaminação, terei de comprar CL's novas.
    2. O uso do Mel não me deu um resultado agradável por conta de sua cor, acredito que ele dificulta muito a visualização.

    Profilaxias:
    1: Fazer furos e tapar com filtro de seringas.
    2. Utilizar dextrose.


  2. Feitura do Spawn:
    Foram preparados aproximadamente 4kg de milho seco (Sim, é muito mesmo).
    Coloquei todos na panela de pressão com o dobro da quantidade de água, liguei na maior boca do fogão e deixei pegar pressão. Depois de pegar pressão abaixei o fogo para médio e contei 30 minutos. Após o cozimento de meia hora, desliguei o fogo e deixei a panela esfria por 15 minutos (Sem tirar a pressão). Passados os 15min, tirei a pressão da panela, espalhei em duas formas grandes e deixei secar por aproximadamente 2h. Depois das duas horas, juntei todo o milho numa forma e apliquei 80g de gesso (2% do peso seco do milho).

    Erros:
    1. Quantidade de milho foi muito grande, não imaginei que fosse absorver tanta água.
    2. Apliquei muito gesso.

    Profilaxias:
    1. Reduzir a quantidade de milho seco para 2,5-3kg.
    2. Aplicar 1,5% ou 1,25% de gesso.


  3. Envase
    Envasei o milho em dez (10) potes de conserva de 800ml e em dois (2) potes de 600ml.
    Os potes possuem um(1) furo para troca de ar que foi tapado com duas(2) camadas de fita micropore por dentro e por fora (4 no total) e um(1) furo com uma tampa de penicilina para a inoculação.


  4. Esterilização
    2h de pressão no fogo baixo.


  5. Inoculação
    Eu construi uma cabine de fluxo laminar em casa, então este será o teste da mesma.
    Limpei ela todinha com Lysol e alcool. Liguei ela e coloquei tudo o que seria utilizado nela (limpei tudo com alcool antes de colocar dentro).

    1. Suguei o conteúdo da CL de MDK para uma seringa, flambei a agulha e inoculei com 2ml 5 potes de 800ml.
    2. Suguei o conteúdo da CL 2 de MDK para uma seringa, flambei a agulha e inoculei com 2ml 5 potes de 800ml.
    3. Suguei o conteúdo da CL de Pan para uma seringa, flambei a agulha e inoculei com 2ml 1 pote de 600ml.
    4. Suguei o conteúdo da CL 2 de Pan para uma seringa, flambei a agulha e inoculei com 2ml 1 pote de 600ml.

    Erro:
    1. Estava com pressa, pois estava para sair de viagem, então não vedei com silicone a Cabine de fluxo laminar.

    Profilaxia:
    1. Vedar com silicone de banheiro.


  6. Colonização
    Não estou mantendo os potes em ambiente controlado, pois na minha cidade está fazendo entre 23-30 graus, o que é ótimo para a colonização.

    SEMANA 1
    Pans:
    Colonização absurdamente rápida, em menos de uma semana já chacoalhei os potes e hoje já estão quase 100%
    Segue imagens: 1640926497106.png1640926514233.png


    Cubensis:
    Colonização também se mostrou muito rápida e promissora, em 1 semana já estavam 25-30% colonizados.
    Chacoalhei eles e estão crescendo bem.

    Segue imagens(Tirei foto apenas de dois potes, todos estão parecidos aos dois):1640926751713.png1640926761286.png


SEMANA 2
A corrida Micelial vai bem, os potes estão avançando de forma satisfatória. Porém, ouve a perda de dois potes, um MDK e um Pan.
1641604363525.png // Potes perdidos:1641604418657.png // Pan 100%:1641604511063.png
 
Última edição:
É difícil opinar sobre a qualidade da CL.
Mesmo pessoalmente só é fácil identificar quando tem um contaminante muito diferente e muito desenvolvido.
Apenas testando para saber.
Mas se tinha seringas boas e fez tudo direitinho, é muito pequena a chance de contaminar.

Achei só um pouco estranho o pote totalmente colonizado de pans, a parte de cima está muito algodoada/fluffy.
Que na verdade o estranho seria a diferença na cor e textura, por foto é complicado.

O milho não dá para opinar quando estão regenerando após a chacoalhada.

Enfim, bom cultivo e atualize pra gente acompanhar.
 
É difícil opinar sobre a qualidade da CL.
Mesmo pessoalmente só é fácil identificar quando tem um contaminante muito diferente e muito desenvolvido.
Apenas testando para saber.
Mas se tinha seringas boas e fez tudo direitinho, é muito pequena a chance de contaminar.
Entendi, obrigado!
Achei só um pouco estranho o pote totalmente colonizado de pans, a parte de cima está muito algodoada/fluffy.
Que na verdade o estranho seria a diferença na cor e textura, por foto é complicado.
Eu também achei, mas pelo o que eu li e vi dos outros diarios, o Pan é bem mais algodoado que o cubensis
1640932690535.png1640932707840.png1640932727036.png
Enfim, bom cultivo e atualize pra gente acompanhar.
Vou atualizar sim, muito obrigado companheiro.
 
Amigo, em primeiro lugar meus parabéns pelo cultivo, espero que tenha dado certo.
Fiquei curioso sobre a tampa dos seus potes de conserva, como você fez ? você comprou pronto ? qual é o nome disso para eu procurar sobre ?
É mais facil para inocular com essa tampinha ?, você na esterilização coloca uma microporo lá e depois que terminar inocula e coloca outra microporo por cima ?
um abraço!
 
Amigo, em primeiro lugar meus parabéns pelo cultivo, espero que tenha dado certo.
Fiquei curioso sobre a tampa dos seus potes de conserva, como você fez ? você comprou pronto ? qual é o nome disso para eu procurar sobre ?
É mais facil para inocular com essa tampinha ?, você na esterilização coloca uma microporo lá e depois que terminar inocula e coloca outra microporo por cima ?
um abraço!
São tampas de borracha para frasco de penicilina
Pra colocar precisa fazer um furinho estreito (11~12mm) na tampa com a furadeira e depois encaixar.
Assim não precisa remover a tampa do pote na hora de inocular ou extrair o material.

Quanto à última questão, sobre fechar com microporo, tbm tenho essa dúvida pois todas as pessoas que vi usando deixaram abertas com o furo exposto... será que tem algo na parte interna que não deixa o ar passar??
 
Quanto à última questão, sobre fechar com microporo, tbm tenho essa dúvida pois todas as pessoas que vi usando deixaram abertas com o furo exposto... será que tem algo na parte interna que não deixa o ar passar??
Não faço ideia amigo, no seu caso você inoculou direto nessa tampa com a seringa ? por via das duvidas eu tamparia ela com microporo e depois de inocular só mais um microporo no furo. Não creio que essa tela de metal gere alguma proteção contra contaminantes (no caso do pessoa que deixar o buraco aberto)
O negócio acho que é tentar e ver kkk
 
A "rolha de borracha" ou tampa de penicilina é autocurante e serve apenas para inoculação.

Após a passagem da agulha ela se fecha.

Quando utiliza ela, precisa de outro furo na mesma tampa, fechado com micropore ou perlon ou filtro qualitativo.

Outra maneira, com a mesma eficiência é fazer apenas um furo na tampa e colocar micropore antes de ir na panela de pressão.

Depois de esterilizado, tirar o micropore, inocular e colocar uma fita nova ou furar o micropore e colocar outra camada.
 
A "rolha de borracha" ou tampa de penicilina é autocurante e serve apenas para inoculação.

Após a passagem da agulha ela se fecha.

Quando utiliza ela, precisa de outro furo na mesma tampa, fechado com micropore ou perlon ou filtro qualitativo.

Outra maneira, com a mesma eficiência é fazer apenas um furo na tampa e colocar micropore antes de ir na panela de pressão.

Depois de esterilizado, tirar o micropore, inocular e colocar uma fita nova ou furar o micropore e colocar outra camada.
@Texugo, muito obrigado pelas suas considerações, só me restou algumas dúvidas.

O furo normalmente você faz com um prego comum ou com alguma broca fina ?

Penso em um buraco bem pequeno de preferencia o menor prego possível, apenas com o fogo em inoculação, ou devo pensar em um buraco maior para haver troca durante a pressão e ou a criação do micélio ?

Duas fitas microporos(uma para a panela de pressão e uma após a inoculação) não atrapalham a troca de ar ?
valeu!
 
@Texugo, muito obrigado pelas suas considerações, só me restou algumas dúvidas.

O furo normalmente você faz com um prego comum ou com alguma broca fina ?

Penso em um buraco bem pequeno de preferencia o menor prego possível, apenas com o fogo em inoculação, ou devo pensar em um buraco maior para haver troca durante a pressão e ou a criação do micélio ?

Duas fitas microporos(uma para a panela de pressão e uma após a inoculação) não atrapalham a troca de ar ?
valeu!

Eu utilizo brocas 7mm, porque as rolhas são para esse tamanho de furo, então utilizo para a troca de ar porque já está na furadeira.

O importante mesmo é ter furo, pela quantidade de troca de ar que precisa, não precisa ser muito grande.
Faria pelo menos de 5mm, que é a broca mais fina que tenho, acho mais fácil furar assim do que com prego.
Na prática, os microporos da... micropore farão um furo grande ser inúmeros mini furinhos, que não deixam passar contaminantes.

Quando eu utilizava aluminio, fazia os furos com a agulha ou palito de dente, que são bem menores e já é suficiente.

Duas camadas são piores que apenas 1, mas não vai ser suficiente para estagnar a colonização.
Eu prefiro tirar, inocular e colocar só 1 camada nova.
Mas um iniciante pode não ter os cuidados necessários e permitir a passagem de contaminantes (passando o braço ou equipamento em cima do furo aberto, movimentando muito o ar), nesse caso 2 camadas seriam mais fáceis, com menos risco.
 
Eu utilizo brocas 7mm, porque as rolhas são para esse tamanho de furo, então utilizo para a troca de ar porque já está na furadeira.

O importante mesmo é ter furo, pela quantidade de troca de ar que precisa, não precisa ser muito grande.
Faria pelo menos de 5mm, que é a broca mais fina que tenho, acho mais fácil furar assim do que com prego.
Na prática, os microporos da... micropore farão um furo grande ser inúmeros mini furinhos, que não deixam passar contaminantes.

Quando eu utilizava aluminio, fazia os furos com a agulha ou palito de dente, que são bem menores e já é suficiente.

Duas camadas são piores que apenas 1, mas não vai ser suficiente para estagnar a colonização.
Eu prefiro tirar, inocular e colocar só 1 camada nova.
Mas um iniciante pode não ter os cuidados necessários e permitir a passagem de contaminantes (passando o braço ou equipamento em cima do furo aberto, movimentando muito o ar), nesse caso 2 camadas seriam mais fáceis, com menos risco.
Muito obrigado @Texugo, farei isso no futuro, vou comprar esses tampões de penicilina(rolha 7mm) para inocular e vou abrir um furo de pelo menos 5mm com broca, te desejo prósperas colheitas :)
 
Muito obrigado @Texugo, farei isso no futuro, vou comprar esses tampões de penicilina(rolha 7mm) para inocular e vou abrir um furo de pelo menos 5mm com broca, te desejo prósperas colheitas :)
Não sei se posso postar link para o youtube aqui no fórum mas coincidentemente o canal Portal do Cogumelo postou hoje um tutorial sobre como colocar as tampinhas. Segue o link caso você ou algum usuário futuro tem curiosidade:

 
Não sei se posso postar link para o youtube aqui no fórum mas coincidentemente o canal Portal do Cogumelo postou hoje um tutorial sobre como colocar as tampinhas. Segue o link caso você ou algum usuário futuro tem curiosidade:



Eu achava que não, mas se você conseguiu, é porque os Admin permitiram o recurso, então pode. Até manifestação em contrário.
 
Back
Top