Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Iniciante - Dúvidas Diversas

seijun

Cogumelo maduro
Cadastrado
22/02/2010
1
46
Caros, vendo estudando sobre a criação de cogus há certo tempo e acredito que, finalmente, começarei a cultivá-los. A minha situação é a seguinte: além de querer fazer um cultivo barato, eu moro sozinho mas, lá de vez em quando, alguns parentes vem me visitar e passam uns dias aqui, então eu não poderia comprar nada, digamos, "suspeito" e, além disso, o meu terrário precisaria ser desmontável rapidamente. Então, vamos às dúvidas:

A temperatura por aqui está oscilando entre 24~30ºC

1) É possível fazer a inoculação sem usar uma glovebox? Se sim, com que fatores eu devo tomar extremo cuidado para que não haja contaminação?

2) A etapa de colonização pode ser feita sem um controle de temperatura?

3) Sobre o terrário, tentando ser o mais discreto possível, acredito que a única opção é usar um balde, o seguinte procedimento funcionaria ? Preencher só o fundo do balde com água, colocar o bolo (após fazer um dunk) apoiado em algo de modo que fique acima da água e tampar o balde com filme plástico de cozinha.

4) Usando o terrário acima, ou algum outro barato que vocês me indicarem, a pinagem e frutificação poderia ser feita sem um controle de temperatura e sem borbulhadores de água? Espirrar água de hora em hora nas paredes do balde seria suficiente?
 
Caros, vendo estudando sobre a criação de cogus há certo tempo e acredito que, finalmente, começarei a cultivá-los. A minha situação é a seguinte: além de querer fazer um cultivo barato, eu moro sozinho mas, lá de vez em quando, alguns parentes vem me visitar e passam uns dias aqui, então eu não poderia comprar nada, digamos, "suspeito" e, além disso, o meu terrário precisaria ser desmontável rapidamente. Então, vamos às dúvidas:

A temperatura por aqui está oscilando entre 24~30ºC

1) É possível fazer a inoculação sem usar uma glovebox? Se sim, com que fatores eu devo tomar extremo cuidado para que não haja contaminação?

2) A etapa de colonização pode ser feita sem um controle de temperatura?

3) Sobre o terrário, tentando ser o mais discreto possível, acredito que a única opção é usar um balde, o seguinte procedimento funcionaria ? Preencher só o fundo do balde com água, colocar o bolo (após fazer um dunk) apoiado em algo de modo que fique acima da água e tampar o balde com filme plástico de cozinha.

4) Usando o terrário acima, ou algum outro barato que vocês me indicarem, a pinagem e frutificação poderia ser feita sem um controle de temperatura e sem borbulhadores de água? Espirrar água de hora em hora nas paredes do balde seria suficiente?

Olá.

1) É possivel sim sem uma glovebox. Mas utilize um espaço pequeno (como uma pequeno banheiro ou quartinho); certifique-se que todas as janelas estão fechadas para dificultar a circulação de ar e de contaminantes; inocule os potes em cima de uma superfície lisa, como uma mesa de madeira ou aquelas de metal de boteco; também esterilize todo o ambiente com lysol spray e alcool 92%, matando todos os bichos malditos que contaminam nossos cultivos hehehhe; também use luvas e máscara cirúgicas pq nós também somos contaminantes.

2) Até poderia, dependendo da temperatura ambiente da sua cidade. Mas seria interessante você comprar um termômetro daqueles antigos de mercúrio mesmo, porque os termômetros digitais têm de ser pressionados na ponta para medir a temperatura, e os antigos medem a temperatura ambiente deixando em qualquer lugar. Para colonização de 27º a 30º e para frutificação de 22º a 24º.

3) Se o balde for transparente e algum parente checar, jogue uma toalha por cima por algum tempo. Para os cogus nascerem não é há necessidade de luz 24h por dia, então, se durante o dia os parentes estiverem aí, cubra o balde com alguma coisa pra desfarçar e à noite quando todos estiverem dormindo você coloca uma lâmpada para iluminár os cogus. Ou seja: troque o dia pela noite heheh.

4) Epirrar água 1x ao dia é o suficiente. Lembre-se também de trocar o ar 2x ao dia, senão os cogus sufocam hehehe.


Um abraço
 
brods
nao acho uma boa idéia nao
trocar a noite pelo dia
vc vai influenciar no seu ciclo metabólico
sem duvida
dito por alguem aqui do cm nem lembro quem


e sobre isso de trocar ar
nao sei se é necessario
quando cultivei nao fiz troca de ar
e deu certo
tem um tópico aqui
que tem um vídeo
em que eles sao cultivados
dentro de um saco plástico
ou seja
colonizam e frutificam
com exatamente o mesmo ar
 
uma dica que eu te dou
vai de vc seguila ou nao
em vez de colocar alguma estrutura
para que o bolo fique sobre a agua
coloque bolas de argila expandida
com agua só no fundo
ajuda a lançar umidade no ar
 
Não precisa incubar no escuro, pode inocular e deixar pegando luz até completar 100%.
A troca de ar, acelera a colonização.
As informações que temos são de muitos anos atras, hoje essas condições já foram revistas.
Eu cultivo sob as novas condições é não tem erro.
 
Não precisa incubar no escuro, pode inocular e deixar pegando luz até completar 100%.
A troca de ar, acelera a colonização.
As informações que temos são de muitos anos atras, hoje essas condições já foram revistas.
Eu cultivo sob as novas condições é não tem erro.

Há diferença na velocidade de colonização entre deixar os potes no escuro e na luz do dia?

Não sabia que podia deixar colonizando sem ser no escuro... Vivendo e aprendendo!
 
Há diferença na velocidade de colonização entre deixar os potes no escuro e na luz do dia?


Eu já experimentei com a strain Matias Romero há alguns anos e notei uma sensível diferença.

A colonização no escuro foi bem mais rápida. Pelo que me lembro questão de dias.
 
Um amigo nosso apresentou umas Anotações de Roger Rabbit com essas considerações, desconfei, mas testei e vi que estavam certas.

Meus copos hoje ficam na luz, desde que inoculo e tem colonizado bem rápido, também estou usando só CL nos últimos cultivos, o que acelera muito a colonização.
Quanto a troca de ar, já usava a algum tempo, quando parava o crescimento, agora já inoculo e ponho filtro na tampa para troca de ar.

Fiz muitos anos no modo antigo, mas troquei para o moderno e tem dado resultado positivo.
 
Bom, como recebi ontem meu carimbo (pedi Matias Romero e pelo jeito não tinham e me enviaram A+ Albino), começarei hoje o meu 1º cultivo. Vou testar deixando 3 potes colonizando no escuro e 3 potes colonizando na claridade.

Dúvidas:

1) Daqui alguns dias quando os potes estiverem 100% colonizados e eu os aniversariar no meu terrário, qual é o melhor "vedante para trocas gasosas sem contaminar": papel filtro? algodão? acrilon (não sei se é assim que se escreve)?

2) Alguém tá teve experiências com a strain A+ Albino?


Abraço blood brothers....
 
após a inoculação é inviável embalar os vidros em sacos plásticos ( desses de freezer) [para evitar contaminação]?
 
após a inoculação é inviável embalar os vidros em sacos plásticos ( desses de freezer) [para evitar contaminação]?

Não é inviável, mas é desnecessário. Um vidro bem lacrado e esterilizado é muito raro contaminar. Quando contamina é por outras razões como, esterilização mal feita, falha durante a inoculação, carimbos contaminados, etc.
 
após a inoculação é inviável embalar os vidros em sacos plásticos ( desses de freezer) [para evitar contaminação]?

Experimente passar álcool mais plástico filme. Gruda que é uma beleza, e dá uma segurança maior, caso as tampas não sejam herméticas.

qual é o melhor "vedante para trocas gasosas sem contaminar": papel filtro? algodão? acrilon (não sei se é assim que se escreve)?

Eu uso acrilon para tampas metálicas com furo no centro, e máscaras cirúrgicas para tampas de papel alumínio¹. Mas qualquer material com porosidade menor ou igual a 5 mícrons irá funcionar. O ideal é que o nível de CO² fique entre 10000ppm e 5000ppm. Acima disso, o micélio cresce lentamente e chega a estagnar. Com pouco CO², mais do substrato será digerido, porém, a colonização se dá rapidamente. Cuidado com aberturas grandes, elas podem secar demais os grãos superiores. Growers experientes dizem que a colonização sob luz amena acelera em alguns dias o processo.

O micélio produz calor ao colonizar. Isso pode ajudar a "pular" a incubadora, usando caixa de papelão/sapato para mantê-los aquecidos.

¹
SAPAWN 2 - FILTER.JPG SPAWN MDK.JPG
 
Back
Top