Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Em Andamento Iniciando com PE7 e TAT

Diário de cultivo em andamento.
Raças
Penis Envy 7 Plus, True Albino Teacher
Inoculação
25/02/2024
Inoculação via
Cultura Líquida
Assepsia (Inoculação)
Ar livre
Aniversário
01/02/2024
Terrário
Caixa organizadora
Técnicas
Esterelização total
Substratos
Pó de coco, vermiculita grossa
Bom, nessa primeira fase passei algumas semanas estudando sobre o cultivo e já fui fazendo a compra de todo material necessário, eu queria qualidade queria beleza então procurei fazer da forma mais profissional possível, quando minhas ceringas chegaram meu primeiro passo foi fazer as culturas liquidas, elas ainda estão em desenvolvimento e na verdade estão se desenvolvendo muito bem, fiz uma incubadora adaptada que está indo muito bem com 3 dias de cultura o fungo se multiplicou muito.IMG_7761.pngIMG_7751.jpeg

Ontem fiz as primeiras inoculações, bom não sei se a quantidade tá correta mas pelo que vi eram 2 ml para cada 150 de milho aproximadamente mas coloquei 2ml em 270 acredito que vá dar certo então fiz a preparação do milho.
IMG_7763.jpeg

No mesmo dia mais tarde fiz a inoculação do fungo nos potes limpei tudo muito bem esterelizei todo o local com álcool 70, também ultilizei luvas máscara....
IMG_7764.jpeg
A finalização desse processo coloquei eles junto a minha incubadora improvisada para selar os potes de plástico ultilizei filtros de ar que comprei em uma loja fúngica...
IMG_7766.jpeg
Não sei quanto tempo irá demorar pra ver os primeiros pigmentos brancos, não ultilizei nada além do milho... E pra falar a verdade uma grande dúvida é sobre como vou finalizar o substrato por que vi vários métodos mas não sei a medida certa para monotubes de 30l como esses:
IMG_7767.jpeg
Quanto ao substrato optei por pó de coco e vermiculita grossa comprei em grande quantidade pois aqui é difícil de achar e vai me render muitos flushs... Mas ainda sim preciso saber a proporção certa e o método certo de esterelizar esse solo... Vocês poderiam me ajudar ? E tmb quanto tempo leva pra o fungo desenvolver no milho e se preciso balançar as vezes igual a cultura liquida...
IMG_8038.jpeg
Meus bebês já estão quase no ponto mas não vou esperar mais, vou qniversqriar o primeiro balde hoje, aqui são só da raça Penis Envy 7 Plus, uma raça um pouco complicada para cultivo mas vem se desenvolvendo muito bem, hoje já fazem 17 dias dês da inoculação no milho, detalhe não usei nada além do milho e a seringa....
IMG_8040.jpeg
Meu balde está aqui, usei um método ensinado aqui no grupo, coloquei 1.5l de vermiculita e 1.5l de pó de coco para 1l de sementes e 450 ml de água para cada litro do substrato dando um total de 1.35l o pó de coco era seco muito seco já que eu comprei artesanal e não de marca... Fervo a água e coloquei fervendo no substrato mechi com uma colher esterelizada e tampei irei deixar por 6h lá e dps retorno com a finalização desse primeiro monotube, após isso farei daqui 4 dias o aniversário de mais 2, uma dasinhas sementes acabou contaminando ent irei perder um pote....
 

Anexos

  • IMG_7770.jpeg
    IMG_7770.jpeg
    898.3 KB · Visualizações: 5
Última edição:
Bom, nessa primeira fase passei algumas semanas estudando sobre o cultivo e já fui fazendo a compra de todo material necessário, eu queria qualidade queria beleza então procurei fazer da forma mais profissional possível, quando minhas ceringas chegaram meu primeiro passo foi fazer as culturas liquidas, elas ainda estão em desenvolvimento e na verdade estão se desenvolvendo muito bem, fiz uma incubadora adaptada que está indo muito bem com 3 dias de cultura o fungo se multiplicou muito.View attachment 212779View attachment 212778

Ontem fiz as primeiras inoculações, bom não sei se a quantidade tá correta mas pelo que vi eram 2 ml para cada 150 de milho aproximadamente mas coloquei 2ml em 270 acredito que vá dar certo então fiz a preparação do milho.
View attachment 212784

No mesmo dia mais tarde fiz a inoculação do fungo nos potes limpei tudo muito bem esterelizei todo o local com álcool 70, também ultilizei luvas máscara....
View attachment 212785
A finalização desse processo coloquei eles junto a minha incubadora improvisada para selar os potes de plástico ultilizei filtros de ar que comprei em uma loja fúngica...
View attachment 212786
Não sei quanto tempo irá demorar pra ver os primeiros pigmentos brancos, não ultilizei nada além do milho... E pra falar a verdade uma grande dúvida é sobre como vou finalizar o substrato por que vi vários métodos mas não sei a medida certa para monotubes de 30l como esses:
View attachment 212787
Quanto ao substrato optei por pó de coco e vermiculita grossa comprei em grande quantidade pois aqui é difícil de achar e vai me render muitos flushs... Mas ainda sim preciso saber a proporção certa e o método certo de esterelizar esse solo... Vocês poderiam me ajudar ? E tmb quanto tempo leva pra o fungo desenvolver no milho e se preciso balançar as vezes igual a cultura liquida...
Boa tarde brother os copos com milho levam de 7 a 10 dias para desenvolver uns até 12 15 dias no milho é mais rápido, sobre o substrato do monotube vc precisa calcular quanto de semente vc tem por exemplo vamos supor que tu tenha 1,5 litros de semente daí vc coloca 3 litros de substrato sempre assim tlgd é uma proporção boa pelo q estudei estou admirado de n ter ninguém comentando muitos sempre entram em discordância pq existe varias maneiras de se fazer e elaborar mais até onde sei 1 parte de semente pra 2 parte de substrato tá numa proporção boa
 
Boa tarde brother os copos com milho levam de 7 a 10 dias para desenvolver uns até 12 15 dias no milho é mais rápido, sobre o substrato do monotube vc precisa calcular quanto de semente vc tem por exemplo vamos supor que tu tenha 1,5 litros de semente daí vc coloca 3 litros de substrato sempre assim tlgd é uma proporção boa pelo q estudei estou admirado de n ter ninguém comentando muitos sempre entram em discordância pq existe varias maneiras de se fazer e elaborar mais até onde sei 1 parte de semente pra 2 parte de substrato tá numa proporção boa
Muito boa a sua resposta, mas ela se trata de litros kkk e eu não sou tão bom com conversões de medidas, eu mandei minha namorada estudar sobre a proporção do milho e fazer 4 potes os portes tem 500ml, falei pra não deixar tão cheio e pra fazer 4 potes, quando fui ver ela tava cozinhando 1kg de milho deram 7 potes 😅 mas tudo bem, distribui e pelo que verifiquei deu uma média de 150g por pote, coloquei 2ml de miscelio.... Em cada.. A caixa organizadora tem 30 litros são 4 caixas então 3 caixas iram com 2 de 150g eu acho não tenho certeza, mas se eu fosse colocar apenas o substrato para 150g de milho quantos ML ou Gramas de substrato eu usaria, lembrando que do total vou fazer 50/50 pó de coco e vermiculita
 
Muito boa a sua resposta, mas ela se trata de litros kkk e eu não sou tão bom com conversões de medidas, eu mandei minha namorada estudar sobre a proporção do milho e fazer 4 potes os portes tem 500ml, falei pra não deixar tão cheio e pra fazer 4 potes, quando fui ver ela tava cozinhando 1kg de milho deram 7 potes 😅 mas tudo bem, distribui e pelo que verifiquei deu uma média de 150g por pote, coloquei 2ml de miscelio.... Em cada.. A caixa organizadora tem 30 litros são 4 caixas então 3 caixas iram com 2 de 150g eu acho não tenho certeza, mas se eu fosse colocar apenas o substrato para 150g de milho quantos ML ou Gramas de substrato eu usaria, lembrando que do total vou fazer 50/50 pó de coco e vermiculita
Se eu fosse vc colocaria 4 copos de semente em uma caixa e 3 copos de semente em outra caixa compra um copo medidor aí vc vai ter a medição exata vamos lá 4copos vai dar um total de 600 ml de semente daí vc vai ter q usar 1litro e 200ml de substrato uma caixa 3 copos vai dar 450 ml de semente vc pode usar 1 litro de substrato se eu fosse vc faria uma só caixa com esses 7 copos seria mais fácil tipo vai da um pouco mais de 1 litro de semente e vc usaria 2 litros de substrato ficaria um monotube top [EDITADO - sem informações de contato em mensagens públicas, por favor]
 
Última edição por um moderador:
Se eu fosse vc colocaria 4 copos de semente em uma caixa e 3 copos de semente em outra caixa compra um copo medidor aí vc vai ter a medição exata vamos lá 4copos vai dar um total de 600 ml de semente daí vc vai ter q usar 1litro e 200ml de substrato uma caixa 3 copos vai dar 450 ml de semente vc pode usar 1 litro de substrato se eu fosse vc faria uma só caixa com esses 7 copos seria mais fácil tipo vai da um pouco mais de 1 litro de semente e vc usaria 2 litros de substrato ficaria um monotube top [EDITADO - sem informações de contato em mensagens públicas, por favor]
Não acha que seria muita semente pra pouco espaço ? Ou será que daria certo ?
 
Não acha que seria muita semente pra pouco espaço ? Ou será que daria certo uma caixa de 30 l pouco espaço pra menos de um litro de semente da certo sim

Não acha que seria muita semente pra pouco espaço ? Ou será que daria certo ?
Cara vc tem um total de 1 litro e 50 ml de semente usando 2 litros de substrato ficam 3 litros e 50 numa caixa de 30 litros claro q da certo sim fiz minha caixa com 3 a 4 litros no total substrato e semente ela tem 30 litros a caixa
 
Se eu fosse vc colocaria 4 copos de semente em uma caixa e 3 copos de semente em outra caixa compra um copo medidor aí vc vai ter a medição exata vamos lá 4copos vai dar um total de 600 ml de semente daí vc vai ter q usar 1litro e 200ml de substrato uma caixa 3 copos vai dar 450 ml de semente vc pode usar 1 litro de substrato se eu fosse vc faria uma só caixa com esses 7 copos seria mais fácil tipo vai da um pouco mais de 1 litro de semente e vc usaria 2 litros de substrato ficaria um monotube top [EDITADO - sem informações de contato em mensagens públicas, por favor]
E quanto ao método de esterelização desse substrato ? Eu comprei alguns sacos de polietileno pra colocar na panela de pressão mas na vdd acho quer não vai dar muito certo não, por que antes não sabia as medidas agr sei as medidas só não sei qual método vou usar pra esterelizar e tmb não sei quantos ml de água vai pra fazer os 1.2l de substrato, vou fazer assim, farei dessa forma dividido em 2 caixas, pra evitar que contamine ou algo do tipo já que é minha primeira vez não posso arriscar tanto (Ate por que investi muito pra produzir em uma larga escala,investi em equipamento de segurança esterelização... Investi em padrão de qualidade... Em genética selecionada..., preciso ter retorno pelo menos do que investi, tô investindo na medicina sagrada entende ?, Pra mim os cogus foram um divisor de águas dês de quando tomei pela primeira vez...), e quando colocar a semente no substrato já vou colocar 12 potes pra inocular tenho ceringa o suficiente pra isso daí quando chegar a colheita já vou por o outro nos outros 2 baldes e repetir o ciclo sempre fazendo CL no meio tempo igual a que tá incubando no momento... E também não sei ao certo se eu fizer esses 2 baldes quantos flushs vai dar e quantas gramas em média vou coletar... Não faço ideia... Por isso vim aqui pedir ajuda aos veteranos rsrs, a propósito segue anexo das minhas ziplock e dos sacos de polietileno
 

Anexos

  • IMG_7811.jpeg
    IMG_7811.jpeg
    1.1 MB · Visualizações: 3
  • IMG_7812.jpeg
    IMG_7812.jpeg
    899.6 KB · Visualizações: 3
E quanto ao método de esterelização desse substrato ? Eu comprei alguns sacos de polietileno pra colocar na panela de pressão mas na vdd acho quer não vai dar muito certo não, por que antes não sabia as medidas agr sei as medidas só não sei qual método vou usar pra esterelizar e tmb não sei quantos ml de água vai pra fazer os 1.2l de substrato, vou fazer assim, farei dessa forma dividido em 2 caixas, pra evitar que contamine ou algo do tipo já que é minha primeira vez não posso arriscar tanto (Ate por que investi muito pra produzir em uma larga escala,investi em equipamento de segurança esterelização... Investi em padrão de qualidade... Em genética selecionada..., preciso ter retorno pelo menos do que investi, tô investindo na medicina sagrada entende ?, Pra mim os cogus foram um divisor de águas dês de quando tomei pela primeira vez...), e quando colocar a semente no substrato já vou colocar 12 potes pra inocular tenho ceringa o suficiente pra isso daí quando chegar a colheita já vou por o outro nos outros 2 baldes e repetir o ciclo sempre fazendo CL no meio tempo igual a que tá incubando no momento... E também não sei ao certo se eu fizer esses 2 baldes quantos flushs vai dar e quantas gramas em média vou coletar... Não faço ideia... Por isso vim aqui pedir ajuda aos veteranos rsrs, a propósito segue anexo das minhas ziplock e dos sacos de polietileno
Brother esse processo de esterelizar os substratos da caixas vai ter que pasteurizar de q forma vc precisa pegar um balde que tenha tampa e vede pra n sair o ar ou uma tapawer grande q a tampa vede e aí coloca a quantidade de substrato a cada 1 litro se usa uma média de 400 ml de água pra cada litro é só calcular caso fique muita água vc vai tirando na mão espremendo pra n ficar com muita água

Brother esse processo de esterelizar os substratos da caixas vai ter que pasteurizar de q forma vc precisa pegar um balde que tenha tampa e vede pra n sair o ar ou uma tapawer grande q a tampa vede e aí coloca a quantidade de substrato a cada 1 litro se usa uma média de 400 ml de água pra cada litro é só calcular caso fique muita água vc vai tirando na mão espremendo pra n ficar com muita água
Ao produzir em grande escala como vc disse q vai produzir vários potes quanto mãos semente dentro da pressão maior o tempo de esterelizacao as contaminações depende de vários fatores uma delas é a esterilização
 
Brother esse processo de esterelizar os substratos da caixas vai ter que pasteurizar de q forma vc precisa pegar um balde que tenha tampa e vede pra n sair o ar ou uma tapawer grande q a tampa vede e aí coloca a quantidade de substrato a cada 1 litro se usa uma média de 400 ml de água pra cada litro é só calcular caso fique muita água vc vai tirando na mão espremendo pra n ficar com muita ág
Ao produzir em grande escala como vc disse q vai produzir vários potes quanto mãos semente dentro da pressão maior o tempo de esterelizacao as contaminações depende de vários fatores uma delas é a esterilização
isso exatamente, eu tinha visto algo sobre essa proporção vi um cara no YouTube que jogava a água fervendo pra pasteurização, deu essa mesma proporção de a cada 1l uma média de 400ml ele jogava lá e deixava de tampa fechada por duas horas depois só preparava o terrário, bom a dúvida mesmo é, esse método é bom ou tem algum que eu consiga fazer e me garanta mais segurança ? Na real esse substrato está sendo minha maior dúvida tô procurando aqui no fórum mais não tô encontrando...
 
Ao produzir em grande escala como vc disse q vai produzir vários potes quanto mãos semente dentro da pressão maior o tempo de esterelizacao as contaminações depende de vários fatores uma delas é a esterilização
Sim pretendo expandir as panelas de pressões acontece que as industriais são bem mais caras por isso optei por copos menores assim cada um estereliza mais rapidamente do que um grande entende ? E eu deixei 1:30 no total 15 minutos pegou pressão dps mantive as 1:15
 
Mano esse método do balde é muito eficaz tipo eu mesmo quando faço n abro até q esfrie tlgd

Sim pretendo expandir as panelas de pressões acontece que as industriais são bem mais caras por isso optei por copos menores assim cada um estereliza mais rapidamente do que um grande entende ? E eu deixei 1:30 no total 15 minutos pegou pressão dps mantive as 1:15
Digamos q sua panela seja pekena 4,5 litros e meio vc pode colocar 5 copos americanos por 1 hora e 20 min essa é uma dica eficaz
 
@Tio Harry NE
Mano, dentro do meu conhecimento limitado, eu acho que PE (polietileno) não pode ir para PP não...só polipropileno (PP).
Dá uma pesquisada melhor aí para não dar merda na tua esterilizadora.
 
Existem dois tipos de saco de polietileno, de baixa e alta densidade.
Esse último pode ser autoclavado, inclusive é vendido em lojas hospitalares, segue descrição
Aplicação:

"Os sacos para autoclave são utilizados no processo de descontaminação para posterior descarte, promovendo a inativação de microrganismos e remoção de resíduos em vidrarias, consumíveis e demais produtos de laboratório resistentes à autoclavagem. Produto de uso único e exclusivo em autoclaves.
Características:
Fabricados em polietileno de alta densidade (PEAD);
Transparentes;
Autoclaváveis (121°C, 15 psi, 15 min.);"
 
@Tio Harry NE
Mano, dentro do meu conhecimento limitado, eu acho que PE (polietileno) não pode ir para PP não...só polipropileno (PP).
Dá uma pesquisada melhor aí para não dar merda na tua esterilizadora.
Cara na vdd eu pedi lá esse saco e disse que era o que usava ela por comida no forno, eles me disseram que era esse, bom eu sei que ele é muito muito forte material muito forte mas não sei se resiste a temperatura então talvez eu faça um teste de 30 minutos, nas fotos abaixo eu coloquei o pé e puxei pra esticar e o resultado foi esse aí não rasgou e tmb não esticou tanto na mão quase impossível esticar... Não tenho certeza se é esse mas comprei... Se conseguir identificar por foto olha como ele dobra mostrando que é de fato bem firme

Mano esse método do balde é muito eficaz tipo eu mesmo quando faço n abro até q esfrie tlgd


Digamos q sua panela seja pekena 4,5 litros e meio vc pode colocar 5 copos americanos por 1 hora e 20 min essa é uma dica eficaz
Eu uso potes lacrados de 500ml
 

Anexos

  • IMG_7860.jpeg
    IMG_7860.jpeg
    1 MB · Visualizações: 2
  • IMG_7861.jpeg
    IMG_7861.jpeg
    1.1 MB · Visualizações: 2
Back
Top