Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

indor - iluminação com led

DanielCosta

Primórdia
Cadastrado
05/07/2012
13
30
36
Olá pessoal,
estou com uma dúvida em relação a iluminação, fiz um cultivo um tempo atras em um aquario, utilizando apenas pouca iluminação solar no período de flush e alternando com iluminação artificial de lâmpada florescente, pelo que reparei, o crescimento dos pinos foi direcionado muito mais para o lado da iluminação solar mesmo que muito fraca e indireta (o aquário de vidro não foi vedado de iluminação nas laterais) mas isso não foi um problema, os cogus cresceram bem =) mas desta vez eu pretendo fazer apenas com iluminação artificial e pesquisando em alguns sites encontrei leds para plantas indor e gostaria de saber se alguém já utilizou e se para o cultivo de PC faz alguma diferença se comparado estes leds para crescimento de plantas com uma lâmpada florescente branca 6500k, segue links dos leds:

http://greenpowercultivo.net.br/produto/painel-led-e27-54w-full-spectrum/
http://www.vegaeflora.com.br/todas-categorias/iluminacao-indoor/leds/ufo-led-135w-bivolt.html
http://www.amazon.com/WYZM-Spectrum...ments=p_n_feature_three_browse-bin:3594190011
 
e se para o cultivo de PC faz alguma diferença se comparado estes leds para crescimento de plantas com uma lâmpada florescente branca 6500k

Está brincando que pretende gastar todo esse dinheiro com uma lâmpada?

Além disso essas lâmpadas me parecem muito fortes para o cultivo de cogumelos. Você não precisa disso.

Se montar bem o terrário, isolado nas laterais, sem áreas brilhantes ou reflexivas no lado de dentro, basta usar uma lâmpada fluorescente normal, ou uma compacta. Das mais fracas. Vai diminuir o custo, diminuir o gasto com energia e diminuir o risco de acidentes.
 
Pensei q haveria diferença pro cogu dependendo do tipo de lâmpada, mas beleza, continuarei com a fluorecente =) obrigado pela atenção
 
Irmão, não utilizei nenhuma luz artificial no meu cuiltivo. Luz indireta durante o dia, e a luz do quarto até eu ir dormir, foi totalmente necessário pro cultivo, não esqueça que ele necessita de escuridão também.
 
Pra iluminação do terrário pra fins de frutificação e direcionamento dos cogumelos, é melhor usar luz mais fraca que mais forte?

Veja abaixo:

Se montar bem o terrário, isolado nas laterais, sem áreas brilhantes ou reflexivas no lado de dentro, basta usar uma lâmpada fluorescente normal, ou uma compacta. Das mais fracas. Vai diminuir o custo, diminuir o gasto com energia e diminuir o risco de acidentes.
 
Gostaria de por mais uma questão sobre luz artificial, que é sobre o espectro. Será que a luz LED tradicional e a Luz fluorescente de mercado fornecem o mesmo espectro de luz que a fungo necessita? Alguém tem um caso de sucesso usando led's tradicionais? Se sim quantos led,s foram usados?

Não quero usar luzes fluorescentes ou incandescentes se não for obrigatório.
 

Anexos

  • fig17-avnet_fig2t_22513.jpg
    fig17-avnet_fig2t_22513.jpg
    37.6 KB · Visualizações: 24
Pode usar uma lâmpada de led comum, de preferência com brilho branco. Comprei uma compacta por R$ 10,00 no Mercado livre, destas que servem em bocal de lâmpada comum. Ah, ia esquecendo, ela é de 7w.
 

Anexos

  • Screenshot_2016-01-28-23-47-55.png
    Screenshot_2016-01-28-23-47-55.png
    241 KB · Visualizações: 24
o mesmo espectro de luz que a fungo necessita?
Como o cogumelo só precisa de luz para orientação do crescimento dos frutos, basicamente qualquer luz serve, desde que não seja monocromática. Branco é uma mistura de várias cores, e também ajuda você a enxergar variações de cores, então é uma boa pedida.

Há também afirmações de que uma breve exposição diária a luz UV (por 0,5 ms) ajuda a induzir a frutificação. Mas nada imprescindível.
 
Eu não usei nenhuma luz no meu terrário Pet, usei só a luz indireta da janela e a do quarto até umas 01:00 am. Mas, ouvi falar que led no spectro azul ajuda, não sei se é verdade ou só mito.
 
Back
Top