indor - iluminação com led

DanielCosta

Primórdia
Membro Novo
Olá pessoal,
estou com uma dúvida em relação a iluminação, fiz um cultivo um tempo atras em um aquario, utilizando apenas pouca iluminação solar no período de flush e alternando com iluminação artificial de lâmpada florescente, pelo que reparei, o crescimento dos pinos foi direcionado muito mais para o lado da iluminação solar mesmo que muito fraca e indireta (o aquário de vidro não foi vedado de iluminação nas laterais) mas isso não foi um problema, os cogus cresceram bem =) mas desta vez eu pretendo fazer apenas com iluminação artificial e pesquisando em alguns sites encontrei leds para plantas indor e gostaria de saber se alguém já utilizou e se para o cultivo de PC faz alguma diferença se comparado estes leds para crescimento de plantas com uma lâmpada florescente branca 6500k, segue links dos leds:

http://greenpowercultivo.net.br/produto/painel-led-e27-54w-full-spectrum/
http://www.vegaeflora.com.br/todas-categorias/iluminacao-indoor/leds/ufo-led-135w-bivolt.html
http://www.amazon.com/WYZM-Spectrum-Hydroponics-Flowering-Fruiting/dp/B00HLBEMOG/ref=sr_1_4/181-7988162-6263435?s=hi&ie=UTF8&qid=1446306702&sr=1-4&refinements=p_n_feature_three_browse-bin:3594190011

Ecuador

Artífice esporulante
Administrador
e se para o cultivo de PC faz alguma diferença se comparado estes leds para crescimento de plantas com uma lâmpada florescente branca 6500k
Está brincando que pretende gastar todo esse dinheiro com uma lâmpada?

Além disso essas lâmpadas me parecem muito fortes para o cultivo de cogumelos. Você não precisa disso.

Se montar bem o terrário, isolado nas laterais, sem áreas brilhantes ou reflexivas no lado de dentro, basta usar uma lâmpada fluorescente normal, ou uma compacta. Das mais fracas. Vai diminuir o custo, diminuir o gasto com energia e diminuir o risco de acidentes.

psylodelic

Hifa
Membro Ativo
Irmão, não utilizei nenhuma luz artificial no meu cuiltivo. Luz indireta durante o dia, e a luz do quarto até eu ir dormir, foi totalmente necessário pro cultivo, não esqueça que ele necessita de escuridão também.

ExPoro

Psiconauta Apaixonado. Enteogenista Floyd-Gospel.
Membro Ativo

Ecuador

Artífice esporulante
Administrador
Pra iluminação do terrário pra fins de frutificação e direcionamento dos cogumelos, é melhor usar luz mais fraca que mais forte?
Veja abaixo:

Se montar bem o terrário, isolado nas laterais, sem áreas brilhantes ou reflexivas no lado de dentro, basta usar uma lâmpada fluorescente normal, ou uma compacta. Das mais fracas. Vai diminuir o custo, diminuir o gasto com energia e diminuir o risco de acidentes.

Trismegisto

Hifa
Membro Ativo
Gostaria de por mais uma questão sobre luz artificial, que é sobre o espectro. Será que a luz LED tradicional e a Luz fluorescente de mercado fornecem o mesmo espectro de luz que a fungo necessita? Alguém tem um caso de sucesso usando led's tradicionais? Se sim quantos led,s foram usados?

Não quero usar luzes fluorescentes ou incandescentes se não for obrigatório.

Anexos

Trismegisto

Hifa
Membro Ativo
Pode usar uma lâmpada de led comum, de preferência com brilho branco. Comprei uma compacta por R$ 10,00 no Mercado livre, destas que servem em bocal de lâmpada comum. Ah, ia esquecendo, ela é de 7w.
Caramba isso é led de alta luminosidade. O bom é que é compacta. Obrigado pela ajuda!

Abraço

Salaam`aleik

Kal-hifa
Administrador
o mesmo espectro de luz que a fungo necessita?
Como o cogumelo só precisa de luz para orientação do crescimento dos frutos, basicamente qualquer luz serve, desde que não seja monocromática. Branco é uma mistura de várias cores, e também ajuda você a enxergar variações de cores, então é uma boa pedida.

Há também afirmações de que uma breve exposição diária a luz UV (por 0,5 ms) ajuda a induzir a frutificação. Mas nada imprescindível.

SmollckeR

Hifa
Membro Novo
Tenho um LED desse pra cultivo de outro tipo de cultura, confesso que tenho a curiosidade de colocar no meu primeiro MONOTUB

CapriKiller

Hifa
Membro Ativo
Eu não usei nenhuma luz no meu terrário Pet, usei só a luz indireta da janela e a do quarto até umas 01:00 am. Mas, ouvi falar que led no spectro azul ajuda, não sei se é verdade ou só mito.

Superior