Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Incubadora termostatizada

Doodledoo

Cogumelo maduro
Membro Ativo
19/12/2005
19
68
Saudações.

Há algum tempo atrás montei uma incubadora com uma caixa plástica de 60 litros, um controlador microprocessado e um aquecedor de aquário. Hoje notei que está havendo um pouco de condensação dentro da incubadora, então tenho que fazer algo a respeito. Meu sistema de aquecimento consiste em uma caixa de 10 litros com uns 8 litros de água, aquecida por um aquecedor de 50W, mas a tampa da caixa não tem um encaixe hermético e é daí que vem a água condensada nas paredes. Num primeiro momento pensei em colar a tampa com silicone, mas não achei muito viável já que de tempos em tempos terei que abrí-la para trocar a água. Outra opção seria uma nova caixa com uma tampa que feche adequadamente. Segue algumas fotos.

1.jpg
1 - visão externa

2.jpg
2 - botão liga/desliga e controlador

3.jpg
3 - visão superior da parte interna

4.jpg
4 - sistema de aquecimento

Configurando o controlador para 31 graus, ela está conseguindo manter uma temperatura constante de 29 graus (deixo um termômetro de mercúrio sobre a tampa da caixa com água, onde teoricamente seria o local mais quente da incubadora). Pretendo incluir uma bomba submersa para ajudar a ter uma temperatura homogênea da água. Tenho também que melhorar a fiação, está meio bagunçada pro meu gosto. Alguma sugestão?
 
Olá caro amigo, tenho uma sugestão.
Porque não coloca o termopar dentro da incubadora mesmo e ajusta a temperatura para a temperatura que deseja dentro da própria incubadora? Muito melhor.
Acho mais interessante manter o termopar em baixo, onde ficarão os copos, para saber qual a temperatura real em que se encontra a região onde estão os copos.
Quanto ao seu problema de estar vazando umidade, você pode selar a caixa de algum modo, seja ele permanente ou não, pois ela estando selada, não tem porquê você trocar a água dela.

Abraços.
 
Fala Juramidam.

Fiquei um tempo longe do fórum, voltei a mexer com a incubadora hoje e desisti deste pote de plástico: tinha pensado em selar com silicone, mas mais cedo ou mais tarde eu teria que abrir pra trocar a água pq com certeza crescerão algas nela. Agora estou utilizando uma garrafa de 1 L lacrada com água no centro.
Vou fazer uns testes com o termopar fora, mas eu receio que a água pode esquentar demais até que o ar dentro da caixa estabilize a 30 graus. Outra coisa que vou testar é colocar um setpoint de 32 - 33 graus no controlador e acompanhar a temperatura da incubadora com um termômetro.
 
Seu sistema é interessante, e você tem todos os controles de temperatura, o que já ajuda muito. Esses aparelinhos são caros, então eles ajudam bastante na hora de manter a temperatura na incubadora. :geek:

Eu acho que essa caixa de plástico com água estava correta, pois distribuía o calor uniformemente. Uma garrafa pode não proporcionar isso! Eu não me preocuparia com uma pequena quantidade de água condensada nas paredes.
 
Esse microcontrolador foi retirado de um equipamento sucateado que ia para o lixo, acredita? Eram dois aparelhos, tirei os dois controladores e um termopar mas infelizmente somente 1 estava funcionando.

Pois é, acho que você tem razão; eu deixei a garrafa no centro da caixa e a parte superior dela fica bem quente, enquanto que o fundo fica frio (pois é onde está o termopar e não há agitação), então acaba aquecendo muito a garrafa. Isso não é um grande problema já que a caixa é grande e os copos estão afastados da fonte de calor, mas acho que a caixa estava me dando uma distribuição melhor do calor, como vc disse. Na veradade quero trocar esta caixa plástica por um isopor, acho que melhoraria ainda mais na estabilidade térmica. Na próxima atualização tem fotos!
 
Back
Top