Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Incubadora: Calor Seco ou Calor Úmido? Eis a Questão...

Galileu

Cogumelo maduro
Cadastrado
24/07/2008
13
56
Fala rapaziada,

sou mais um novo devoto nesta incansável busca de conhecimento. O cultivo agora é um objetivo e vou cumpri-lo! Venho descobrindo na internet muitos canais de informação. Nesta trajeória me deparei com uma discussão envolvendo o tipo de incubadora e os métodos pra manter a temperatura em 29 graus. A discussão era em torno de calor húmido (gerado por um aquecedor de aquário) versus o calor seco (gerado por lâmpadas). Os gringos estavam cometando que o calor húmido gerado pelo aquecedor de aquário afeta a humidade dentro dos copos. Os caras preferem usar lâmpadas. Queria saber qual é a opininao da galera. A discussão está aberta!

Incubadora: Calor Seco ou Calor Húmido? Eis a Questão...

Acredito que se forem utilizados os mesmos potes dos gringos, aqueles que costumamos ver com filtro perlon na tampa pode influenciar a umidade interna dos mesmos.

Em outros potes como PP com tampa e copos e potes lacrados com aluminio acho que isso nao ocorre de jeito algum...

Lançada a duvida, lançada a opiniao !

Good Vibes.

Tenho a mesma opinião da Cia. Oregon.

Quando utilizada a técnica PF com tampões de alumínio, o lacre feito após esterilização, isola totalmente o ambiente interno do externo.

Então, tanto faz utilizar calor seco ou úmido no processo de incubação dos fungos, pois não afeta a umidade do meio de cultivo.

Agora, um outro aspecto a ser reparado:

Se utilizada somente uma fonte de calor (aqueçedor, lâmpada), é importante o uso de algum dispositivo que dissipe uniformemente o calor gerado pela fonte, tal como um cooler, ou algum outro dispositivo que promova a circulação do ar, pois:

- o calor será mais intenso na face do copo/pote que estará perpendicular à linha de ação do aqueçedor (face mais perto da fonte de calor)

- esta diferença de calor entre as faces, que vamos chamar de dianteira (mais próxima) e traseira (face oposta), faz com que gotículas de água do substrato "rumem" para a face mais fria.

- percebe-se então, um substrato mais seco no ponto que está mais perto do aqueçedor, e substrato úmido e formação de gotículas na face oposta.

Utilizando o meio de circulação do calor uniforme dentro da incubadora, o deslocamento do líquido no substrato não ocorre, o que considero benéfico para o micélio.

Bom post :pos:

Acredito que se forem utilizados os mesmos potes dos gringos, aqueles que costumamos ver com filtro perlon na tampa pode influenciar a umidade interna dos mesmos.

Em outros potes como PP com tampa e copos e potes lacrados com aluminio acho que isso nao ocorre de jeito algum...

Lançada a duvida, lançada a opiniao !

Good Vibes.

Valeu irmão! Tá esclarecido! Também achei estranho um copo "air-tight" lacrado com alumínio ser influenciado por humidade. Acho que os gringos nem usavam filtro perlon, era alumínio mesmo. Enfim, por isso decidi postar aqui, fiquei na dúvida mesmo!

Tenho a mesma opinião da Cia. Oregon.

Quando utilizada a técnica PF com tampões de alumínio, o lacre feito após esterilização, isola totalmente o ambiente interno do externo.

Então, tanto faz utilizar calor seco ou úmido no processo de incubação dos fungos, pois não afeta a umidade do meio de cultivo.

Agora, um outro aspecto a ser reparado:

Se utilizada somente uma fonte de calor (aqueçedor, lâmpada), é importante o uso de algum dispositivo que dissipe uniformemente o calor gerado pela fonte, tal como um cooler, ou algum outro dispositivo que promova a circulação do ar, pois:

- o calor será mais intenso na face do copo/pote que estará perpendicular à linha de ação do aqueçedor (face mais perto da fonte de calor)

- esta diferença de calor entre as faces, que vamos chamar de dianteira (mais próxima) e traseira (face oposta), faz com que gotículas de água do substrato "rumem" para a face mais fria.

- percebe-se então, um substrato mais seco no ponto que está mais perto do aqueçedor, e substrato úmido e formação de gotículas na face oposta.

Utilizando o meio de circulação do calor uniforme dentro da incubadora, o deslocamento do líquido no substrato não ocorre, o que considero benéfico para o micélio.

Bom post :pos:

Nossa mãe, que fonte de informação ambulante você é?! To brincando irmão! Tu saca mesmo do assunto! O direcionamento relativo de calor me interessa muito.

Estou optando pelo calor seco, pois nunca gostei de misturar água com eletricidade (aquecedor de aquário). Enfim, caso particular, preferência minha mesmo.

Meu cooler é bem pequeno, mas consigo empilhar 12 copos de uísque (3 andares). Então nesse caso a necessidade de ventilação fica até mais acentuada, pois os copos de cima ficariam dramaticamente mais frios que os de baixo.

Acho que nesse caso específico, pode ser preciso bolar um sistema de ventilação mais bem pensado, né não?

To matutando aqui um esquema de como disseminar esse calor uniformemente nos 3 andares, visto que o calor se propaga na vertical.

Acho que o grande lance vai ser o posicionamento da ventuinha. Vamos ver no que vai dar!

No mais, valeu pelo comentário! Bom post, Excelente resposta!:D

Ah Galera! Só um comentário a parte da discussão. Me desculpem pelo erro absurdo de português: "calor húmido." É que passei muitos anos na gringolândia e tô ficando analfabeto na língua nativa:eek:

To me recuperando... Voltei recentemente ao país que tanto amo! :D

Back