Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Incubário com lâmpada incandescente

Mangano

Primórdia
Cadastrado
21/07/2011
49
31
39
Boa tarde amigos do CM!

Atualmente meu incubário constituí-se de uma pequena caixa de isopor com um aquecedor termostático de 25wts dentro de uma garrafa pet 600ml... nada de novo...

Bem, dois de meus bolos PF estão prontos para ir pro terrário... no entanto vou utilizar justamente o aquecedor no meu terrário por isso preciso improvisar um novo incubário...

Estou pensando em utilizar uma lâmpada incandescente para "chocar" os meus PFs... minha caixa de isopor também é bem pequena o que dificulta um pouco colocar uma lâmpada dentro (não me sentiria seguro com uma lampada muito próxima do isopor também....

Minha ideia é utilizar uma caixa de papelão ..... talvez duas (uma dentro da outra) para melhor isolamento... queria saber a opinião de vocês:

Considerando um incubário de lâmpada para 4 potes PF padrão (leia-se copos de whisky!), qual wattagem de lâmpada devo usar?? 10? 12? 60?

Desde já agradeço pelas respostas!
 
Há muitas variáveis, só você testando para saber!
 
Eae Cosmik,

Com certeza são diversas variáveis... Mas queria saber da galera que já tentou, só pra ter uma base pra começar com as experimentações... as vezes eu to pensando em uma lâmpada de 60 watts quando na verdade uma de 10 ou 12 watts seria mais do que suficiente....
 
Cara o seguinte eu não sei como é a temperatura ai na sua cidade, mas eu moro na serra gaucha ou seja é frio, por experiencia própria tenho um aquecedor destes de 25w com termostato e ele regulado na temperatura maxima simplesmente não é capaz de fornecer o calor pro terrário, pois quando ele atinge a temperatura maxima ele desliga voltando a ligar quando a temperatura da agua baixa. No meu caso eu deixei esse aquecedor para a encubadora que é bem menor que o terrário e lá ele foi eficiente.
Só consegui regular a temperatura na medida certa dentro do terrário com um aquecedor de aquario de 5w dentro de um pet 600ml ligado o tempo todo.
VLW
 
Baseando no que o @tchescko falou, uma alternativa barata é usar aqueles cobertores térmicos de emergência ou acampamento! :)
 
Alguem pode tirar minha dúvida.. No meu caso é ao contrário, a temperatura esta muito alta, tenho uma caixa térmica aqui, tava pensando de por umas 2 garrafas de 2lts com gelo, o que vocês acham? a temperatura varia em média de 20°C a 35°C
 
Alguem pode tirar minha dúvida.. No meu caso é ao contrário, a temperatura esta muito alta, tenho uma caixa térmica aqui, tava pensando de por umas 2 garrafas de 2lts com gelo, o que vocês acham? a temperatura varia em média de 20°C a 35°C

Pode ser feito, mas quando usamos gelo no terrário, a umidade relativa cai também. Não é o ideal para cultivos PF Tek, que requer um nível de umidade alta constantemente.
 
Ainda nao e o terrario, estou querendo por uns potes com milho pra incubar dentro dessa minha caixa termica (aquelas caixa da skol, mas pequena), visto que a temperatura aqui no Mato Grosso nao e das mais baixas, gostaria de alguma dica do que fazer para abaixar a temperatura, algo alem da garrafa?


Desculpe pela falta de acentos, problema no pc..
 
Ainda nao e o terrario, estou querendo por uns potes com milho pra incubar dentro dessa minha caixa termica (aquelas caixa da skol, mas pequena), visto que a temperatura aqui no Mato Grosso nao e das mais baixas, gostaria de alguma dica do que fazer para abaixar a temperatura, algo alem da garrafa?

Falha minha, nem notei que estava se referindo a incubadora. Além da garrafa você pode usar ventilador, ar condicionado, deixar a incubadora em uma área mais fria da sua casa. Ou melhor, já que a temperatura ambiente está acima dos 25 graus, nem precisa de incubadora.
 
Eu li que a temperatura nos potes fica mais alta que a temperatura ambiente, e nao pode ultrapassar os 41 caso ocorra acarretara na morte dos esporos, acha dificil disso ocorrer? Acho dificil a temperatura ambiente chegar perto dos 41 pois estamos no inverno aqui tambem.
 
Back
Top