Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Impermeabilização de terrário em isopor

MuiLok

Artífice esporulante
Contribuidor
26/09/2006
1,705
83
Olá Irmãos do CM.org

Estou em fase de pesquisas, pois vou fazer um novo terrário para meus cultivos. Meu terrário, montado em caixa de isopor, apresentou vazamento de água, no fundo. Ressalto que em momento nenhum ele foi furado ou "machucado" em sua base. O vazamento foi aparecendo, e por fora, o isopor começou apresentar algumas manchas, sinal de alguma possível contaminação pelo ambiente externo x água .

Como meu terrário novo vai ser de maior tamanho que o primeiro (que continua em uso), gostaria de saber se alguém sabe, ou me indica algum produto na qual possa ser utilizado em isopor, minha idéia é usar algo em estado líquido, a ser aplicado no fundo, e nas laterais até a altura de 3cm, evitando assim vazamento do fundo do terrário.

Eu, pessoalmente estava pensando em "pintar" o fundo e as laterais com tinta acrílica, a base de água. Será que algum componente/pigmento pode atacar o isopor?

Alguém me indica outro produto?

Muito obrigado, paz e luz aos irmãos!!!
 
Existem alguns tipos de vernizes acrílicos que são usadas em acabamentos artísticos, normalmente são incolores e tornam impermeáveis a superfície em que são aplicados, essas superfície podem ser papel, tecido ou isopor, talvez lhe seja útil.

acho que pesquisando no google pelas palavras chaves "verniz impermeabilizante isopor" você deve encontrar muitas informacões úteis.

Espero ter ajudado.
 
Fala Kliphos!!! Sempre eficiente né amigo....

Aprovei a idéia do Infected, porém não tive tempo ainda de pesquisar nada...e nem preciso mais né?

Infected...eu pensei muito, mas essa ídéia ainda não tinha vindo a tona, muito obrigado amigo. Agora, percebi o seguinte...eu possuo algumas bóias, essas utilizadas para pesca... que tem uma camada desse verniz. Seria o ideal.

Estou indo procurar hoje ainda, logo posto para vcs resultados, vou testar no reservatório de água por enquanto, pra ver se não ataca o isopor.

Obrigado turma, muita paz, luz e ótimo início de semana...
 
Então, atualizando a situação desse post...

Encontrei o produto indicado pelos irmãos acima, a termolina leitosa.

Ela se apresenta em pequenos frascos de 100, 150ml. Seu aspecto é como cola branca (essa que vcs usavam no colégio, pra quem não fugiu).

Agitava muito bem o produto, colocava em um copo de uisque, pois o pincel que utilizo tem largura de 2 1/2". Passei algumas demãos deste produto, dentro e fora do terrário, na parte inferior, onde pudesse haver vazamento de solução. Umas 4 demãos dentro (pra garantir) e 2 por fora.

Após a secagem, o produto fica transparente, deixando uma fina camada de verniz. A aplicação de mais demãos garante a eficiência da vedação.

O mesmo produto foi usado no recepiente que aloja a bomba de circulação, o gelo e a solução, pois estava começando apresentar sinais de umidade externa, denunciando vazamento.

Outra coisa que percebi, não sei se tem haver, é o seguinte: de uso de cloro, a solução com o tempo "ataca" a estrutura do isopor. Percebi isso, pois no início, usava solução com menor quantidade de cloro. Como, aos poucos, percebi vazamento, ficava emendando água quase que diariamente, e aumentei a quandidade de cloro então.

Estou fazendo novo terrário, logo que puder posto fotos

Paz e luz!!!
 
Bom.. então, pra não deixar mais dúvidas se alguém enfrentar o mesmo problema:

O uso de Termolina Líquida é eficiente. Os 2 terrários foram impermeabilizados, internamente e externamente. Ambos em funcionamento, sem problema algum de vazamento.:)

A necessidade de uso de terrários em isopor em minha região é alternativa para poder cultivar, lidando com altas e baixas temperaturas.:eek:

Pra ter idéia, agora estamos com 22º ambiente. Sábado amanheci com 6º, sábado a noite, 11º, e o terrário manteve constante 25º (frutificação), via controle digital/aquecimento. Em outros recepientes, eu teria muita perda térmica.

Saudações!!!!!
 
Ahh o pessoal sempre muito eficiente e prestativo!


Cara olha só, sabe aquelas caixas termicas, tipo de vender sorvete? ahahahah

É uma especie de isopor mas feito com outro material e grande até, pois é, o meu terrário e do ABRAXAS, seria nisso, acho que iria dar bem certo e sem chances de vazamento.

Essa semana vou tentar tirar uam foto da caixa e postar aqui.

Abraço!
 

Camarada Kliphos sempre pronto a ajudar! :pos:

Vc tem o espírito do fórum!

Kliphos é um dos raros do CM!
Sempre pronto a ajudar, a debater. Uma grande alma, eu diria.

Os créditos de ter descoberto o impermeabilizante do isopor, são todos dele, foi ele que, em um momento de desespero (meu) pesquisou o produto, e me apresentou as dicas e o nome certinho. O Infecto tb auxiliou, ele que disse que o produto existia.

Isso é trabalho em equipe. Isso torna o CM belo como é. Unidos pelas mesmas causas, com o mesmo poder em mãos.

sucesso, paz e luz!
 
Bah quando fui tirar as fotos da caixa que falei acima, ela estava sendo usada com cerveja ahsduhasdhuasd
Mas logo posto as fotos aqui.

Muilok, me responde uma coisa. Teu terrário é de isopor comum, tipo o do TapyKala? Não seria muito frágil amigo?


Abraço!
 
Bah quando fui tirar as fotos da caixa que falei acima, ela estava sendo usada com cerveja ahsduhasdhuasd
Mas logo posto as fotos aqui.

Muilok, me responde uma coisa. Teu terrário é de isopor comum, tipo o do TapyKala? Não seria muito frágil amigo?


Abraço!


Não percebo fragilidade nos terrários. Enfim, escolha uma caixa de isopor de qualidade. Utilizo caixas da marca Isoterm, porém já vi caixas de isopor no supermercado realmente frágeis. E aí está a diferença de qualidade do produto. As caixas por mim utilizadas são de boa qualidade, e as paredes do produto são bem espessas, inclusive a tampa, garantindo aspectos térmicos e robustez ao conjunto.

Tenho 2 terrários, um de 60 Litros, um de 100 Litros e a caixa de solução com gelo tb é da mesma marca, de 8 litros de capacidade. Logo que tiver material, postarei fotos do novo terrário que construi.

SUcesso na empreitada, unam as forças e sigam firme no cultivo!!!!
 
HUmmm

Bom mas o material que tenho, é uma caixa térmica, mas o material é outro, não é isopor, é uma espécie de plástico, entende?

Bom preciso tirar as fotos logo pra ser mais específico.
 
Que tipo de loja que vende termolina leitosa?
 
Meu amigo Muilok, esse seu topico veio a calhar na hora certa, estava precisando de ideias para o meu terrario, e isso me poupou um gasto bem grande com um aquario sendo que tenho duas caixas boas de isopor em casa mas fiquei com 2 duvidas vc usou perlita? e como vc fez para esterelizar a caixa de isopor?
 
Fala Marcarv

No meu terrário eu utilizo argila expandida para otimizar a umidade disponível.
O procedimento de limpeza é quase que padrão para todos os ambientes de frutificação.

Uma boa limpeza com um pano úmido, seguido de nova limpeza com pano úmido em água e cloro (10 gotas/litro), e um novo enxágue com água pura. Deixo escorrendo virado para baixo, evitando queda de contaminantes presentes no ar.

Para esterilizar a argila expandida, coloco o material dentro de uma pia, lavo bem com água corrente, deixo escorrer. Após, coloco a argila em um balde, onde ficam submersas em uma solução água + cloro (3 gotas/litro), por 10 horas. Escorro novamente, coloco no terrário.

Uma concentração muito alta de cloro na água da argila expandida, faz com que o borbulhador de aquário promova uma espuma. Se isto ocorrer, a solução deve ser drenada e acrescentado água fervida.

Good vibes:pos:
 
Muito obrigado, vou seguir seus passos e ja vou começar o meu terrario hj mesmo valeu!!!!!!!!!!
 
Back
Top