Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Identificar Abortos pela cor

spoo

Cogumelo maduro
Membro Ativo
17/03/2007
98
71
Como identificar os pins que irão abortar?
Gostaria de reunir alguns parametros pra melhorar nossa produçao.
Tenho em andamento um cultivo em balde onde tento identificar os pins que irao abortar.
Sabemos que abortos sao consequencias de temperatura, umidade e troca de ar fora dos parametros.
Nesta experiencia usei spaw de milho com esterco, pó de coco e vermiculita.
Muitos pins surgiram, porem muitos abortos ou frutos muito pequenos. Ta certo que no balde é bem dificil estabilizar temperatura e umidade corretos, entao vamos a observaçao.
Percebi que a coloraçao dos pins indica o futuro do cultivo.
Pins claros, do marrom claro ao amarelo: provavelmente umidade em excesso (substrato ou terrário)
Pins bem escuros: pouca umidade ou até mesmo pouco O2 , terrário com pouca troca de ar. (Nem irão crescer)
Pins marrom avermelhados: Frutos!
Nestas fotos da pra observar a quantidade de pins e suas cores. Os clarinhos cresceram poucos, alguns nao apresentaram esporos escuros e o chapeu ficou translucido, pouca potência também foi observado. Imagino umidade demais.
Os pins muito escuros nao cresceram, abortaram logo no inicio.
Os frutos colhidos eram pins marrom vermelho, cresceram normalmente.
Pelas fotos da pra perceber que pinou muito, porém a colheita poderia ser melhor.
Gostaria de saber se está correta essa observaçao das cores dos pins, pra que possa existir correções durante o processo.
IMG_2825.jpgIMG_2830.jpgIMG_2835.jpg
 
tenho tido problemas com aborto por aqui tambem,
nos meus baldes fiz quatro furos de aproximadamente cinco centimetros,e tapei com micropore, isso aumentou bastante a troca gasosa,diminuindo assim o numero de abortos,me parece que teu balde nao tem furos estou correto?
quanto a humidade acho que tem demais ate pela aparencia dos cogus na segunda foto,agora nao sei se acor dos pins indicariam quais seriam abortos e quais se desenvolveriam,aguardemos a opiniao dos mais experientes,estarei acompanhando esse topico
muita sorte ai
by the way,qual e a strain?
 
Upvote 0
Ahhh...esqueci de citar, a strain é cambodian, que eu adoro!
Nao fiz furos nos baldes, uso touca cirurgica pra tampar, entao a troca de ar nao deve ser o problema. Neste caso havia muita umidade mesmo, ficou bem evidente na aparencia dos cogus.
Qual seria uma taxa aceitável de abortos ? 10, 20, 30% dos pins? É possível ter 100% de aproveitamento da pinagem?
Lembro de observar abortos até mesmo nos selvagens nas épocas de caçada.
 
Upvote 0
Back
Top