Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Idéia de Terrario com controle quase exato da temp.

Aeon

Cogumelo maduro
Cadastrado
05/07/2007
32
69
Ola..
o que vou lhes mostrar agora é uma ideia que venho desenvolvendo a algumas semanas..
é um sistema de controle de temperatura baseado no que ja uso em computadores para refrigeração e a parte do aquecimento com o bom e velho aquecedor para aquario.
tudo ligado a um termostato digital externo com 2 saidas, tambem usados em aquarios e com os sensores devidamente posicionados dentro do terrario

basicamente tenho um reservatório de agua com duas saidas, 1 passa pela bomba de agua e vai para a tubulação e outra é por onde entra a agua que volta da tubulação.. na parte da entrada, a agua passa pelo waterblock que estara sendo resfriado pela pastilha peltier quando ativa pelo termostato.

indisp.png

http://www.mspc.eng.br/eletrn/peltier_110.shtml
para voces terem nocao do poder da peltier.
eu uso no meu computador para resfriar o processador que tem media de temperatura de +- 50°C para meros 10°C, sao muito utilizados em bebedouros, geralmente os mais potentes contam com esta maravilha.

indisp.png
para os que nao conhecem, um waterblock é usado em sistemas de refrigeração baseados em agua. procurem no google. vao encontrar muita coisa. o waterblock ideal seria um usado em processadores e feitos em cobre para nao ocorrer corrosao galvanica entre o block e a tubulação de cobre.

atualmente nao estou em condições financeiras de levar o projeto afrente, mas dicidi compartilhar isto com voces..
espero que seja util ;D
qualquer duvida, MP ou msn(doug_funny10@msn.com)
terei enorme prazer em ajudar !

Abraços, muita PAZ e muita LUZ para todos !
 
Dando uma ressucitada no assunto:

Esse verão aqui está na media dos 30 graus e to precisando controlar a temp. do meu terrário. Por ora estou enchendo dois copos de água e gelando no congelador. Aí eu vou alternado eles dentro do terrário. E além disso, na hora de borrifar água nas paredes do terrário, estou fazendo isso com água gelada. Essas são minha maneiras simplórias de abaixar a temp. do ambiente, mas não estou achando muito eficazes.

O que vocês acham? Isso adianta DE ALGUMA COISA ou não serve pra nada e o melhor seria eu tomar vergonha na cara e me dedicar de fato à um sistema de refrigeração descente?

Quem procura acha...

Abraços
A temperatura aqui na minha região tbm esta baixa,varia entre 28° a 30°

Apesar das trocas de garrafas ser um modo arriscado,mas mesmo assim ele é bem eficaz !
Eu utilizo garrafas de 500ml e de 1L para manter a temperatura baixa,variando as trocas entre 5 a 7hs,dependendo de como esta a temperatura no momento.Desse modo é possivel baixar a temperatura ate 15°,sabendo utilizar as garrafas elas dao resultado.

Da trabalho sim, mas para quem nao tem temperaturas baixas para cultivos e para quem nao tem um terrario refrigerado,essa é a solução.
Se esta interessado em montar um terrário refrigerado,a sulução das Pastilhas peltie no inicio de topico é uma das melhores opções,ja tem terrarios montados e funcionado normalmente com elas,é so da o Play e esperar a temperatura baixar.

Luz
 
Back
Top