Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Idéia de Terrario com controle quase exato da temp.

Aeon

Cogumelo maduro
Cadastrado
05/07/2007
32
69
Ola..
o que vou lhes mostrar agora é uma ideia que venho desenvolvendo a algumas semanas..
é um sistema de controle de temperatura baseado no que ja uso em computadores para refrigeração e a parte do aquecimento com o bom e velho aquecedor para aquario.
tudo ligado a um termostato digital externo com 2 saidas, tambem usados em aquarios e com os sensores devidamente posicionados dentro do terrario

basicamente tenho um reservatório de agua com duas saidas, 1 passa pela bomba de agua e vai para a tubulação e outra é por onde entra a agua que volta da tubulação.. na parte da entrada, a agua passa pelo waterblock que estara sendo resfriado pela pastilha peltier quando ativa pelo termostato.

indisp.png

http://www.mspc.eng.br/eletrn/peltier_110.shtml
para voces terem nocao do poder da peltier.
eu uso no meu computador para resfriar o processador que tem media de temperatura de +- 50°C para meros 10°C, sao muito utilizados em bebedouros, geralmente os mais potentes contam com esta maravilha.

indisp.png
para os que nao conhecem, um waterblock é usado em sistemas de refrigeração baseados em agua. procurem no google. vao encontrar muita coisa. o waterblock ideal seria um usado em processadores e feitos em cobre para nao ocorrer corrosao galvanica entre o block e a tubulação de cobre.

atualmente nao estou em condições financeiras de levar o projeto afrente, mas dicidi compartilhar isto com voces..
espero que seja util ;D
qualquer duvida, MP ou msn(doug_funny10@msn.com)
terei enorme prazer em ajudar !

Abraços, muita PAZ e muita LUZ para todos !
 
Poxa, outro nível :pos: parabéns.

Um dia eu chego lá. To na fase poor´s man ainda :D
 
Fala Doug Funny, abraço no Costelinha!:D
Coisa linda a galera chegando e botando a mão na massa!
Belo projeto. Esperamos ansiosos o resultado!

Paz e Luz!
 
Que beleza hein amigo? muito belo projeto e idéia.

Já chegou a testar se o resfriamento promovido pela pastilha é o suficiente para abaixar a temperatura interna de um terrário com volume próximo aos 100 Litros?

Se funcionar bem, o uso da pastilha elimina a atividade de adicionar gelo no reservatório, o sistema teria autonomia para operar por dias, sem intervenção do cultivador, apenas observação.

Leve o projeto adiante, torçemos pelo sucesso do mesmo.
Good vibes!:pos:
 
Poxa interessante mesmo, eu só havia visto estas pastilhas peltier pequenas... Parabéns pelo projeto e siga adiante... Tem alguma idéia de quanto gastaria se fosse comprar tudo de novo, mesmas peças marcas etc? Valeu, boa sorte e até logo!
 
Termostato Digital para chocadeira com 2 saidas : +- 80 reais
Pastilha de Peltier 70W: +- 50 reais
Dissipador + Ventoinha para o Peltier: +- 20 reais
WaterBlock Cobre: +- 90 reais
Aquecedor sem termostato: +- 30 reais
gastos com tubulação de silicone e tubulação de cobre: +- 50 reais
TOTAL: +- 320 reais.

o projeto nao é dos mais baratos, mas os produtos nao sao de dar problemas e é um sistema que duraria anos sem nemhuma manutencao se for bem feito.

qualquer duvida pode postar..

Que beleza hein amigo? muito belo projeto e idéia.

Já chegou a testar se o resfriamento promovido pela pastilha é o suficiente para abaixar a temperatura interna de um terrário com volume próximo aos 100 Litros?

Se funcionar bem, o uso da pastilha elimina a atividade de adicionar gelo no reservatório, o sistema teria autonomia para operar por dias, sem intervenção do cultivador, apenas observação.

Leve o projeto adiante, torçemos pelo sucesso do mesmo.
Good vibes!:pos:

com um peltier de 70W acredito que possa abaixar a temperatura de um terrario até maior que 100L
pois ele vai agir sobre a agua que passa pela tubulação, no caso de um terrario grande, a unica coisa a alterar seria a bomba, pelo fato de que para um terrario grande seria usado uma quantidade maior de tubos de cobre.

OBS: esqueci de mencionar o custo da bomba de agua na relação que postei anteriormente, uma bomba de agua com capacidade de 500L/H custaria cerca de 70 reais..
 
Última edição por um moderador:
Opaa XD . Show esse modelo aeww !!! Um dia eu ainda faço um assim ehehe . Eu tenho um modelo mais simples q tbm deu certo , em 1 semana a temperatura variou 0,4 C , testado e aprovado por mim . eh bem simples , talvez traga novas ideias a vcs , e alguem mais experiente possa aperfeiçoar esse modelo de terrario .
Como que se faz para postar imagem aqui :confused:
ai eu posto imagens deste modelo .
vlw galera 0/ .
 
Bom acho q consegui , mas se nao deu certo alguem me explica por favor , dai eu posto para vcs XD

0711_223934.jpg0711_224004.jpg0711_224046.jpg0711_224113.jpg

Eu fiz um buraco no pote de plastico com um ferro pontiagudo quente , passei o aquecedor de aquario e vedei com silicone , ate agora deu certo . espero q tenha valido pra algo isso ehehe , ta aeww a ideia , se alguem aperfeiçoar agradeço mto XD !!!
 
Última edição por um moderador:
WaterBlock Cobre: +- 90 reais

O projeto é perfeito, eu vinha pensando em algo do tipo a algum tempo, pensava em refrigerar um reservatorio com a peltier.

Otima sacada a do Waterblock cara, a alguns anos eu iniciei um projeto de um sistema de refrigeração a agua para o meu computador, quando vi o preço do WaterBlock desisti da brincadeira, eles eram muito caros, principalmente os bons, desde então eu nunca mais vi nada sobre.

Onde vc encontra WaterBlock por uma media de 90 e a peltier por 50 reais?
 

como voce fez o resfriamento da peltier amigo ??
e como vc a usou no sistema ?? direto no reservatorio ??
eu decidi mandar a peltier em um waterblock e to providenciando um cooler a altura(+-70W de calor gerado)
com a peltier, vc nao pode deixar que a diferenca de temperatura seja muito elevado, tem que ter um esquema de resfriamento muito bom dele, pois se ele esquentar d+, a solda fica totalemente comprometida uma vez q ocorre dilatação(calor) de um lado e o outro lado encolhe com o frio.
e lembrando tambem q se voce esta usando para resfriar, vc tem q cuidar muito bem da dissipação do calor dela, pq conforme ela acumula calor demais, o outro lado q deveria estar frio comeca a ficar quente tambem

O projeto é perfeito, eu vinha pensando em algo do tipo a algum tempo, pensava em refrigerar um reservatorio com a peltier.

Otima sacada a do Waterblock cara, a alguns anos eu iniciei um projeto de um sistema de refrigeração a agua para o meu computador, quando vi o preço do WaterBlock desisti da brincadeira, eles eram muito caros, principalmente os bons, desde então eu nunca mais vi nada sobre.

Onde vc encontra WaterBlock por uma media de 90 e a peltier por 50 reais?

os precos que eu coloquei foram uma media dos mais baratos do mercadolivre..

mas se comprar um cubo de cobre e levar numa tornearia acho q fica até mais barato
 
Última edição por um moderador:
Eu fiz um buraco no pote de plastico com um ferro pontiagudo quente , passei o aquecedor de aquario e vedei com silicone , ate agora deu certo . espero q tenha valido pra algo isso ehehe , ta aeww a ideia , se alguem aperfeiçoar agradeço mto XD !!!


Não tivesse problemas com o plástico? Derreter ou alguma coisa do tipo?

Vou produzir um terrário dessa maneira ai, só que por segurança, vou colocar uma lâmina de vidro por baixo do aquecedor. Talvez em isopor seja inviável, mas vale a pena testar, pra quem não tenha bala na agulha pruma caixa de plástico.
 
Show de iniciativa e maravilha seu projeto !!!

Parabéns e no aguardo do resultado tmb !!!

Good vibes .
 
Fala Aeon.

Uma das situações mais críticas de resfriamento de um ambiente de frutificação é a seguinte: temperatura ambiente =~35ºC, e a temperatura desejada no terrário =~18ºC (otimizada para pinagem).

Existem 2 maneiras de vc simular um teste:

1º caso: a água passa diretamente pela pastilha peltier, como você indicou na foto. Em um pequeno reservatório, (que para menor perda deve ser de isopor com tampa) estará a bomba de circulação de água, com saída em tubulação de silicone ou cobre, passando pela pastilha onde há troca de temperatura, seguindo para uma serpentina no terrário, retornando ao reservatório.

2º caso: a face fria da pastilha peltier está em contato direto com uma das paredes do reservatório, que deve ser de alumínio, (uma forma retangular, dessas de pão é uma boa) facilitando a troca térmica com a água dentro do mesmo. Então a bomba de circulação fica submersa na solução resfriada, fazendo a circulação pela serpentina no terrário.

Seriam estes os 2 principais casos para verificar se é possível atingir a temperatura desejada. TALVEZ o caso 1 apresente melhor funcionamento e menor perda térmica, pois o volume de água que passa pela pastilha, é inferior ao volume do reservatório.

Quanto à serpentina, pode-se utilizar mangueira cristal de parede fina, ou tubos de cobre que devem ser pintados para não apresentar corrosão.

Quanto a bomba de circulação, pode utilizar uma dessas pequenas de fonte, que dá conta do recado, e o custo é mais baixo, em torno de R$ 25,00.

Não sei qual é sua região, ou se seu objetivo é somente resfriar ou somente aqueçer o terrário, mas escolha um termostato onde é possíver reverter a função aquecimento/resfriamento, eu já utilizo um assim e consigo cultivar tanto no inverno, quanto no verão. Só não utilizo peltier, faço trocas diárias de gelo no verão, no inverno o sistema funciona com um aqueçedor de aquário que é acionado junto com a bomba de circulação.

Estamos torcendo pelo sucesso do seu projeto. Good vibes:pos:
 
Encontrei waterblock em uma faixa de preco que varia de 200 a 700 reais, os mais caros possuem desenhos dentro do block para oferecer resistencia a agua e melhorar a troca de calor.

Nesse projeto vc utilizou um reservatorio, caso vc ainda não tenha comprado a bomba submersa, eu recomendo uma bomba inline (aquelas que tem uma mangueira de entrada e outra de saida), a unica agua do sistema seria aquela dentro do encanamento.

Utilizando bombas inline o sistema vai ficar mais simples e acredito que mais eficiente.

Mais o problema do block ainda existe, é caro, para levar em um torneiro seria necessario comprar um bloco de cobre (100%) eletrolitico (não corroe) de pelo menos umas 500g ou 1k/g em um cubo, o que tmb não é barato.

A tubulação interna pode ser de mangueira pvc como o muilok disse, porem se quiser mais eficiencia com um preço mais baixo compre tubos de aluminio tem quase a mesma capacidade de transferencia termica que o cobre e é mais acessivel.
 
acredito q o reservatorio(sim vai estar dentro de um isopor) seja indispensavel, pq a agua fika armazenada na temperatura ideal, demorando mais para ocorrer alteração na temperatura, coloquei a peltier na entrada justamente por isso, se tivese colocado na saida, a agua chegaria gelada nos tubos e ia diminuir a temperatura muito rapido, o que faria o termostato desligar ela, mas na verdade a agua toda nao estaria na temperatura ideal.
waterblock a 200 reais é um absurdo, só se voce comprar de marcas conhecidas, pra quem quer um bom e barato axo, compra no mercado livre, tem alguns muito bons la, eu to pensando em usar o waterblock da evercool, vem um sistema completo de refrigeração para CPU, a bomba, algumas mangueiras e conexões e o block, pra mim sai por uns 90 reais, pq eu posso comprar no paraguai..
 
Nicholas , Nao tive problemas com derretimento do plastico , a agua nao deixa aquecer muito , mas seria Mto interessante fazer em vidro mesmo , mandar um vidraceiro furar quase q exato para a passagem do aquecedor de aquario , fica mais facil para vedar e colar tambem , esse foi só um teste , e deu mto certo , mas com o tempo o pote de plastico é mole , e pode acabar desgrudando o silicone , com vidro tudo ficaria mto melhor !!!
 
Dando uma ressucitada no assunto:

Esse verão aqui está na media dos 30 graus e to precisando controlar a temp. do meu terrário. Por ora estou enchendo dois copos de água e gelando no congelador. Aí eu vou alternado eles dentro do terrário. E além disso, na hora de borrifar água nas paredes do terrário, estou fazendo isso com água gelada. Essas são minha maneiras simplórias de abaixar a temp. do ambiente, mas não estou achando muito eficazes.

O que vocês acham? Isso adianta DE ALGUMA COISA ou não serve pra nada e o melhor seria eu tomar vergonha na cara e me dedicar de fato à um sistema de refrigeração descente?

Quem procura acha...

Abraços
 
Back
Top