Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Humidade procura-se! (climas frios)

Pingu

Cogumelo maduro
Cadastrado
05/01/2009
48
58
Boas, encontro-me mais ou menos perto de reiniciar os cultivos. E desta vez espero ter melhores resultados pelos cultivos que já fiz e com nova e mais aprofundada pesquisa. É por isso que estou aqui a pedir uns conselhos sobre humidade, eu vivo num sitio bem mais frio que o brasil, e então dificil de atingir a tº e a humidade necessitada. No terrário de frutificação é-me dificil atingir um bom nível de humidade, no último cultivo não me dei mal borrifando os bolos com água, mas não sei se estarei a correr um risco por causa das possiveis contaminações. Devo comprar também pedras porosas? (fazem a diferença?)

Cumps

P.S.-Já tenho bomba de ar, aquecedor a funcionarem mais perlite.
 
Esse clima tão frio bate na casa de quanto?
Se for tão frio assim, um termostato pode ser necessário. Ele vai regular a sua temperatura e deixar
na faixa desejada.

A perlita ou argila expandida vai ser fundamental.
 
Eu tenho tudo o que preciso, mas não é suficience devido ao clima onde vivo... Estou a pensar em comprar pedras porosas, assim como deitar água (spray) nas paredes do terrário e nos bolos. Já agora, talvez seja muito aconselhável fazer dunk logo depois de sairem da incubação, ou apenas se pode fazer depois de cada flush?
Obrigadissimo pela ajuda :)
Cumps
 
Tenta nos informar a temperatura do ambiente, e a temperatura que vc atinge no seu terrário com a bomba de ar ligada, e com o aqueçedor no meio da água que fica no fundo do terrário, junto com a perlita. Use um pequeno prato para o aqueçedor não ficar em contato direto com o fundo do terrário. Lembre-se que ele deve estar totalmente submerso.

Evite spray nos bolos, somente nas paredes do terrário.

Após a incubação, quando os bolos colonizarem 100%, injete água mineral neles com toda assepssia, tampe os furos e coloque na geladeira para o choque térmico, por 24 horas. Depois, coloque-os no terrário. Leia bastante a biblioteca e os diários de cultivo de sucesso.

Boa Sorte!
 
Eu faço posts com os promenores e temperaturas quando recomeçar os cultivos :)
Tenho o aquecedor em uma garrafa de 1.5L cortada em longitude e "deitada" no meio do terrario.
Quanta água recomendas para injectar em cada copo? mineral ou destilada? Nao faz mal tapar os furos com vermiculite seca certo?
Obrigadão pela ajuda e peço desculpa por tanta pergunta! :D
Cumps
 
Tem que injetar água até encher o copo, uma, duas, três seringas cheias, pode ser água mineral, mas limpe bem a agulha e o tampão de alumínio de cada copo a cada injetada. Os furos tem que ser tampados com fita, lembre-se que o interior do copo tem que permanecer lacrado pois vão para a geladeira, onde existem muitos contaminantes.

Quando colocar os copos para frutificar, a temperatura inicial tem que ser próxima de 18ºC, depois pode atingir até 25 , 28ºC.
Se a temperatura for muito mais baixa que isso, terá dificuldade para ter cogumelos.
 
Olha o Muilok voltando com força total! Bom, bom, muito bom!

Saudações súdito!
Quanto à questão, eu prefero quando os dias aqui estão mais pra frios que pra quentes, é muito mais fácil subir a temp. até uns 25ºC, do que abaixá-la num calor de 30ºC, 33ºC.
Se vc tem o termostato, ou um aquecedor, tem a perlita ou argila e a bombinha, acredite, vc terá a umidade necessária! A evaporação da água com o ar quente + a bombinha são infalíveis...
Em meu diário, quando fiz o terrário, acreditei que a umidade estava errada, mas o que estava errado era o meu uso incorreto do medidor (Termohigrômetro). Quando usei-o corretamente, não teve erro 99% de umidade!
O termostato ou o aquecedor só vão lhe falhar se o seu terrário for maior que 100L, o que acredito que não seja o caso.
Eu tenho 1 aquecedor de R$15,00 em uma caixa de 60L e basta num baita frio, claro que picos de madrugada atingem 21ºC, mas em grande parte do dia e da noite fica estável a 25ºC, aproximadamente!
Mas informe as temperaturas, bem como os meninos já pediram. Quanto à umidade, relaxa, vc tem o necessário para atingir a correta, e conseguirá, aposte. Quanto à temp. informe-nos, ficará mais fácil opinar melhor!
Boa sorte!
 
Back
Top