Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Hoje dei inicio a mais uma B+ (Diário)

Diário de cultivo completo.
1º Dia : 21/09/2012 . Fiz essa "estufa" com um aquario , 2 Tupperwares (vulgo tapoér) , uma luz de emergencia de led em breve chegará o sensor da temperatura e ai vou ligar um timer na luz e no aquecedor sempre verificando a temperatura na base de 26°C a 28°C e luz 12on 12off
IMG_0477.JPG

samuel-arna, tá muito bom esse cultivo! parabéns.
Dá uma lidinha na sessão de carimbos, tem métodos bem simples e eficazes pra retirar um bom carimbo!
Muito obrigado Tupy farei isso

Olhem que sacanagem haha a metade do peso deve ser substrato
IMG_0843[1].JPG

Olhem que sacanagem haha a metade do peso deve ser substrato
View attachment 40788

Fica a dica: Sempre quando for colher, corte a parte inferior da haste do cogumelo fora com uma tesoura ou estilhete, aquela parte onde fica grudado o substrato ou material orgânico ou inorgânico, porque não é nada legal secar os cogumelos com esse material junto. Uma colega me contou que não tirava fora essa parte e depois quando ia consumir os frutos o gosto ficava bem esquisito, diz que parecia que estava a comer areia. Sem contar que tem uns que usam excrementos animais :drepessivo:

mas se eu deixar aquela parte no substrato não pode contaminar o cultivo?

É para cortar/limpar depois que colher o cogumelo inteiro, depois por para secá-los.

Olha os carimbos deram certo...
IMG_0851[1].JPG
Cosmik mas quando corta deixa parte dele no solo? pq eu sempre arranquei...

eu nao corto nada fora. apenas limpo com um pincel duro depois de secos.
Eu faço isso também.... to achando que contaminou o segundo flush... olhem...estou com medo hahaha mas estou com quase certeza que não vai mais frutificar ai...
IMG_0846[1].JPG IMG_0845[1].JPG

eu nao corto nada fora. apenas limpo com um pincel duro depois de secos.
Eu também não corto, mas limpo enquanto ainda estão frescos. Dá um trabalho do hell, mas vale a pena. :fome:

IMGP1605.JPG

to achando que contaminou o segundo flush... olhem...estou com medo hahaha mas estou com quase certeza que não vai mais frutificar ai...

Parece que está com cobweb, ou contaminante similar. Eu disse para não ficar tirando do terrário. Aprenda a lição. :ler:

Em laboratórios tem cerca de 20 a 50.000 esporos por metro cúbico de ar. Agora, imagine em casas comuns, onde não há nenhum controle de contaminantes no ar. :vesgo:

Última edição:
Olha os carimbos deram certo...
View attachment 40792

Só um adendo samuel-arna.

Você fez estes carimbos e tirou fotos tudo fora da glove-box?

Caso sim, nao é nada recomendavel, ou melhor dizendo, ta ERRADO mexer com carimbos fora da glove-box, muito menos tirar fotos deles abertos assim. Você poderia conseguir uma serie de futuras contaminacoes em proximos cultivos por causa disso.

Carimbos tem que ser feitos, fechados e lacrados o mais rapido possivel pra garantir a assepsia dos mesmos pra futuras operações.

Só um conselho mesmo.

Assepsia é essencial para cultivar cogumelos!

Só um adendo samuel-arna.

Você fez estes carimbos e tirou fotos tudo fora da glove-box?

Quando tirei os carimbos deixei-os dentro de um recipiente lacrado para não ter muito contato com o ar... apenas tirei para tirar uma foto... ai coloquei-os novamente dentro do recipiente lacrado... tenho que fazer uma glove-box urgente... estou sendo meio porco em relação a assepsia.

Quando tirei os carimbos deixei-os dentro de um recipiente lacrado para não ter muito contato com o ar... apenas tirei para tirar uma foto... ai coloquei-os novamente dentro do recipiente lacrado... tenho que fazer uma glove-box urgente... estou sendo meio porco em relação a assepsia.
inteiramente porco diga-sse de passagem.

Dei uma olhada hoje e ainda está frutificando então isso é bom ... muito bom haha
IMG_0942[1].JPG
e ainda tem uns pins visíveis acho que se eu retirar os condenados os outros vão sobreviver.
IMG_0933[1].JPG

Cara... não entendo o pq de vc não tampar o terrário com plástico... esse seu pano húmido ae também deve ser uma fonte muito grande de contaminantes.

Realmente foi um grande descuido deixar o pano ... depois me arrependi.. mas é assim mesmo a cada cultivo vamos evoluindo e fazendo cada vez melhor.

Não consegui editar o primeiro post para mostrar como cheguei ai... então logo no último vou ir postar haha

Raspei os esporos do carimbo num potinho de exame de fezes e joguei um pouco de água morna (20°C - 25°C) e suguei com uma seringa esterilizada.

Peguei dois copos adicionei água(5%),milho(20%), farinha de arroz integral(15%) e vermiculita(50% - e por cima 10%) e cobri com papel alumínio e fechei com elástico e depois deixei numa panela de pressão com água dentro (até a metade dos copos) ai fechei a panela e deixei ela dentro de um armário para não ter muita alteração de temperatura por 3 dias.

Retirei os copos da panela e com uma luva de borracha(essas de farmácia) eu retirei o papel alumínio e injetei 1/4 do que tinha na seringa , assim sobrando a metade se algo desse errado, fechei com outro papel alumínio do mesmo modo e deixei dentro de um armário aonde a temperatura era de 22°C a 25°C por 25 dias.

Ao ver que já tinha Spaw (estava quase tudo branco com o micélio) eu retirei e coloquei num tupperware cada copo e os amassei para cobrir a metade tupperware , ai por cima eu joguei um substrato comprado e adicionei vermiculita e mais um pouco de FAI (só deus sabe o porque kkk).

Peguei um aquário de vidro e adicionei 2 dedos de água e coloquei os tupperwares dentro , logo em seguida vi que seria bom colocar uma fina placa de isopor em baixo do aquário para não afetar muito a temperatura inferior do aquário, ai cobri com um pano úmido(falta de higiene que só percebi depois) por cima uma placa de vidro para fechar e uma luz de emergência (compra em casas de construção)....e ai eu postei imagens seguindo os dias após ficar pronto :)

Back