Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Há meios (químicos, preferencialmente naturais) de se evitar ou combater bad trips ?

  • Criador do tópico Fabiano
  • Data de início
Há meios (químicos, preferencialmente naturais) de se evitar ou combater bad trip

Fabiano disse:
Ah, uma dica: acho que seria legal evitar o medicamento Plasil (METOCLOPRAMIDA), pq uma das suas reações adversas, é uma depressão severa, pois age semelhante a um antipsicótico, reduzindo o neurotransmissor dopamina em certas regiões do cérebro... Sabe-se, mais ou menos, que a dopamina é o neurotransmissor responsável pelas sensações de euforia e bem-estar produzidas por certas drogas como a cocaína e a morfina...

Correto, a METOCLOPRAMIDA (PLASIL) antagoniza receptores centrais e periféricos da dopamina, e realmente uma reação adversa que o remédio pode provocar é depressão.

Porém os efeitos alucinógenos dos cogumelos são produzidos por dois alcalóides chamados Psilocina e Psilocibina (novidade né :p: ), bom, essas substâncias têm estruturas químicas semelhantes a triptamina. São substâncias de efeitos psicomiméticos devido a atuação sobre neurotransmissores serotoninérgicos .

Então nada a ver com a dopamina... e por experiência funciona, enjoy...

Abraço a todos...
 
Há meios (químicos, preferencialmente naturais) de se evitar ou combater bad trip

fryklaus disse:
Correto, a METOCLOPRAMIDA (PLASIL) antagoniza receptores centrais e periféricos da dopamina, e realmente uma reação adversa que o remédio pode provocar é depressão.

Porém os efeitos alucinógenos dos cogumelos são produzidos por dois alcalóides chamados Psilocina e Psilocibina (novidade né :p: ), bom, essas substâncias têm estruturas químicas semelhantes a triptamina. São substâncias de efeitos psicomiméticos devido a atuação sobre neurotransmissores serotoninérgicos .

Então nada a ver com a dopamina... e por experiência funciona, enjoy...

Abraço a todos...

Caro colega,

Fico grato pelas suas observações,:) mas me permita analisar alguns pontos...

Apesar de as substâncias ativas presentes no cogumelo atuarem especificamente no sistema serotoninérgico, na minha singela opinião, o [red]"colorido emocional"[/red] da viagem, bem como sua "polaridade" (positiva ou negativa) são determinados por um equilíbrio muito sutil entre todos os neurotransmissores (os que conheço são: serotonina, dopamina, noradrenalina, acetilcolina, ácido gama-amino-butírico, oxitocina)... todos funcionando em sintonia (ou fora dela,rs) mas como numa orquestra...

Então, penso que, "BRECANDO" o neurotransmissor [blue]dopamina[/blue], (sobre o qual há consenso de que sua abundância está associada a sensações de prazer, euforia e bem-estar) a viagem poderia perder um pouco de seu brilho ou até mesmo se tornar uma bad trip...

Pois, como todos sabemos: depressão:( + psicodislépticos :cool: = bad trip:eek:

Bom, SÃO SÓ CONJECTURAS... eu nunca usei comgumelos... tampouco a combinação COGUMELOS+PLASIL... portanto naum tenho mta autoridade pra falar...

Mas já tomei plasil isoladamente sim e a sensação foi péssima...:(
Um amigo meu tomou um porre uma vez e foi obrigado a tomar glicose com prasil, momentos depois ele relatou uma depressão terrível...:eek:

Isso são fatos... do resto, como disse, só conjecturas mesmo...

Gostaria que comentassem...

Abraços...:pos:
 
Apesar de as substâncias ativas presentes no cogumelo atuarem especificamente no sistema serotoninérgico, na minha singela opinião, o [red]"colorido emocional"[/red] da viagem, bem como sua "polaridade" (positiva ou negativa) são determinados por um equilíbrio muito sutil entre todos os neurotransmissores (os que conheço são: serotonina, dopamina, noradrenalina, acetilcolina, ácido gama-amino-butírico, oxitocina)... todos funcionando em sintonia (ou fora dela,rs) mas como numa orquestra...

Então, penso que, "BRECANDO" o neurotransmissor [blue]dopamina[/blue], (sobre o qual há consenso de que sua abundância está associada a sensações de prazer, euforia e bem-estar) a viagem poderia perder um pouco de seu brilho ou até mesmo se tornar uma bad trip...

Pois, como todos sabemos: depressão:( + psicodislépticos :cool: = bad trip:eek:

Bom, SÃO SÓ CONJECTURAS... eu nunca usei comgumelos... tampouco a combinação COGUMELOS+PLASIL... portanto naum tenho mta autoridade pra falar...

Mas já tomei plasil isoladamente sim e a sensação foi péssima...:(
Um amigo meu tomou um porre uma vez e foi obrigado a tomar glicose com prasil, momentos depois ele relatou uma depressão terrível...:eek:

Isso são fatos... do resto, como disse, só conjecturas mesmo...

Gostaria que comentassem...

Abraços...:)
 
Ou seja, não é viavel.

Creio que outras substancias em megadoses tbem sejam boas para certos sistemas do corpo, mas nao adianta nada se tais megadoses vem acompanhadas de efeitos colaterais muito indesejados.

Muito boa a informação. :pos:

OBS: Minha fonte tbem é de referencia :)
 
Ah, ainda sobre o sistema imunológico, há um alimento que comprovadamente reforça-o: é o COGUMELO :D AGARICUS BLAZEI (VULGO "COGUMELO DO SOL")

OUVI DIZER QUE A GELÉIA REAL TAMBÉM MELHORA...

PRA COMBATER MICRÓBIOS, BACTÉRIAS E OUTROS PARASITAS INDESEJÁVEIS, SÃO COMPROVADOS TAMBÉM OS EFEITOS ANTI-SÉPTICOS, BACTERICIDAS E ANTIBIÓTICOS DO:
1. MEL (suave)
2. PRÓPOLIS (potente)
3. ALHO (potente)

:)
 
psilocibec disse:
Ou seja, não é viavel.

Creio que outras substancias em megadoses tbem sejam boas para certos sistemas do corpo, mas nao adianta nada se tais megadoses vem acompanhadas de efeitos colaterais muito indesejados.

Muito boa a informação. :pos:

OBS: Minha fonte tbem é de referencia :)

é isso aí Psilocibec, analisando as considerações é a essa conclusão mesmo que a gente chega: não é viavel...
:)
 
Há meios (químicos, preferencialmente naturais) de se evitar ou combater bad trip

Fabiano disse:
é o COGUMELO :D AGARICUS BLAZEI (VULGO "COGUMELO DO SOL")
:)

[Fora do Tópico] = Alguém já conseguiu espooros ou cultura desse cogumelo por um preço aceitavel??

Informações muito Boas Fabiano :pos::)
 
Há meios (químicos, preferencialmente naturais) de se evitar ou combater bad trip

psilocibec disse:
[Fora do Tópico] = Alguém já conseguiu espooros ou cultura desse cogumelo por um preço aceitavel??

Informações muito Boas Fabiano :pos::)

valeu brother!
hm... boa pergunta essa dos esporos de agaricus, pois como o colega bem sabe, tais cogumelos custam uma fortuna no mercado...
vamos ver o q nossos camaradas dizem aí...
 
Há meios (químicos, preferencialmente naturais) de se evitar ou combater bad trip

Fabiano disse:
Apesar de as substâncias ativas presentes no cogumelo atuarem especificamente no sistema serotoninérgico, na minha singela opinião, o [red]"colorido emocional"[/red] da viagem, bem como sua "polaridade" (positiva ou negativa) são determinados por um equilíbrio muito sutil entre todos os neurotransmissores (os que conheço são: serotonina, dopamina, noradrenalina, acetilcolina, ácido gama-amino-butírico, oxitocina)... todos funcionando em sintonia (ou fora dela,rs) mas como numa orquestra...

Concordo com você, quanto a orquestra :p:

Fabiano disse:
Então, penso que, "BRECANDO" o neurotransmissor [blue]dopamina[/blue], (sobre o qual há consenso de que sua abundância está associada a sensações de prazer, euforia e bem-estar) a viagem poderia perder um pouco de seu brilho ou até mesmo se tornar uma bad trip...

Concordo Teoricamente

Fabiano disse:
Pois, como todos sabemos: depressão:( + psicodislépticos :cool: = bad trip:eek:

Considerando isoladamente o uso sim :D

Fabiano disse:
Bom, SÃO SÓ CONJECTURAS... eu nunca usei comgumelos... tampouco a combinação COGUMELOS+PLASIL... portanto naum tenho mta autoridade pra falar...

Mas já tomei plasil isoladamente sim e a sensação foi péssima...:(
Um amigo meu tomou um porre uma vez e foi obrigado a tomar glicose com prasil, momentos depois ele relatou uma depressão terrível...:eek:

Isso são fatos... do resto, como disse, só conjecturas mesmo...

Gostaria que comentassem...

Abraços...:pos:

Então por favor faça o teste e nos conte o resultado, com e sem Plasil. Insisto nisso porque quando tomei 1/2 plasil tive a maior viagem de todas até hoje, os efeitos foram os mesmos... Não digo que o plasil fez a viagem melhorar na verdade acho que não, mas não tive enjôo, foi legal...

Bom como até o momento são só hipóteses, então sugerem estudos mais estudos, ou mesmo revisão das hipóteses (Penildo Silva)

Não foi uma bad
(editei isso)

Enjoy...
Abraço a todos...
 
Há meios (químicos, preferencialmente naturais) de se evitar ou combater bad trip

Fabiano disse:
...são necessárias megadoses (doses altíssimas), de 10 a 12 gramas por dia, segundo ele -lembrando que a concentração desses suplementos tipo energil C, redoxon, e similares varia de 500mg a 1g-;
Ainda segundo ele, há efeitos colaterais com a administração dessas doses altíssimas...

"A absorção do ácido ascórbico ocorre no jejuno e no íleo, que são porções distais do intestino delgado, sendo para isto necessária a presença de sódio na luz intestinal. Gugliel Mucci, Soto e Lowenstein citado por Soto (1992), afirmam que o uso crônico de aspirinas e barbitúricos afetam a absorção de vitamina C.

A capacidade que o intestino tem de absorver o ácido ascórbico é de aproximadamente 1 200 mg/24h. Quando o suprimento em ácido ascórbico aumenta muito, a absorção diminui, passando de 49,5% para uma dose oral igual a 1,5 g, a 16,1% para dose igual a 12 g (Guilland & Lequeu, 1995)."

ARANHA, Flávia Queiroga, BARROS, Zianne Farias, MOURA, Luiza Sonia Asciutti et al. O papel da vitamina C sobre as alterações orgânicas no idoso. Rev. Nutr., maio/ago. 2000, vol.13, no.2, p.89-97. ISSN 1415-5273.

Meu professor de bioquímica dizia que a única vantagem de se ingerir 2 comprimidos de energil C era caga e mijar vitaminado, asuhsauhsauhsauhsauhashuasuh :D
 
Os diferentes tipos de vitamina tbm agem como uma orquestra no organismo, ou melhor, são os instrumentos usados pelo organismo pra se obter a armonia da orquestra.
Precisamos dar ao organismo o que ele precisa pra trabalhar com 100% da sua capacidade, o que for excesso é dispensável.
Manter o equilibrio é o ideal. E é ai que entra o papel das diferentes dietas, um ciclista pode super-dosar certa substância dias antes de uma prova pq sabe que isso fara seu rendimento pedalando aumentar, o mesmo se aplica a um psiconauta que esta se preparando pra encarar o desconhecido. Claro que precisamos saber com exatidão o que essas diferentes substancias vão provocar no organismo pra podermos traçar nossa meta de acão!


Liberdade Aventura e Vida Longa!
 
Há meios (químicos, preferencialmente naturais) de se evitar ou combater bad trip

psilocibec disse:
[Fora do Tópico] = Alguém já conseguiu espooros ou cultura desse cogumelo por um preço aceitavel??

Informações muito Boas Fabiano :pos::)

um amigo me disse que a Vó dele tinha Cogumelos do Sol, e que era só deixá-los num copo com açucar que eles iam se multiplicando! ehehehe

não sei se é verdade... mas vou pedir um pouco à ele pra ver o que acontece.

Se der certo, envio pra quem quiser :p:
 
Há meios (químicos, preferencialmente naturais) de se evitar ou combater bad trip

Será que ele não confundiu com Komboocha?? (hehe amigos russos me perdoesm se escrevi errado)

É um fungo super nutritivo que você coloca pra se reproduzir desse jeito ai e depois toma, faz bem a saude, depois se quizerem saber mais a gente pede pro mortandelo dar uma explicação que ele está bem familiarizado com esse fungo.

Hehe mas se for o agaricus mesmo, me manda o email do seu camarada por mp :pos:
 
Há meios (químicos, preferencialmente naturais) de se evitar ou combater bad trip

mafufi disse:
um amigo me disse que a Vó dele tinha Cogumelos do Sol, e que era só deixá-los num copo com açucar que eles iam se multiplicando! ehehehe

não sei se é verdade... mas vou pedir um pouco à ele pra ver o que acontece.

Se der certo, envio pra quem quiser :p:

hehe, minha vó tbm tinha isso... ela tomava, inclusive... e dizia se sentir melhor (placebo ?... não sei)... mas o médico proibiu por causa da açúcar... ela é diabética...
Mas, até onde sei, é uma propaganda enganosa que fazem... pq, ao que tudo indica, trata-se, na verdade, de uma espécie de bacilo...
 
Há meios (químicos, preferencialmente naturais) de se evitar ou combater bad trip

É uma mistura de bacterias e de um fungo, no site Jornal do Kombuchá tem MUITA coisa interessante, e uma visão mais histórica e respeitosa da bebida :pos: (leia-se : menos capitalista)
Segue uma pequena introdução do site, se ficar curioso entre, vai encontrar bastente informação:D

http://www.kombu.de/portugis.htm
O Jornal do Kombuchá disse:
Kombuchá é uma bebida popular, promotora de saúde, com propriedades medicinais, feita a partir do chá fermentado. A cultura do Kombuchá tem a aparência de uma panqueca de borracha branca. Trata-se de uma cultura simbiótica de fermentos e outros microorganismos. A cultura é colocada no chá preto ou chá verde adoçado e vai transformando-o em um mar de componentes saudáveis e nutrientes naturais. A cultura do Kombuchá alimenta-se do açúcar da infusão e, em troca produz outras substâncias valiosas na bebida: ácido glucurônico, ácido glucônico, ácido lático, vitaminas, aminoácidos, substâncias antibióticas e outras. O Kombuchá é, portanto, um verdadeiro laboratório bioquímico.


Segue um texto de uma loja que vende o kombuchá.

Kefir Real disse:
KOMBUCHA - a divina farmácia

Kombucha: a estimulação do sistema imunológico

Sebastián Sarsotti - Bioquímico // Rubén Darío Fernández // Hilario F. Miglietta - Engenheiro Químico

Que encontramos no Kombucha?

Através dos séculos atingiu reputação de “Sidra Milagrosa”, tanto é assim, que não é de estranhar que muitos adeptos na atualidade preparem uma bebida elaborada a partir do fungo para logo bebê-lo em forma religiosa em suas festas.

Milhares de pessoas acercaram seus depoimentos dos benefícios concernentes ao Kombucha. Isto motivou a várias Instituições Científicas do mundo inteiro a realizar investigações tendentes a revelar os míticos benefícios desta bebida Oriental. Deste modo, pôde-se comprovar a presença de diferentes substâncias, que ao estar distribuídas em forma equilibrada dentro do fermento, contribuem verdadeiramente ao restabelecimento da saúde de nosso organismo. As mesmas são o resultado dos processos metabólicos, bioquímicos e químicos originados durante o cultivo do fungo Kombucha, podendo-se destacar entre eles os seguintes: ácido acético, ácido fólico, ácido carbônico, ácido glucurónico, ácido glucónico, ácido L-láctico, ácido úsnico. Também se encontram presentes as Vitaminas do Complexo B (B1, B2, B3, B6, B12), Vitamina C entre outras, uma substância anticoagulante denominada Heparina e distintos oligoelementos em concentrações traças. O produto final contém uma pequena quantidade de álcool (0,5-1%) e de açúcar não utilizada. Quanto mais tempo se fermente a bebida, menor conteúdo em açúcar e mais de álcool existirá. Se deixar fermentar bastante tempo, se transformará em vinagre.

Cabe destacar que o ácido acético, resultado da fermentação, suprime o desenvolvimento de qualquer microorganismo alheio ao cultivo do Kombucha, o que explicaria sua sobrevida no tempo.

A continuação detalhamos sucintamente a ação de alguns dos componentes mais importantes:

Complexo B: têm múltiplos efeitos, entre eles: colaborar na conversão de carboidratos, aliviar e ajudar em desordens nervosas.

Ac. Glucónico: resultado da rotura da glicose. Preserva os alimentos.

Ac. Glucurónico: presente no chá, é também um dos elementos mais importantes produzidos pelo fígado. O organismo o requer para fixar toxinas foráneas ou produzidas como resultado do metabolismo, para deste modo eliminá-las sem que sejam reabsorvidas pelo sistema intestinal ou urinário.

Ac. L-Láctico: informou-se que é o elemento carente nos tecidos de pacientes com câncer.

Ac. Úsnico: desativador de vírus; é um potente agente antibacteriano natural.

Dióxido de Carbono: produto da ação dos fermentos sobre os carboidratos do chá. Junto à baixa percentagem de álcool, atua como antimicrobiano.

Em que situações pode empregar-se?

Diversos estudos experimentais levados a cabo principalmente em Centros de Investigações Do Velho Mundo, em pacientes selecionados a esmo, demonstraram a eficácia do Kombucha em diferentes síndromes. Continuando mencionamos alguns deles:

§Artrites: reduz os transtornos artríticos e alivia dores inflamatórias e de ligamentos.

§Pressão arterial: Recordemos que a hipertensão se correlaciona com níveis elevados no sangue de colesterol e lipídeos. Kombucha ajuda a reduzir estes conseguindo baixar os valores da pressão arterial.

§Transtornos intestinais: alivia ou normaliza transtornos estomacais ou intestinais ao equilibrar a flora intestinal e restaurar os níveis de pH naturais.

§Câncer: relatórios recentes sugerem uma ação a nível imunidade, estimulando a mesma. É interessante observar aqui que se excede um valor do pH de 7,56 nos pacientes de câncer. Os organismos que estão livres de câncer ou de câncer prévio mostram valores de pH menores a 7,5. As provas sorológicas demonstraram que Kombucha modifica o pH a valores menores (ácidos).

§Cândida albicans: as células levaduriformes de kombucha ao encontrar-se em estado vegetativo não esporulam e portanto são benéficas: encapsulam e substituem às de C. Albicans restringindo-lhe os nutrientes necessários para a vida, conseguindo restaurar o balanço natural do organismo.

§Resfriados: restitui o sistema imune, diminuindo as probabilidades de contrair um resfriado ou minimiza suas ações sobre o corpo.

§Colesterol: reduz seus níveis em casos de hipercolesterolemia.

§Diabete: muitos diabéticos bebem o chá, mas o fermentam mais tempo a fim de reduzir os níveis de glicose. Usado deste modo, estabiliza os níveis de glicose em sangue de pacientes com “Diabetes insulinorresistente” ou mais conhecida como “Diabetes não insulinodependente” ou de “Tipo II”. Supõe-se que atua por sensibilização das células, logrando-se uma maior receptividade à insulina.

§Cálculos: ingerida em forma regular, ajuda a reduzir e dissolver os cálculos.

§Psoríase: alguns médicos recomendam a ingestão regular de Kombucha para limpar e prevenir a psoríase. Em casos extremos é conveniente a aplicação externa do chá na superfície afetada. Informou-se que o conteúdo de Vit. B ajuda sobre o stress que precede ao desaparecimento da mesma.

§Desordens do sono: promove um sono mais estável; muitos usuários informaram que acordavam menos freqüentemente e que até os sonhos eram mais vívidos, recordando-se deles com maior facilidade.

§Perda de peso: atua suprimindo o apetite, o desejo de alimentos doces ou gordurosos. Melhora a capacidade do organismo para queimar gorduras e a motricidade intestinal.

Quem não deve tomar kombucha?

Não se recomenda para mulheres grávidas ou amamentando, devido a que a Heparina afina o sangue (anticoagulante), sendo prejudicial durante o último trimestre da gravidez. Na amamentação, pode atuar como um potente laxante no delicado e ainda pouco desenvolvido sistema digestivo do bebê.

As pessoas hemofílicas devem evitar sua ingestão pela presença da heparina. Não é recomendável em pessoas alérgicas ao chá preto ou ao açúcar.

“Uma mentalidade positiva repercute numa mente e corpo sãos”. É preciso ter uma mentalidade aberta e positiva para atingir uma verdadeira cura. Portanto, a atitude de uma pessoa influi de maneira contundente sobre seu organismo e sistema imunológico.

“Lembre-se de dar graças. A gratidão pode ser curativa. Kombucha não é um elixir mágico ou milagroso. Através da estimulação do sistema imunológico do indivíduo, oferece a resistência física necessária para manter e restaurar a saúde”(Diane Mindon - Julio 1995).

Fonte: http://www.revistaesmeralda.com.ar/N15.htm

A informação fornecida é para finalidades informativas somente e não é um substituto para o conselho médico profissional.

LEMBRE-SE:

· Qualquer doença deve ser atendida por médicos qualificados e competentes. A ingestão regular de kombucha ainda que muito boa para a saúde não é nenhuma medicina mágica e não dispensa o cuidado médico, só o seu médico poderá lhe dizer se o kombucha não interferirá com o tratamento iniciado, e qual dosagem recomendada conforme o estado em que se encontra o enfermo, além de fazer um controle através de exames regulares.
 
Legal.
Ja ouviram falar em kefir???(acho q é assim q se escreve)
É uma colonia de bactérias que beneficiam a saude. São uns "bigatinhos" que transformam o leite em um tipo de iogurte.
Vou procurar maiores informações depois coloco aqui.

Tenho aqui, se alguem quiser podemos estudar um modo de eu enviar!
 
Alma disse:
Legal.
Ja ouviram falar em kefir???(acho q é assim q se escreve)
É uma colonia de bactérias que beneficiam a saude. São uns "bigatinhos" que transformam o leite em um tipo de iogurte.
Vou procurar maiores informações depois coloco aqui.

Tenho aqui, se alguem quiser podemos estudar um modo de eu enviar!

Com certeza o nobre colega psilocibec falou com muito mais propriedade sobre o suposto cogumelo do sol...:pos: :)

Quanto ao kefir, eu não sabia que tinha esse nome não, mas uma vez uma vizinha passou uns "bigatinhos" pra minha mãe, dizendo pra misturar no leite, tal... minha mãe aceitou, misturou, eles se multiplicam, fica uma espécie de iogurte mesmo, com uns grânulos no meio...
 
Back
Top