Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Guia de caçada para Panaeolus subbalteatus

calimba

Cogumelo maduro
Membro Ativo
10/02/2005
958
76
Panaeolus subbalteatus é também conhecido como Panaeolus cinctulus.

Retirado de Shroomery
Traduzido e adaptado por Psilocibec (Cogumelos Mágicos.org)

Guia de caçada para Panaeolus subbalteatus
________________________________________

Panaeolus subbalteatus (também conhecido como subbs) é de longe o cogumelo psicoativo mais selvagemente distribuído pelos Estados Unidos (se não no mundo) Esse cogumelo é classificado como “pouco potente” à “moderadamente potente”, e será mais ou menos essa classificação que as pessoas costumarão dar. Esse guia contem uma grande gama de fotos dos Panaeolus subbalteatus e de seu falso cognato Panaeolina foenisecii.

Primeiro, começaremos explicando os melhores lugares e a melhor época para se achar esse cogumelo.

Habitat.

Os P. subbalteatus crescem em muitos ambientes naturais. Você poderá encontra-los em:

- Fezes de cavalo.

- Adubo do estábulo. (fezes de cavalo + serragem)

- Feno.

- Pilhas de compostagem de grama.

Ele será raramente encontrado em pastos bem fertilizados e em fezes de vaca, então não gaste seu tempo procurando nesses lugares. Os P. subbalteatus crescerão apenas dos substratos acima mencionados, e nunca aparecerão crescendo da madeira.

Temporada e quando caçar.

Os Panaeolus subbalteatus começam a frutificar quando as temperaturas atingem 10°C(50°F) durante a noite. Num país grande como o Brasil as épocas de caçada variam muito, elas irão depender do tempo na sua região. Espere pelas temperaturas corretas (em torno de 10°C) e os procure depois de um dia ou dois de chuva pesada. Quanto mais alta a temperatura mais rápido eles irão secar. A hora do dia que você irá caçar não importa, cogumelos não desaparecem de volta para a terra quando vêem o sol. Se você vive em uma área onde as temperaturas frias e as chuvas não coincidem procure em pilhas de dejetos (fezes de cavalo, palha, grama, feno etc) úmidas durante os dias de temperaturas apropriadas. Use a lógica, eles precisam de frio e umidade para frutificar.

Jeitão do cogumelo – Descrição.

Os cogumelos subbalteatus tendem a ser um pouco mais complexos de se identificar pois existem muitos membros dos gêneros Panaeolus e Panaeolina que se parecem entre si. Existem mais membros inativos da família Panaeolus que podem ser confundidos com o cogumelo mágico em questão, mas eles não serão discutidos aqui.

O cogumelo mais parecido com com o P. subbalteatus é definitivamente o Panaeolina foenisecii. Há algumas maneiras de diferenciá-los:

:teo_seta_direita: É mais fácil começar pelo talo. Os subbalteatus costumam ter o talo mais grosso e denso comparado ao P. foenisecii. Os talos dos P. subbalteatus também tendem a ser escuros, quase um um marrom avermelhado, enquanto os foenisecii têm talos brancos. Os talos dos subbs também têm uma aparência mais fibrosa.

:teo_seta_direita: Outra característica única dos P. subbauteatus são suas lamelas. Quando estão totalmente maduros os subbs irão apresentar lamelas bem escuras, quase pretas. Algumas vezes essas lamelas poderão apresentar franjas brancas ou cinzas presas à elas. Foenisecii tendem a ter lamelas marrons. As lamelas dos subbalteatus também são dispostas de forma bem junta, encostadas umas às outras, enquanto as dos cogumelos falsos tendem a ser mais abertas e espaçadas. Um fenômeno notado pelos pesquisadores desses cogumelos é que as lamelas dos foenisecii estão dispostas até o final do chapéu do cogumelos enquanto os subbalteatus raramente tem lamelas até o final da margem do chapéu.(ver fotos abaixo)

:teo_seta_direita: Mais uma ótima forma de distinção entre os dois cogumelos é analisar seus chapeis. Panaeolus subbalteatus tendem a ter todo tipo de deformações nos chapeis. Quando estão totalmente maduros é comum que tomem forma mais ondulada, algo parecido com o Psilocybe cyanescens. Tentar diferenciar os subbalteatus dos foenisecii pela coloração do chapéu é quase que impossível, as características da coloração dos dois são praticamente as mesmas. Uma vez que forem expostos ao sol eles vão adquirir uma coloração para um branco opaco, um creme bronzeado.

:teo_seta_direita: O habitat também regula o aparecimento desses cogumelos. Enquanto os falsos crescem em gramados os subbalteatus crescem em fezes de cavalo e pilhas de compostagem.

:teo_seta_direita: Os P. subbs tendem a crescer em amontoados apertados enquanto os foenisecii crescem solitários.

:teo_seta_direita: Você também pode utilizar a análise dos carimbos como uma boa alternativa para diferenciar esses dois cogumelos. Os Panaeolus carimbam preto, enquanto os foenisecii carimbam marrom escuro.

:teo_seta_direita: No guia original há a informação de que você pode encontrar uma mudança de cor para o azul ao machucar o micélio, porem as estatísticas citadas são de 3 azulamentos em 100 cogumelos testados, então creio que seja uma informação com pouca validade.

Agora seguem algumas fotos ilustrando os tópicos acima discutidos.

demo1.jpg

Da esquerda para a direita as setas indicam:
1. Fibrosidade dos talos.
2. Azulamento do talo (raríssimo).
3. Chapéu deformado/ondulado.

57552-pan1.jpg
Subbalteatus com franjas nas lamelas. (Foto por Gumby)​
69464-b00merz1.jpg
Chapeis deformados e crescimento em “turma” dos subbalteatus. (Foto por: angryshroom)​
664729989-compairison.jpg
Comparação entre os carimbos.​
545343020-pansp4.jpg
Panaeolina foenisecii – note os talos longos, magros e brancos. Também preste atenção nas lamelas. (Foto por Gumby)​
subfoen.jpg
Subbalteatus na esquerda, foenisecii na direita. Compare a diferença dos chapeis e lamelas. (Fotos por falseaddiction & Gumby)​
linhas.pan_subb.jpg
Linhas brancas que começam nos talos dos subbalteatus(Foto: Shroomery / Adiçaõ: Kuarup)​

Paz, amor e MUITA poesia!!

PS: Segue em anexo o arquivo em .doc
 

Anexos

  • Guia de caça Panaeolus subbalteatus.doc
    627.5 KB · Visualizações: 270
Back
Top