Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Gotas de água dentro do substracto

• Criador do tópico Criador do tópico Pingu
  • Data de início Data de início

Pingu

Cogumelo maduro
Cadastrado
05/01/2009
48
58
Boas, num copo estao gotas de água que nao se misturam com o substrato porque este ja ta formado a uma semana.
Não ha problema com isso na colonização ou posteriormente na frutificação?:confused:

boas!

são sementes ou um bolo pf? já observa crescimento do micélio?

quando crescendo o micélio gera calor e umidade, nem sempre a água é reabsorvida mas quando todos os procedimentos são feitos em condições assépticas isso não representa um problema.

Upvote 0
Ei pingu, ai vem varias questões:
1-pode ser que você deichou muito umido o substrato
2-pode ser que faltou uma agitada depois que o copo saiu da panela de pressão
3-pode ser que você abriu a panela de pressão ainda quente ou tentou esfriar a panela mecanicamente(embaixo da torneira ou dentro da geladeira e isso faz com que os vapores se condensem
4-como ainda não é seu caso mas as vezes quando o copo ja esta bem colonizado ficam aparecendo um liquido as vezes transparentes, as vezes meio amareladas, e isso é causado pelo proprio fungo como um escremento

Agora tem que ver se não acumulou agua no fundo do pote pois ai ta pego meu nego, perdi alguns potes de milho por causa de muita umidade no fundo do pote agora só faço com um pequena camada de vermiculita no fundo abraço

Upvote 0
Hum.. Acho k ja se ve algum micelium (não se é das gotas de água ou não mas o bolo ta consideravelmente mais pesado que os outros..)
Penso que foi depois de tirar da panela e quando vou ver os bolos tiro a tampa da caixa e cai alguma água pra cima dos bolos
Penso que as condições de assepsia estao garantidas por isso não dese haver problemas.. :)
são bolos PF

Abraços

Upvote 0
Hey.. Precisava de ajuda, o copo onde estavam as gotas de água ficou completamente ensopado e o substracto esta humido demais, esta molhado alias.. Acham que ainda de resultado ou ja posso deita-lo fora? Existe alguma maneira de reduzir a água dentro do copo, seca-lo um pouco sem prejudicar os esporos e micelium dentro dele?

Obrigado

Upvote 0
Isso acontece quando durante a esterilização há água demais na panela de pressão, acaba entrando água em vez de vapor no substrato.

Vai dificultar bastante o crescimento do micélio se ele estiver ensopado. É melhor recomeçar o processo agora do que encarar uma possível dificuldade mais tarde.

Sorte!

Upvote 0
Isso acontece quando durante a esterilização há água demais na panela de pressão, acaba entrando água em vez de vapor no substrato.

Vai dificultar bastante o crescimento do micélio se ele estiver ensopado. É melhor recomeçar o processo agora do que encarar uma possível dificuldade mais tarde.

Sorte!

Obrigado pela dica Neuro
Vou arriscar, se apenas perder um copo não está mau para um primeiro cultivo :D

Abraço

Upvote 0
Um frasco grande que eu to cultivando ta bastante colonizado e apresenta um pouco de "água" amarelada e que não se mistura!Acredito ser o caso parecido com o seu.É o meu melhor frasco, maior e mais rapidamente colonizado.
fica ai a dúvida!
será mesmo uma secreção do marcelo :?:
abrssss!!!!

Upvote 0
Back