Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

gostaria de uma ajuda de vocês.

Brian

Esporo
Cadastrado
25/10/2023
6
2
25
fala meu amigos, essa é minha primeira postagem e antes de qualquer coisa gostaria de agradecer a vocês ativos aqui na comunidade e a quem criou essa comunidade também... vocês já me ajudaram muito compartilhando o conhecimento de vocês. então pessoal, tô no meu primeiro cultivo, com a strain MDK, e tava dando tudo certo até eu perceber a presença de uma coisa semelhante ao cobweb, e também uma mancha escura em um canto do casing... pessoal, vocês mais experiente se puderem me dar uma atenção ficarei grato. me ajudem se possível em como devo fazer pra tratar o cobweb, e sobre essa mancha o que pode ser e será que dá bom eu retirar essa parte do casing? eu moro num estado com temperatura alta, tô utilizando um higrometro pra acompanhar a temperatura e umidade, mas confesso que não sei se ele tá marcando certinho pq tá sempre em 28/29 sendo que tô sempre borrifando água, adicionando pedras de gelo e também deixo um ventilador sempre ligado direcionado para o terrario. vou deixar uma imagem pra vocês entenderem melhor e desde já agradeço a atenção, se alguém puder dá uma força vai ser demais porque olha... preciso deles o mais breve possível, tô a um ano pesquisando e estudando sobre eles e cada dia sei quem de nada sei... ansiedade a mil pra fazer minha viagem e tenho certeza que eles irão me ajudar em N questões. gratidão meu amigos paz e luz 🙏

Anexos

• Screenshot_20231209_010230_WhatsApp.jpg
    Screenshot_20231209_010230_WhatsApp.jpg
    981.9 KB · Visualizações: 14
Esta bem feio isso, eu recomendo jogar fora e começar novamente.

Se vc notar, a contaminação começo justamente nos locais onde a superfície do substrato não tinha colonizado, da próxima vez aguarde colonizar tudo ou próximo de tudo (+90%).

Esta bem feio isso, eu recomendo jogar fora e começar novamente.

Se vc notar, a contaminação começo justamente nos locais onde a superfície do substrato não tinha colonizado, da próxima vez aguarde colonizar tudo ou próximo de tudo (+90%).
fala meu amigo, então, aí utilizei o casing, uma camada de vermiculita, uma do substrato 100% colonizado e branquinho, + 1 camada de vermiculita ( com FAI e esterilizado )

Como o @SpiritualMind disse, jogue isso fora e recomece. Tentar salvar vai espalhar uma carga de contaminantes cada vez maior pela sua casa e dificultar os próximos cultivos. Lave bem o seu terrário e deixe as pedras de molho em agua com cloro por um tempo.

Recomendo iniciar com a tecnica PfTek, ela é a mais recomendada para iniciantes exatamente por ter menos passos para cometer de erros. Siga um passo a passo do começo ao fim e não tente inventar nada (como adicionar farinha de arroz em uma camada de casing).

Como o @SpiritualMind disse, jogue isso fora e recomece. Tentar salvar vai espalhar uma carga de contaminantes cada vez maior pela sua casa e dificultar os próximos cultivos. Lave bem o seu terrário e deixe as pedras de molho em agua com cloro por um tempo.

Recomendo iniciar com a tecnica PfTek, ela é a mais recomendada para iniciantes exatamente por ter menos passos para cometer de erros. Siga um passo a passo do começo ao fim e não tente inventar nada (como adicionar farinha de arroz em uma camada de casing).
fala meu amigo, então, já fiz isso, tô com um bolo que tá quase cem por cento colonizado e vou aniversariar essa semana, vou deixar o bolo de molho na água gelada durante 24hrs e passar na vermiculita seca e colocar no terrario. mas gostaria de saber sobre esses contaminantes... não vi nenhum comentário sobre eles e também não encontrei assunto sobre isso.

fala meu amigo, então, já fiz isso, tô com um bolo que tá quase cem por cento colonizado e vou aniversariar essa semana, vou deixar o bolo de molho na água gelada durante 24hrs e passar na vermiculita seca e colocar no terrario. mas gostaria de saber sobre esses contaminantes... não vi nenhum comentário sobre eles e também não encontrei assunto sobre isso.
ah, não inventei moda não 😂 substrato utilizei a vermiculita mais a farinha de arroz como nutrição que o fungo precisa...

aí utilizei o casing, uma camada de vermiculita, uma do substrato 100% colonizado e branquinho, + 1 camada de vermiculita ( com FAI e esterilizado )
Essa é a exata definição de inventar moda :rolandoderir:
Se você fez o que você escreveu, está errado e você inventou isso, ninguém vai conseguir tirar um cultivo depois de colocar FAI em uma camada de casing.
Não utilize nada nutritivo na camada de casing, vai ser um banquete para os contaminantes, utilize apenas vermiculita. Todo o alimento do fungo virá do substrato devidamente colonizado.

Novamente, siga um passo a passo do começo ao fim e não invente nada.

não vi nenhum comentário sobre eles e também não encontrei assunto sobre isso.
Sobre alguns contaminantes: Quais são os contaminantes mais comuns?
Os diários de cultivo que tiveram problemas também são uma fonte quase inesgotável aqui no fórum.

Última edição:
Essa é a exata definição de inventar moda :rolandoderir:
Se você fez o que você escreveu, está errado e você inventou isso, ninguém vai conseguir tirar um cultivo depois de colocar FAI em uma camada de casing.
Não utilize nada nutritivo na camada de casing, vai ser um banquete para os contaminantes, utilize apenas vermiculita. Todo o alimento do fungo virá do substrato devidamente colonizado.

Novamente, siga um passo a passo do começo ao fim e não invente nada.

Sobre alguns contaminantes: Quais são os contaminantes mais comuns?
Os diários de cultivo que tiveram problemas também são uma fonte quase inesgotável aqui no fórum.
meu irmão, veja bem, a vermiculita que utilizei para fazer o casing foi uma vermiculita com farinha de arroz, misturei, acrescentei água e levei pra panela de pressao para esterilizar. ficou um pote dos ques fiz e não inoculei... então utilizei ele pra fazer o casing, uma camada desse substrato ( fai+vermiculita ) esterilizado, uma camada do micelio + camada do substrato... isso seria inventar moda? era pra eu utilizar somente a vermiculita seca sem fai e sem esterilizar? 🤔

era pra eu utilizar somente a vermiculita seca sem fai e sem esterilizar?
Exatamente.
Idealmente você até pode esterilizar, eu deixei de fazer isso e nunca tive problemas, uso direto do saquinho, fica mais fácil e economiza trabalho e gás. Você não pode colocar algo nutritivo nesse momento (a vermiculita não é orgânica, ela não serve de alimento, nada se alimenta dela e essa é uma das características que você quer)
A ideia é que ela armazene agua e forneça uma camada de proteção pro micélio. Todo substrato nutritivo deve ser esterilizado e previamente colonizado dentro de um pote fechado exatamente para impedir a chegada organismos contaminantes que vão se desenvolver mais rápido que o micélio para aproveitar esse alimento disponível e "sem dono".
Se você expor algo nutritivo não colonizado, já era.

Última edição:
Complementando, qnd vc adiciona um substrato nutritivo na montagem, vc já está partindo para a técnica de bulk
meu irmão, veja bem, a vermiculita que utilizei para fazer o casing foi uma vermiculita com farinha de arroz, misturei, acrescentei água e levei pra panela de pressao para esterilizar. ficou um pote dos ques fiz e não inoculei... então utilizei ele pra fazer o casing, uma camada desse substrato ( fai+vermiculita ) esterilizado, uma camada do micelio + camada do substrato... isso seria inventar moda? era pra eu utilizar somente a vermiculita seca sem fai e sem esterilizar? 🤔
Se vc pretende colocar algo nutritivo no substrato, deve optar pela técnica de bulk / monotub. E Mesma nessa, optamos por algo menos nutritivo, por isso a receita vermiculita + fibra de pó de coco é a mais indicada, pois entre a mistura do spawn e o substrato colonizar teremos uma janela de tempo que abre espaço para os contaminantes oportunistas ganharem a corrida.

Lembrando que qnd fazemos bulk, misturamos o substrato com o spawn, para acelerar ao máximo a colonização; fazemos apenas uma fina camada por cima de substrato ou vermiculita para proteger os grãos (altamente nutritivos) dos contaminantes.

Até existe a possibilidade de utilizar um substrato mais nutritivo, como o esterco, na técnica de bulk/monotub mas isso requer maior experiência ou sorte...

Se pretende fazer casing, siga os conselhos do @Barratorta

Última edição:
Complementando, qnd vc adiciona um substrato nutritivo na montagem, vc já está partindo para a técnica de bulk

Se vc pretende colocar algo nutritivo no substrato, deve optar pela técnica de bulk / monotub. E Mesma nessa, optamos por algo menos nutritivo, por isso a receita vermiculita + fibra de pó de coco é a mais indicada, pois entre a mistura do spawn e o substrato colonizar teremos uma janela de tempo que abre espaço para os contaminantes oportunistas ganharem a corrida.

Lembrando que qnd fazemos bulk, misturamos o substrato com o spawn, para acelerar ao máximo a colonização; fazemos apenas uma fina camada por cima de substrato ou vermiculita para proteger os grãos (altamente nutritivos) dos contaminantes.

Até existe a possibilidade de utilizar um substrato mais nutritivo, como o esterco, na técnica de bulk/monotub mas isso requer maior experiência ou sorte...

Se pretende fazer casing, siga os conselhos do @Barratorta
aaa consegui entender meu amigo. gratidão pela sua atenção e por compartilhar um pouco do seu conhecimento comigo.

Exatamente.
Idealmente você até pode esterilizar, eu deixei de fazer isso e nunca tive problemas, uso direto do saquinho, fica mais fácil e economiza trabalho e gás. Você não pode colocar algo nutritivo nesse momento (a vermiculita não é orgânica, ela não serve de alimento, nada se alimenta dela e essa é uma das características que você quer)
A ideia é que ela armazene agua e forneça uma camada de proteção pro micélio. Todo substrato nutritivo deve ser esterilizado e previamente colonizado dentro de um pote fechado exatamente para impedir a chegada organismos contaminantes que vão se desenvolver mais rápido que o micélio para aproveitar esse alimento disponível e "sem dono".
Se você expor algo nutritivo não colonizado, já era.
caramba cara, gratidão viu, eu realmente não tinha pegado essa visão

Back