Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Golden Teacher - Problemáticos?

Diário de cultivo completo.
Fala galera, resolvi tentar o meu primeiro cultivo aqui e, como esperado, não ta indo tudo certo... Eu segui os vídeos do PF-TEK com a combinação:

1 parte água
2 partes vermiculita
1 parte arroz integral moído no liquidificador

E completei com o vermiculita seco por cima em uma camada de 1 dedo +-. Eu fiz 4 bolos só pra testar exatamente como eles reagiriam e isso faz aproximadamente 1 mês hoje. Alguns problemas/dúvidas:

1) Como pode ser visto na "Foto 1", os bolos não parecem ter aquela aparência de algodão doce (apenas 1 deles). Eles têm uma aparência mais frágil, parecem aquelas estratificações em plantas... Isso é assim mesmo? Eu tenho medo de, quando tentar tirá-los do copo, eles simplesmente se desmantelarem, ao invés de saírem como um bolo inteiro.

2) A cama de vermiculita seco que coloquei por cima, aparentemente, não ta sendo contaminado. É assim mesmo? Devo simplesmente jogá-la fora quando abrir os copos?

3) Essa umidade na parede dos copos é normal?

Coloquei algumas outras fotos... se vocês puderem dar uma opinião geral, ficaria agradecido. Não sei também se aqui era a área apropriada, mas prometo ir atualizando aqui com e as próximas tentativas.

Um abs!Foto 1.JPGFoto 2.JPGFoto 3.JPGFoto 4.JPG

Anexos

• Foto 5.JPG
    Foto 5.JPG
    76.5 KB · Visualizações: 7
Fala galera, resolvi tentar o meu primeiro cultivo aqui e, como esperado, não ta indo tudo certo...

Seus bolos parecem ótimos. E 100% colonizados. Se já chegaram a essa fase há uma semana ou mais pode aniversariá-los.

E não se preocupe com o selo de vermiculita. Ele não é colonizado pelo micélio.

Obrigado!

Já retirei os bolos dos copos e você estava certo! Não se desmantelaram e estão, agora, de molho por 24hrs. Amanhã de noite, monto o terrário para prosseguir com o processo e posto algumas fotos de como ficaram.

Uma outra dúvida: é recomendado algum procedimento antes de usar os copos para uma nova colonização ou simplesmente lavá-los com água e sabão está de bom tamanho?

abs!

Sim, sim... farei! Pretendo seguir os vídeos à risca, embora meu terrário provavelmente será com argila expandida.

1) Como pode ser visto na "Foto 1", os bolos não parecem ter aquela aparência de algodão doce

pelo que entendi o ideal justamente NÃO é aparência algodoada, mas sim risomórfica, como os seus bolos...
bicho, seus bolos estão lindos! eu como novato (no 1º cultivo tb) cheguei a sentir invejinha positiva! :p qual video esta seguindo?

pelo que entendi o ideal justamente NÃO é aparência algodoada, mas sim risomórfica, como os seus bolos...
bicho, seus bolos estão lindos! eu como novato (no 1º cultivo tb) cheguei a sentir invejinha positiva! :p qual video esta seguindo?
haha valeu! São esses vídeos aqui (em inglês): http://www.mushroomvideos.com/BRF-Pf-Tek

Uma dúvida: minha ideia pro terrário era simplesmente fazer os furos na caixa organizador, colocar argila + água dento e pronto. Acontece que, ao contrário do que eu imaginava, eu nao to conseguindo fazer os furos com chave de fenda + martelo e não tenho furadeira elétrica. Alguma alternativa? Será que um terrário com os fundos só na tampa (ela eh razoavelmente fácil de furar) funciona tb?

Uma dúvida: minha ideia pro terrário era simplesmente fazer os furos na caixa organizador, colocar argila + água dento e pronto.

A não ser que você tenha um ambiente muito limpo e com parâmetros controlados para manter o terrário não faça esse esquema do terrário shotgun (com múltiplos furos).

Sugiro que leia a discussão em https://teonanacatl.org/threads/primeiro-cultivo-pc-australian.9500/page-7#post-143284 e posts seguintes.

Se achar que não é aconselhável usar o shotgun estude outros esquemas de ventilação do sub-fórum de terrários e dos diários de cultivo daqui do fórum.

pelo que eu entendi os furos devem ficar mais embaixo, um pouco acima da argila, pois o CO2 é pesado (se ficar muito encima ele não sai).
eu também não tinha furadeira, sabe como fiz? flambei uma chave de fenda (a ponta quente fura de boa)

Infelizmente, dessa vez, não vai dar pra fazer nada mais elaborado, não, mas fica o aprendizado! Trabalhei com o q tinha aqui e fiz o seguinte (amanhã mando fotos):

-Caixa sem furos com argila e bastante água em um quarto que ng usa aqui em casa. Vou deixar a janela aberta e usar a luz do sol mesmo, que ilumina o quarto, embora não bata diretamente na caixa. Algum problema? Melhor deixar a lâmpada do quarto acesa também?
-Coloquei uns copos vazios dentro pra, em dias mais quentes, encher de gelo pra dar uma esfriada
-Borrifarei água com frequência pra manter a umidade

É isso ae... vou ficar de olho na temperatura/umidade aqui no rio e tentar ajustar +- na mão. Se tiverem alguma dica, só falar. No mais, boa sorte pra mim!

Eu li sobre fazer uns furos na tampa e cobrir com filtro de café. Vale a pena? Será que vale tb forrar as laterais com algum tecido escuro para não passar luz?

abs!

Dando um update...

Fazem 4 dias já e, por enquanto, nada dos pins... A mudança de temperatura aqui no rio ajudou bastante. Fazem 20 e poucos graus durante o dia e um pouquinho mais de frio durante a noite, quando eu fecho a janela pra esquentar o quarto. To mantendo a umidade dando umas borrifadas de água nas paredes do terrário.

Eles estão com uma aparência bem de algodão agora... com umas partes saltando pra fora do bolo inclusive. Além disso, a vermiculita nao grudou muito bem. Enfim, devo esperar mais alguns dias pra ver o que. Postei umas fotos aqui de como eles estão e qualquer opinião é bem vinda!

Abs!

Anexos

• 1.JPG
    1.JPG
    126.6 KB · Visualizações: 15
  • 2.JPG
    2.JPG
    136.2 KB · Visualizações: 14
  • 3.JPG
    3.JPG
    103.3 KB · Visualizações: 15
Postei umas fotos aqui de como eles estão e qualquer opinião é bem vinda!

Aparentemente está tudo certo, mas ao invés do papel alumínio embaixo dos bolos, talvez um pratinho ou tampa de algum recipiente seria melhor para mantê-los estabilizados. Digo, para evitar qualquer acidente. :)

F
1) Como pode ser visto na "Foto 1", os bolos não parecem ter aquela aparência de algodão doce (apenas 1 deles). Eles têm uma aparência mais frágil, parecem aquelas estratificações em plantas...

Quanto mais algodoado o micélio, mais fraca a genética dele! Cultivos com um micélio rizomórfico (o seu caso) quando colonizando geralmente dão frutos muito bons.

Belos bolos! Boa pinagem! :)

Senhoras e senhores, eu trago boas novas!! Habemus pinus :)

Um dos bolos ta com um pin bem grande (foto 1).
Outro tem três pins (foto2)
Os outros dois tem 2 pins pequeninhos que não consegui focar direito com essa máquina velha.

De qualquer maneira, estão crescendo já. Vou tentar manter agora o terrário o mais úmido possível, borrifando água nas paredes sempre que possível.

Anexos

• 1.JPG
    1.JPG
    103.2 KB · Visualizações: 16
  • 2.JPG
    2.JPG
    86.6 KB · Visualizações: 15
Uma dúvida, galera! Em um dos bolos, cresceram alguns pins bem no topo dele. O problema é que não tem muito espaço entre o topo do bolo e a tampa: deve haver uns 3 dedos só. Isso pode atrapalhar o crescimento dos pins? Tem algo que eu possa fazer?

Uma dúvida, galera! Em um dos bolos, cresceram alguns pins bem no topo dele. O problema é que não tem muito espaço entre o topo do bolo e a tampa: deve haver uns 3 dedos só. Isso pode atrapalhar o crescimento dos pins? Tem algo que eu possa fazer?

Os cogumelos crescerão bastante, então esse espaço reduzido impedirá o desenvolvimento deles.

A solução lógica é trocar de recipiente do modo mais asséptico possível.

Mais uma vez, recorrendo aos senhores!

Eu tava sem tempo essa semana, então não pude tomar o devido cuidado com eles. Fiz a troca para um recipiente mais apropriado e acho que esse procedimento, que com certeza não teve 1% da assepsia necessário, matou alguns deles. As minhas dúvidas são:

1) Quando é a hora de colhê-los ? E quanto tempo eles podem ficar em uma caixa antes de iniciar o processo de secagem?

2) Os pins da foto 1 têm condições de se desenvolver, mesmo estando juntos assim?

3) Esse grande da foto 2, estava crescendo bonito, ae, de um dia para o outro, amanheceu caído. Isso aconteceu por já ter passado da hora de colhê-lo? Deve simplesmente arrancá-lo agora?

4) Sobre esses caídos nas laterias do bolo nas fotos 3,4,5, tem como saber a causa? Foi a falta de assepsia na troca do recipiente ou algum outro erro? Posso simplesmente arrancá-los e jogá-los fora para não prejudicarem mais?

Acho que é isso... abs!

Anexos

• 1.JPG
    1.JPG
    100.3 KB · Visualizações: 14
  • 2.JPG
    2.JPG
    63.5 KB · Visualizações: 12
  • 3.JPG
    3.JPG
    110.7 KB · Visualizações: 14
  • 4.JPG
    4.JPG
    91.1 KB · Visualizações: 14
  • 5.JPG
    5.JPG
    83.5 KB · Visualizações: 12
1) Quando é a hora de colhê-los ? E quanto tempo eles podem ficar em uma caixa antes de iniciar o processo de secagem?

@Mr.V, o fórum está repleto de material. Sugiro que para o seu cultivo ter maiores chances de correr bem você dedique um tempo a ler e pesquisar.

Por exemplo:

"O momento ideal para colher é quando o chapéu vai começar a se abrir. Arranque o cogumelo do bolo. Algum micélio pode vir junto. Não deixe pedaços de cogumelo lá para apodrecerem e favorecerem o aparecimento de contaminação."

de: https://teonanacatl.org/threads/cultivo-de-psilocybe-cubensis.19/#post-260

Os cogumelos caídos provavelmente passaram muito do ponto e começaram a se decompor.

Limpe todo o terrário e siga em frente.

2: Sim! Veja mais fotos de cogumelos, ou veja outros diários de cultivos.

3: Dependendo do peso dos frutos e da inclinação dos mesmos, às vezes ocorre dos frutos caírem. Algo perfeitamente normal.

4: Não precisa jogá-los fora, estão saudáveis para análise empírica.

E aí Mr V., tudo bem?!
Não grila não, talvez tenha passado um pouco o tempo da colheita, mas foi um belo flush. como 1ª experiência vc esta de parabéns! ;)
Agora vc já sabe também que o terrário não pode ser tão baixo, para evitar transportar o micélio e torná-lo vulnerável!
Apesar disso não creio que os cogumelos caídos estejam infectados, eles parecem saudáveis, assim como o bolo de micélio. Deve ter passado mesmo do tempo de colher. Ou que talvez houvesse umidade demais na fase de frutificação. É bom lembrar que na pinagem a umidade deve estar muito alta, mas depois quando os cogus crescem, ela tem que baixar um pouco (umidade em excesso nesse momento deixa os eles melados e pesados).

Back