Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Glovebox

sonnekonig

Cogumelo maduro
Membro Ativo
06/07/2006
269
71
37
fala galera...
to pensando em fazer uma glovebox, keria umas dicas de vocês! :)

- que material utilizar na parte transparente de cima? tem algo mais fácil, leve e barato que o vidro?
- que luvas são mais indicadas? as de procedimento, ou as mais grossas?
- melhor luvas mais compridas né?
- uma lâmpada uv germicida ajuda a esterilizar os potes dos bolos, os papéis alumínio que vão tampá-lo, e o substrato?

acho que é isso... qlq coisa eu pergunto dps! :)
vlw! :pos:

E115... dependendo da posição das luvas, e do tamanho da caixa, não vai ficar um trabalho muito gostoso, se elas ficarem do lado... força demais! :/

Achei o local dos buracos pras luvas perfeito.
é também o mais obvio, quando estiver pronto eu coloco uma foto utilizando elas
com as luvas do tamanho adequado é possivel alcançar toda a area da caixa sem esforço:pos:

depois posto as medidas dela também, uma que me lembro é da distancia da entrada das luvas até o fundo da caixa que é de 40 cm,

abraço

não comprei ainda
nem vi
o cara que vai cultivar comigo que foui ver elas, eu procurei nos supermercados e não achei com tamanho suficiente
então ele foi numa dessas casas agrícolas, a única com tamanho suficiente(e até mais que isso) que ele achou foram aquelas de inseminação artificial em animais de grande porte
as luvas tem cerca de 80 cm e custam 0,60 reais cada, eu não vi ainda, mas diz ele que o material delas apesar de ser um plástico é bem resistente, essa semana ainda eu compro e vejo se vai dar pra usar ou não

NeuroFX disse:
É bom ser uma luva que adere bem à mão, ou terá dificuldades em manusear as coisas.

Não acho necessário, essas luvas são bem finas e maleáveis, tu não vai ter a mesma sensibilidade e aderència de uma luva de latex, mas nada que vá criar dificuldades no processo

Galera, vc´s que estão querendo construir uma glovebox com uma caixa de papelão, ao invéz de utilizar filme de pvc transparente o famoso magipack, porque nao utilizam aquele papel de encapar cadernos/livros, ew conheço por papel contact, eu acho ele mais grosso, pode ser facilmente "esterilizado" e limpado com algum produto sem contar que ficaria mais fácil de fixá-lo pois ele é adesivo! ahh e outra qualidade dele éh que custa centavos o metro em papelarias! Isso tb vale pra quem quiser fazer a glove com madeira! pq um verniz por dentro dá um mão de obra do caramba, pq até ele ficar parecendo uma película de vidro são muuuitas demãos!

Quanto ao substituto do vidro, sem dúvida éh o acrílico, no meu terrário eu utilizei um de 2mm que éh vendido por quilo, uma chapa de 32cm X 1m me custou R$ 20,00. A fixação dele deve ser por parafusos pequenos, ou alguma moldura de madeira, plástico, ou até fita adesiva daquelas largas.

sei la se ajudei!!
Abraço a tds!

TioDena disse:
Galera, vc´s que estão querendo construir uma glovebox com uma caixa de papelão, ao invéz de utilizar filme de pvc transparente o famoso magipack, porque nao utilizam aquele papel de encapar cadernos/livros, ew conheço por papel contact, eu acho ele mais grosso, pode ser facilmente "esterilizado" e limpado com algum produto sem contar que ficaria mais fácil de fixá-lo pois ele é adesivo! ahh e outra qualidade dele éh que custa centavos o metro em papelarias! Isso tb vale pra quem quiser fazer a glove com madeira! pq um verniz por dentro dá um mão de obra do caramba, pq até ele ficar parecendo uma película de vidro são muuuitas demãos!

Quanto ao substituto do vidro, sem dúvida éh o acrílico, no meu terrário eu utilizei um de 2mm que éh vendido por quilo, uma chapa de 32cm X 1m me custou R$ 20,00. A fixação dele deve ser por parafusos pequenos, ou alguma moldura de madeira, plástico, ou até fita adesiva daquelas largas.

sei la se ajudei!!
Abraço a tds!

Claro que ajudou.

Acredito que uma glovebox feita de caixão de papelão é praticamente para ser utilizada uma única vez. A impressão que eu tenho do papelão é que ele acumula bastante bacterias.

Ae a coisa ficaria boa. Boa não, excelente!!!!

sem dúvida viridis, o contact por dentro eliminaria o problema do depósito de microorganismos/bactérias/esporos e fica facil de limpar, além de ser resistente(meio grosso). O acrílico além de ser leve, éh muito fácil de trabalhar, pra cortar ele éh so riscar meio fundo comum estilete e uma régua e dobrar na lateral de uma mes que ele quebra certinho, alías nem precisa de mesa! o phoda mesmo eh q ele tem que ficar beeeeem longe da lamparina senão derrete, e mto fácil ainda! e o preço tb desanima em alguns lugares!

abraços

isso, pra quem usa éh bom ficar esperto pq o acrilico derrete fácil! eu particularmente nao uso a lamparina, eu deixo um recipiente com álcool 70 graus, e mergulho a agulha lá a cada "picada" no pote!
pra quem não sabe o alcool 70 éh o alcool de hospital, vc encontra em farmácias e éh o alcool que mais tem poder de esterilização! eu uso ele tb pra limpar o papel alumínio que vou fazer prints!

abraços

TioDena disse:
isso, pra quem usa éh bom ficar esperto pq o acrilico derrete fácil! eu particularmente nao uso a lamparina, eu deixo um recipiente com álcool 70 graus, e mergulho a agulha lá a cada "picada" no pote!
pra quem não sabe o alcool 70 éh o alcool de hospital, vc encontra em farmácias e éh o alcool que mais tem poder de esterilização! eu uso ele tb pra limpar o papel alumínio que vou fazer prints!

abraços

O que tem maior poder de esterilização é o Álcool Isopropílico -C3H80. Ele é 100%.

Ele é extremamente forte e muito mais perigoso em questão de aproximação do fogo que o 70.

Lamparina dentro da glovebox acredito que não seja necessário. Uma pq o ambiente é pequeno e o oxigênio acabaria rápido apagando-a. Outra pq já é um abiente estéril.

eu deixo um recipiente com álcool 70 graus, e mergulho a agulha lá a cada "picada" no pote!

É melhor vc construir uma lamparina para flambagem da agulha ou usar boca do fogão. Coloque a agulha na chama até que fique vermelha e depois esfrie-a no álcool isopropilico. Tiro e queda!

Olha ae o sonho de consumo:

Essa aqui as luvas são bem maleáveis deixando-a bem fácil de usar.

Origem da foto: pesquisa genérica para ilustração.
glovebox.jpg

Ahh intão bem lembrado viridis, mais o álcool isopropílico tem q ficar esperto pq éh tóxico, eu uso aki pra limpeza em circuitos eletronicos, inalar ele constantemente é prejudicial, principalmente pra gente que nem eu que mexe toda hora com ele, na bancada eu trabalho com um exaustor tanto pra ele quanto pra fumaça de solda q tb éh mto maldita! Na embalagem do alcool isopropílico tem até uma caverinha! Boa, vo começar a usar ele pra esterilização tb!
valew
abraços

O alcool mais mortal não é o 100%.

Os microorganismos mais resistentes fecham suas células e não deixam o alcool 100% entrar. Se você usar um com 20% de água as células vão se abrir pra água passar e o alcool entra junto arregaçando tudo :)

psilocibec disse:

Os microorganismos mais resistentes fecham suas células e não deixam o alcool 100% entrar. Se você usar um com 20% de água as células vão se abrir pra água passar e o alcool entra junto arregaçando tudo :)

Putz cara!

E Não é que faz sentido!!!!

:pos:

O melhor alcool pra esterilização é o 70 mesmo. O objetivo do alcool é matar por desidratação os microorganismos, se vc usar um alcool 100% ele evapora muito rápido sem dar tempo de matar os micro-organismos. E a melhor forma de usar o alcool seria esfregar a agulha com alcool, apenas mergulhar não é uma técnica muito eficiente para esterilização.

Pelas vantagens, sai bem melhor construir um, que se expor à contaminação, usando a criatividade dá para fazer um bem barato...eu tenho um tampo bem grande de vidro que posso usar...Mas a pergunta aos experientes: Isso vai diminuir realmente as chances de contaminação de forma que valha o esforço em pregado?

Ótima informação tenho acesso a alcool 100 na faculdade e tambem agua distilada aos bolos e fiquei meio triste em saber dos preços absurdos que alguns irmão têm que pagar, graças aos deuses fui abençoado...que dizer que o "MARVADO" mesmo é o 80% né pode deixar!!! Valeu mesmo eu ia usar o 100%.:pos:

Pelas vantagens, sai bem melhor construir um, que se expor à contaminação, usando a criatividade dá para fazer um bem barato...eu tenho um tampo bem grande de vidro que posso usar...Mas a pergunta aos experientes: Isso vai diminuir realmente as chances de contaminação de forma que valha o esforço em pregado?

Não finalizei minha caixa de inoculação ainda, mas acho que posso responder a sua pergunta.

O papel da caixa é criar uma atmosfera livre de contaminantes, ou o mais próximo disso que puder.
Muita gente usa como lugar de inoculação a bancada da cozinha ou banheiro, a pia ou perto do fogão. Isso pra conseguirem um maior controle do ambiente e os contaminantes supensos no ar.
Por esses motivos é clara a vantagem de se utilizar uma caixa de inoculação, ela não te da 100% de limpeza na microamosfera, mas isso não é alcançado nem em laboratórios de ponta, então com esse ambiente controlado ficam muito menores as chances de contaminação, sem falar que se pode trabalhar mais tranquilo e com mais calma, pois o ambiente gerado é bem estável.

PEço licença galera pra fazer uma pergunta...
No caso da glovebox de papelão com "tampa" de filme de PVC, como seria possível deixar uma chama acesa sem q derretesse o filme???
Só se essa caixa fosse bastante alta mas daí talvez não perde ela funcionalidade??
gde abraaço

Back