Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Glovebox

sonnekonig

Cogumelo maduro
Membro Ativo
06/07/2006
269
71
36
fala galera...
to pensando em fazer uma glovebox, keria umas dicas de vocês! :)

- que material utilizar na parte transparente de cima? tem algo mais fácil, leve e barato que o vidro?
- que luvas são mais indicadas? as de procedimento, ou as mais grossas?
- melhor luvas mais compridas né?
- uma lâmpada uv germicida ajuda a esterilizar os potes dos bolos, os papéis alumínio que vão tampá-lo, e o substrato?

acho que é isso... qlq coisa eu pergunto dps! :)
vlw! :pos:
 
Tem esse modelo tradicional de glovebox. Já pensei em fazer uma coisa igual. Usando compensado de madeira 8mm, formicado branco liso, luvas de borracha compridas (para limpeza) e tampa de vidro 4 mm. Andei orçando esse material e custa em torno de R$ 80,00.
Eu acho que nao precisa usar lampadas germicidas nesse esquema. É gastar mais dinheiro e tempo.

Mas no CM tem um outro modelo de glovebox feito com aquelas caixa de plastico, usados em terrarios. Bem mais praticas e facil de fazer!
Abraços!
glovebox.JPG
 
hmmm
entao, é q eu ia usar uma cx de isopor, assim fika mais facil... só q eu ia cortar um pedaço da tampa, e keria algo q fosse mais leve e mais facil de fixar q o vidro, pensei em algum plastico, mas nao sei de um plastico q seja suficientemente transparente, grosso e duro pra substituir o vidro! ;)
hmm. (agora pensei em uma coisa huhu) kem sabe um acrilico?!?! mas continua sendo meio dificil de fixar! :/
 
Eu estou pensando em fazer uma glovebox de papelão mesmo. forro por dentro com um plastico, tipo pvc, e a tampa de vidro troco pelo plastico pvc tbm, sai muito mais em conta, num vai nem 12 reais.
 
hmmmm
desculpa a ignorancia, mas como é esse plastico pvc? é akele meio mole, tpo +- 0,5mm de espessura? mas tem dele transparente tb? c for o q eu to pensando, só vi branco!
 
sonnekonig disse:
hmmmm
desculpa a ignorancia, mas como é esse plastico pvc? é akele meio mole, tpo +- 0,5mm de espessura? mas tem dele transparente tb? c for o q eu to pensando, só vi branco!

plastico pvc é aquele bem fininho e transparente(não sei se existe outro)
é usado pra embalar alimentos, tipo naquelas caixinha de isopor que tem no super, onde colocam desde moranguinhos a carnes tem esse plástico por cima

espero ter sido claro, sabe qual é agora?
 
ahhhhh soah..
pensei q fosse um um pouco mais grosso que eu usava pra fazer uns protótipos na robótica! ufdshaiufdsa... mas akele lá chamava PS, era um que derretia um pouco mais fácil e era mais dobrável que o pvc normal... pensei q fosse tipo uma variação dele! hehe
mas esse aí num é muito fino não? frágil e tal.... axo q eu vou fazer com algum tipo de acrílico, seilá.
 
Uma glovebox de acrílico(4mm) com silicone selante nas bordas seria ottimo, otima visibilidade, mas inviavel por causa do preço salgado... apenas uma placa de 40x40 cms aki no ES sai por R$ 50,00 imagina 4 delas, fora as luvas e o silicone. Muito caro, mas é uma boa opção pra quem tem grana.
 
qual luva vocês pretendem utilizar nessas caixas de inoculação?

ela tem de ser de borracha/plástico e com um comprimento bom para dar mobilidade
 
indisp.png

olha ai minha caixa de inoculação, inacabada
falta alguns detalhes de vedação e as luvas, é claro

será que por ser de madeira não é arriscado a contaminações, acabei de pensar nisso, mas pretendor dar um banho de alcool e lysol antes de iniciar o processo

abraço
 
vou tentar primeiro uma com caixa de gabinete de pc! :)
usando a tampa de vidro do terrário, fazer algo bem experimental mesmo pra ver se vai funcionar! depois se der certo eu vou tentar com caixa de isopor, ou quem sabe não me dedico mais e faço uma linda quinem a do ABRAXAS! :) *Parabéns, tá linda! que empenho em! hehe

alguma dica sobre as luvas?!?!
 
valeu ai :pos:

as luvas ainda to procurando, não achei no comprimento que eu preciso
quando eu comprar posto aqui, com elas já na caixa finalizada, espero:pos:

abraço
 
acho que tem que ser aquelas amarelas, de borracha, comprida, né? aquelas que as mães/empregadas usam pra torcer o pano que vai passar no chão da casa? :)
são grandes, fortes e maleáveis
 
poxa...

num tinha visto isso ainda..

idéia interessante.... =]

abrasS.
 
Pra quem ainda estiver bolando o projeto, talvez seja melhor tentar seguir o modelo do segundo post, em que o vidro fica na diagonal, se rapararem no projeto verão que sobre muito mais espaço interno e não tem perigo de manusear uma lamparina lá dentro.

Abs.
 
Então, depois que eu construi eu achei mesmo meio baixa, acho que nem o pote de Lysol fica de pé dentro hehe
mas vou usar assim mesmo dessa vez, o segmento do meio da caixa não é fixado de forma definitiva de modo que ainda posso retira-lo com facilidade e modifica-lo ou substitui-lo

não tinha pensado nisso da lamparina, usa-se lampirina dentro da caixa de inoculação??

eu tinha pensado eu limpar bem tudo com alcool e lysol, e limpar as laminas e agulhas com alcool dentro da caixa, mas vou deixar um isqueiro la se eu achar necessario(CUIDADO COM ALCOOL E FOGO!!)

mais observaçoes postem ai, é de grande ajuda para todos

abraço
 
Tá ficando legal ABRAXAS! Parabens!
Acho que vc poderia colocar uma formica branca e lisa nela.O que acha? Isso ajudaria muito na limpeza (e tbm na estética).
Abraços!
 
Abraxas, em relação à lamparina, se você desinfetar os objetos com álcool, talvez seja desnecessária a lamparina.

Só comentei porque já ví gente usando lamparina dentro de glovebox, até naquele filme do hyperreal, os caras usam dentro de uma feito com papelão...hehehe...

Abraço!
 
Pedro disse:
Abraxas, em relação à lamparina, se você desinfetar os objetos com álcool, talvez seja desnecessária a lamparina.

Só comentei porque já ví gente usando lamparina dentro de glovebox, até naquele filme do hyperreal, os caras usam dentro de uma feito com papelão...hehehe...

Abraço!

Locura hein, risco de pegar fogo em tudo altíssimo :neg:

Ouvi dizer q uma glovebox precisa ter um sistema de vácuo. Isso é verdade?

Uma sugerstão: Num seria mais funcional fazer oq furos das luvas nas laterais, ou seja, cada lateral uma luva? Assim vc deixaria a glovebox mais anatômica, e o alcançe das luvas seria maior dentro da caixa.
 
Back
Top