Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Glovebox sem trucidar uma caixa novinha e preparação da minha área de trabalho

pgmr

Primórdia
Membro Ativo
12/07/2012
56
29
São Paulo
Olá, amigos rizomórficos!

Estou criando este post como complemento para meu diário de cultivo encontrado aqui.

Primeiro, preparação da "glovebox". Digo entre aspas porquê não é uma glovebox propriamente dita, com luvas acopladas. Por definição, é uma "caixa de ar estático", mas funciona extremamente bem, principalmente quando o resto do ambiente não possui correntes de ar.
E o melhor é que você não precisa estragar aquela caixa organizadora de 60 paus, após o procedimento ela pode ser seu terrário ou voltar a ser a caixa de sapatos da sua esposa.

Vamos às instruções:

Ao todo você vai precisar de:
  • Água sanitária
  • Álcool 70 (70 é o único que esteriliza antes de evaporar)
  • Borrifador
  • Papel toalha (nunca é demais, sério)
  • Filme PVC
No meu caso, usei, para a área de trabalho:
  • 2 cavaletes de madeira
  • 1 placa de vidro, cerca de 30x40
Preparação da GB:

Você vai precisar de uma caixa organizadora (pode ser qualquer caixa, mas a profundidade dela conta bastante, e evite caixas de madeira e papelão, pois são porosos e difíceis de esterilizar) e filme PVC.

gb_01.JPG

Depois, passe um bom pedaço de filme PVC cobrindo metade da altura da caixa, tendo a dedicação de deixar um bom pedaço de filme dos lados da caixa, para aderência. Senão tudo desgruda.
gb_02.JPG

Depois, cubra metade da parte externa de cada um dos lados, deixando apenas um pequeno retângulo por onde suas mãos vão passar.

gb_04.JPG

Borrife água sanitária em tudo, sem dó, inclusive na tampa e depois tampe, deixando esterilizar por 30 minutos, e não abra até estar na sua área estéril.

gb_05.JPG gb_06.JPG


Preparação da minha área de trabalho:

Não digo que é a melhor técnica asséptica de todas, mas deu bastante certo pra mim e você pode usar o seu banheiro que a família inteira usa mesmo.

Bem-vindos ao meu box:
box.JPG

Tire tudo de dentro... E feche a janela, por favor!
box_limpo.JPG

Aqui usei dois cavaletes e uma placa de vidro para criar uma bancada desmontável e prática, pois conforto é bem importante na precisão de seus movimentos estéreis:
cavalete.JPG area_de_trabalho.JPG

Não se esqueça dos materiais necessários na hora de borrifar desinfetante:
sterile_time.JPG
E estamos prontos para receber a GB improvisada e borrifar desinfetante em tudo:
sterile_box_2.JPG sterile_box.JPG


Passados 30 minutos, hora do show: Lavar as mãos (até o cotovelo) com água e sabão, e logo depois passar álcool 70. Aí é só colocar as luvas e (no meu caso) "embrulhar" o antebraço com filme PVC para evitar o depósito de células de pele morta e outros contaminantes dentro da GB:

gloves.JPG sleeves.JPG

Antes de abrir a glovebox, tenha tudo em ordem, como por exemplo a lamparina já acesa:
lamparina.JPG

Agora podemos abrir a glovebox e fazer o que quisermos lá dentro, lembrando de ter movimentos pouco bruscos e muito precisos. Aqui não estou fazendo nada:
gb_open.JPG pronto.JPG

E é isso!

Abraços e vejam meu diário de cultivo, o link tá lá em cima!box_fechado.JPGgb_03.JPGgb_box.JPG
 
Em lojas agropecuárias existem daquelas luvas pare inseminar vacas, ela é descartável, barata, e vai pra cima do cotovelo.... Seria uma boa.
 
Opa.. Boa idea pra mi...Hoje peguei uma caixa organizadora e pensava em façer os agulheros como as anteriores que tinha feitas.. mias aghora nao rssss
Valeu !!!
 

Anexos

  • DSCN1916.JPG
    DSCN1916.JPG
    112.2 KB · Visualizações: 84
É uma solução simples e eficiente, mas tomem cuidado com o uso excessivo de plásticos não-biodegradável. Ou ao menos joguem em lixos de reciclagem. Consciência ecológica sempre. :)
 
Genial, adorei!! Uma dúvida: você fez a inoculação com a caixa tombada, como na última foto?
 
Back
Top