Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Glovebox - Como construir

tupy

★ vento sul ☆
Membro da Staff
Cultivador confiável
29/05/2006
4,063
94
Terra de Deus
Uma das várias maneiras possíveis de se montar uma>
"glovebox" (caixa de procedimentos):

Ajuda em muita para lidar com os esporos, montar seringas, trabalhar com agar, inoculações, etc.

Uma caixa de isopor, pode ser nova ou usada:
cultivo 001.jpg

Com um cano de PVC faça as medidas para o corte com o estilete:
cultivo 002.jpg

Corte o PVC com uma serrinha própria,
cultivo 003.jpg

Passe uma lixa para não ter problemas futuros:
cultivo 004.jpg

Uma luva de látex, corte como na foto:
cultivo 005.jpgcultivo 006.jpgcultivo 007.jpgcultivo 008.jpgcultivo 009.jpgcultivo 010.jpg

Passe um papel alumínio ou um papel de plastico por dentro, para manter uma boa assepsia:
cultivo 011.jpgcultivo 012.jpg

Uso plastico filme para servir como "tampa"
cultivo 013.jpgcultivo 014.jpg

Uma outra maneira é não usar a luva de jardinagem, somente usar luvas de látex e embrulhar o braço em um plástico qualquer, também é viável, em alguns casos, dá até mais mobilidade para o seu braço.
 
Saudacoes!! Construi a minha com mdf, duas argolas de cano pvc de 100mm e dobradicas na parede do fundo como abertura. Acrilico como visor. Tudo foi vedado com silicone. A porta eh como porta de geladeira, porem vedada c eva. Os bracos sao de lona azul colada com cola de sapato. Argolas coladas na caixa c cola quente e os bracos presos nas argolas atraves de elasticos..
Eh possivel abrir uma panela de pressao dentro da GB, acho q ajuda tbm... segue algumas fotos..
Agradeco aos irmaos..
 

Anexos

  • 20151107_123853.jpg
    20151107_123853.jpg
    84.2 KB · Visualizações: 52
  • 20151107_123907.jpg
    20151107_123907.jpg
    88.2 KB · Visualizações: 50
  • 20151107_124630.jpg
    20151107_124630.jpg
    66.6 KB · Visualizações: 51
  • 20151107_125105.jpg
    20151107_125105.jpg
    67.8 KB · Visualizações: 49
EDIT :
Pessoal , me desculpem, já trataram aqui do assunto nesse tópico , mas não havia encontrado antes com a pesquisa por ''SAB'' ( não consegui deletar a mensagem ).
Está aqui: Tutorial - Glovebox sem trucidar uma caixa novinha e preparação da minha área de trabalho
Saudações.
Pessoal, não quis criar um novo tópico, resolvi postar aqui já que o assunto é Glove Box.
Pesquisando no shroomery e outros foruns gringos, vi que estão usando menos o que chamamos de glove box e estão usando o que chamam de SAB. (Caixa de ar Parado)
SAB é como se fosse uma glove box , mas sem as luvas.
nas discussões, argumentam que quando se usa uma luva preso na caixa, (mesmo que visualmente bem vedada) os movimentos ao manipular os utensílios criam uma pequena corrente de ar por pequenos espaços que não percebemos, além de ser mais trabalhoso.
Enfim, se alguém quiser saber mais, basta pesquisar por SAB no fórum citado, que lá explica melhor as vantagens sobre as glove box caseiras.
( Se quiser não precisa nem furar a caixa, da pra por um plastico filme na boca da mesma e deixando espaço para os braços.)
Não encontrei postagem aqui sobre esse isso.
Alguém aqui costuma fazer dessa forma também?
Eu uso para trabalhar com placas de petri e até agora tudo Ok. ( Mas tem que ser em um local onde não haja correntes de ar obviamente)
 
Última edição:
EDIT :

Alguém aqui costuma fazer dessa forma também?
Eu uso para trabalhar com placas de petri e até agora tudo Ok. ( Mas tem que ser em um local onde não haja correntes de ar obviamente)


Olá, eu utilizo a SAB (caixa de ar parado) para fazer inoculações, preparar seringas, trabalhar com placas petri e funciona muito bem, eu a esterilizo com produtos e deixo parada por 15/20min para o ar assentar e depois com luvas cirúrgicas eu faço o que tenho que fazer. prefiro esse sistema por que cumpre bem a função no que diz respeito à higiene e por que permite mais destreza com as mãos que estão praticamente livres para trabalhar com o que for, ela permite mais velocidade também.
 
Back
Top