Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Genética e Extinção

Hum... Os primeiros habitantes da terra foram as bactérias e os protozoários.

Os fungos possuem um grau de desenvolvimento maior, portanto, vieram mais tarde.
Não especificamente... na verdade acredita-se que foram os seres unicelulares procariontes.

EUA: identificado fóssil do "Godzilla" dos fungos

23 de abril de 2007 • 19h41 • atualizado às 19h41

imprimir
reduzir tamanho da fonte tamanho de fonte normal aumentar tamanho da fonte

Cientistas identificaram o "Godzilla" dos fungos, um fóssil pré-histórico gigantesco que ficou sem classificação por mais de um século, disseram pesquisadores americanos nesta segunda-feira. Uma análise química mostrou que o organismo de 6 m de altura trata-se de um fungo extinto há mais de 350 milhões de anos, segundo o estudo que será publicado na edição de maio da revista Geology.

Inicialmente, os pesquisadores chegaram a pensar que o fungo gigante era algum tipo de líquen ou até de alga. "Um fungo de 6 m parece uma mentira, mas aqui está o fóssil", disse Kevin Boyce, um professor-assistente de ciências geofísicas na Universidade de Chicago.
A classificação só foi possível comparando os tipos de carbono encontrados no fóssil gigante com os de plantas que viveram na mesma época, há cerca de 400 milhões de anos. Se o fóssil fosse de uma planta, suas estruturas de carbono seriam semelhantes às dela. Porém, Boyce encontrou uma diversidade muito maior, o que possibilitou a classificação do fóssil como sendo o de um fungo.
Segundo os pesquisadores, amostras desse fungo gigante podiam ser encontradas pelo mundo todo entre 420 milhões e 350 milhões de anos, durante um período em que insetos e minhocas estavam entre as primeiras criaturas a fazer da terra seca seu lar. Nenhum animal que tivesse espinha havia abandonado os oceanos nessa época e as árvores desse período não tinham mais do que 7 m de altura, o que facilitava a sobrevivência desses fungos.

É achei q tinhão sido os primeiros, mas são bem velhinhos.

Em momento algum confundi.... se o meio de reprodução for exclusivamente assexuado iram adaptar-se ao novo meio passando para próximas gerações essas mudanças.

Você disse que tem como provar através de plantas. Plantas não são fungos, então a comprovação não seria válida.

Não especificamente... na verdade acredita-se que foram os seres unicelulares procariontes.

É a mesma coisa.

Não mesmo. como falei antes especificamente os seres unicelulares procariontes ja que existem protozoários e algas eucariontes.

Acho que foi um engano meu. Confundi eucariontes com procariontes. Realmente os procariontes vieram antes dos eucariontes.

não há qualquer razão para se preocupar com os fungos ou a variebilidade genética deles. eles estão muito bem selecionados para viverem no mundo de hoje em dia. entre cada qualquer dois dos bilhões de esporos produzidos, sempre há diferenças no genoma (por uma coisa, as enzimas que fazem a replicação do DNA do fungo erram uma base nitrogenada a cada alguns poucos milhares que acerta), e essas pequenas diferenças são selecionadas a todo tempo pelo ambiente. existem mecanismos no próprio genoma que podem ser ativados por fatores de pressão ambiental que promovem variação genética propositadamente. enquanto uma seringa multi-esporos pode ser muito interessante para produção de novas cepas, os fungos definitivamente não precisam disso para poderem rir da gente quando nossa espécie se estinguir e a deles não. no worries, baby! =)

não há qualquer razão para se preocupar com os fungos ou a variebilidade genética deles. eles estão muito bem selecionados para viverem no mundo de hoje em dia. entre cada qualquer dois dos bilhões de esporos produzidos, sempre há diferenças no genoma (por uma coisa, as enzimas que fazem a replicação do DNA do fungo erram uma base nitrogenada a cada alguns poucos milhares que acerta), e essas pequenas diferenças são selecionadas a todo tempo pelo ambiente. existem mecanismos no próprio genoma que podem ser ativados por fatores de pressão ambiental que promovem variação genética propositadamente. enquanto uma seringa multi-esporos pode ser muito interessante para produção de novas cepas, os fungos definitivamente não precisam disso para poderem rir da gente quando nossa espécie se estinguir e a deles não. no worries, baby! =)
Isso é relativo pois é teoria, ja na pratica não é bem assim que acontece... se não ainda veríamos especies que foram entintas a milhares de anos ate hoje.

algumas linhagens das espécies de milhões de anos atrás 'evoluiram' para as que existem hoje. e a maioria delas simplesmente se extinguiu pois as condições ambientais selecionaram-nas para extinção (elas não eram tão bem adaptadas às novas e eternas modificações das condições de pressão ambiental/competição/etc).... mas é tudo teoria msm...

Dependendo da Mudança pode não haver tempo suficiente para a adaptação ao novo meio ser concluída.

esse pode ser um ponto importante. assim sendo, posso supor que a genética é tão flexível quanto essas mudanças.

Como você pode provar essas afirmações que diz com tanta certeza?

basicamente eu estudo isso tudo... e existem referencias pra isso tudo que eu disse no primeiro e segundo post do topico, nas áreas de biologia celular, genética e evolucao... mas o ponto é que EU não acredito que os cogus estao em perigo de extincao, ou que eles diminuiram de numero ou que eles são os coitadinhos da nossa breve estada na terra. eu acho que está tudo bem...

bom, eu acho difícil que os psilocybes corra qualquer risco de extinção. O impacto humano de coleta irresponsavel em pastos esta longe de ser um risco pra especie. Nao é preciso estudo pra concluir isso, é uma especie extremamente difundida mundialmente, mas preocupante seria definitivamente a nossa extinção que a deles...

Agora quando o assunto abrange FUNGOS em geral ai é outra coisa.

Existem fungos que correm risco de extinção devido ao desmatamento de florestas, fungos que vivem em costante relação micorrizal com arvores e plantas, que precisam delas pra viver, e no momento que essa fauna é cortada fora o solo também morre por consequência. Isso sim é sem duvidas algo preocupante, mas que nem se compara ao impacto humano nos psilocybes que se discute aqui.

ah, o insider escreveu de forma elegante sobre o assunto... =)

Por isso eu sempre caço do jeito que acredito ser o certo: na época e fazendo carimbos pra devolver os esporos/cogumelos que retirei.
Se todos que caçam fizessem isso creio que hoje não estaria dessa forma. Mas todos querem saber de viajar, se preocupar pra que? Relaxa, come um mágico e que se fodam os pastos. Amanhã voce vai desejar não ter pensado assim.
No dia que caço, deito na cama pra dormir e fico um bom tempo pensando que colhi demais e vou extinguir aquele pasto, fico tão paranóico que na proxima manhã possível, é carimbo e seringa pra todo pasto...
Ah, se fosse assim com todos... :)

Como você pode provar essas afirmações que diz com tanta certeza?
A minha pergunta é como se pode provar qualquer afirmação que se diz com tanta certeza

O simples fato de coletar os cogumelos nos pastos e transporta-los por la (enquanto caça) dentro de uma cestinha perfurada, já garante a proliferação de esporos.

Se pensarmos em "desequilíbrio" acredito que a grande propagação dos cubensis é por si um desequilíbrio causado pelo homem e a pecuária extensiva... quanto a divulgação dos métodos de cultivo, a exemplo do ocorrido com a maconha, isso faz com que a nossa seleção genética selecione os indivíduos, no caso dos cogumelos os mais produtivos e psicoativos... Por isso não acho justo afirmar que 'perderam a qualidade'...

exelente vídeo Cosmik , obrigado por compartilhar!

Back