Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Ganoderma lucidum - 1º tentativa

Diário de cultivo problemático.
eu sempre quis tentar cultivar os "chifres" de reishi:
awww.gmushrooms.com_Health_Rrr.jpg

resolvi adquirir uma cultura e comecar. a receita foi 4 partes de serragem/ po de serra, 1 parte the farelo de trigo e agua. nao sei se acertei bem a parte da agua mas ate entao tudo esta indo bem. o objetivo e frutificar dentro de vidros para que eles crescam para cima em forma de caule.

dia 22/12:
aimg70.imageshack.us_img70_9779_dscn2073gc8.th.jpg

dia 02/01:
aimg185.imageshack.us_img185_6057_dscn2106fj0.th.jpg

estao incubando em torno de 25ºC e a previsao para o final da colonizacao dos potes eh de 3 - 5 meses.
 
Casgoodie, eu os encontro em abundancia na natureza aqui em minah região, porém nao sei nenhuma tecnicna de preparo.
tenho uma avó que tem problemas circulatorios e gostaria de aprender a fazer o remedio deles.
Otima iniciativa, novamente.:)
 
Casgoodie, eu os encontro em abundancia na natureza aqui em minah região, porém nao sei nenhuma tecnicna de preparo.
tenho uma avó que tem problemas circulatorios e gostaria de aprender a fazer o remedio deles.
Otima iniciativa, novamente.:)
voce pode colher entao, corte em fatias de 2cm e seque completamente, use um processador ou outro metodo para transformar em po e faca cha com uma colher de cha do po de reishi, ou pode-se tambem fazer comprimidos com o fruto ou o micelio desidratado.
 
Bela empreitada. :)

No livro Medicinal Mushrooms (Christopher Hobbs) tem a linda história dessa espécie. Vou traduzir e posto aqui.

No livro do Stamets (Growing Gourmet...) ele tem uma fórmula de cultivo indoor em que a colonização leva de 14 a 21 dias pra se completar levando de um mês a quarenta dias pra começar a frutificar. Lá tb diz que a proporção de grão pra serragem não pode passar de 15% pq pode inibir o aparecimento de frutos, mas ele se refere a grão de centeio. No geral é preciso apenas 5% de suplementação da serragem.

Sorte!
 
eu acho que a unica coisa que eu caguei dessa vez foi ter usado agua demais. dos 6 vidros, 3 tem menos agua. vamos ver se faz diferenca. estou muito ancioso para ver o resultado.
 
Legal Casgoodie!

mando as good vibes para seu cultivo!!!

Uma dúvida, você adquiriu uma cultura líquida para inocular isto, certo?
tem como recolher esporos, ou somente com culturas e micélio vivo?
Interessante!!! Parabéns

:)
 
Muito legal!!
Boa sorte e estamos na torcida!
Abraço
 
Parabéns pela iniciativa!! Torço pelo cultivo, mta força!
 
Interessantíssimo.....

Estarei acompanhando o cultivo !!!

Muita sorte nessa empreitada ....!
 
Otima iniciativa cara.. Expandindo nosso conhecimento desse reino lindo. Vou acompanhar de perto a experiencia

Good Vibes!
 
valeu pelo apoio galera. eu deixei os vidros de lado por um dia para espalhar a agua melhor.

muilok:

sim eu comecei a partir de cultura liquida mas os ganodermas tem esporadas enormes, geralmente os cultivos ficam inteiros cobertos com esporos marrons entao deve se haver um jeito de conseguir uma amostra de esporos mas para germinar em agar e depois transferir
 
Ta aí o que prometi:

Tradução de um trecho do prefácio de Harriet Beinfield ao livro Medicinal Mushrooms de Christopher Hobbs


(...) Sábios taoístas contaram com suas próprias observações para tirar conclusões que hoje testamos em laboratório. Vinte e dois séculos atrás o imperador Ti ordenou que alguns barcos fossem para o Ocidente em busca do Ganoderma (Ling zhi ou Reishi) porque acreditava-se que conferiam não apenas longevidade, mas imortalidade. Textos chineses sugerem que o Ling zhi melhora a memória e a capacidade mental, acorda o espírito, acalma a mente, abre a respiração, fortalece o coração, protege o fígado, aumenta o vigor e ajuda o corpo a resistir ao demônio da idade e da doença.

Os cogumelos nos fornecerm um elo com os sábios taoístas da China antiga que usavam o Ling zhi como auxílio espiritual - como alimento para estimular a iluminação. Na estória mítica Alice no País das Maravilhas, Alice comeu um cogumelo que a fez grande e um outro que a tornou pequena, abrindo as janelas de sua imaginação para que ela entrasse numa outra dimensão, num reino mágico.

Paul Unschuld, estudioso da história medicinal chinesa, informou que quinze séculos atrás a clássica farmacopéia conhecida como Pen Tsao dedicou toda a sua primeira monografia a um fungo divino, o Ling zhi. Dizia que ajudava o corpo a manter o seu peso normal, prolongava a vida e transformava quem o consumia num ser sobrenatural.

Ainda hoje podemos compartilhar a atração que os taoístas tiveram com as propriedades de alteração mental do reishi. Por analogia, como os cogumelos jovens se alimentam de restos florestais, então parece que no corpo humano eles auxiliam na neutralização dos restos físicos e na reciclagem da negatividade em clareza e otimismo. Esses cogumelos eram tidos como como agentes sagrados que elevavam o espírito, ajudando pessoas a transcender o denso mundo material(...)

Ingerir esses cogumelos hoje nos dá o gosto de estado mental no qual experimentamos o despreendimento e a iluminação, permitindo-nos agir no palco e observar da platéia ao mesmo tempo - percebendo melhor nosso destino através da lembrança que a saúde do nosso espírito não depende apenas do vigor do nosso corpo.

Esses cogumelos não mudaram muito no último milênio, nem a busca humana. Nós podemos experimentar com eles a nossa busca de cura física e transcendental. Eles nos fornecem um caminho em comum aos taoístas, para provar o mesmo sabor e apreciar as mesmas lembranças da nossa alma coletiva.
 
Que maravilha.....

"Ingerir esses cogumelos hoje nos dá o gosto de estado mental no qual experimentamos o despreendimento e a iluminação, permitindo-nos agir no palco e observar da platéia ao mesmo tempo - percebendo melhor nosso destino através da lembrança que a saúde do nosso espírito não depende apenas do vigor do nosso corpo."
 
Muito bom !!!

Parabéns pelo cultivo....

estamos todos acompanhando de perto.... eu nunca tinha visto nada parecido ;)

boa sorte !!!

sucesso!
 
Como devem ser os pins disto?
No minimo exótico:)
 
infelizmente realmente tinha agua demais nos vidros, eu examinei o substrato e em alguns dos potes tem uma massa branca densa na parte de cima e a parte do meio esta colonizada, somente o fundo que coletou agua nao esta colonizando, estah, mas muito lento, entao resolvi virar os potes ao contrario pra escorrer a agua, espero so que nao contamine depois que a agua passou pelos buracos da tampa.

dscn2122tb0.jpg
 
casgoodie, mande mais notícias do seu cultivo! Acabei de achar exemplares belíssimos do reishi aqui no ceará e estou muito entusiasmado com o cultivo, pois são muitíssimo belos e sua fama como medicinal é grande.

Qual é a estratégia para eles crescerem na forma de chifres, já que na natureza eles abrem o píleo?

awww.mushroomexpert.com_images_barron_barron_ganoderma_lucidum.jpg
(o exemplar que eu achei era quase idêntico a esse! o/)
Aí vão alguns links pro pessoal tirar informações:

https://en.wikipedia.org/wiki/Ganoderma_lucidum

http://www.mushroomexpert.com/ganoderma_lucidum.html
 
Back
Top