Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Fungos tóxicos com ocorrência no Brasil

as foto referidas não coincidem com P. antillarum.

Há uma certa confusão em torno da nomenclatura de certas espécies.

E o texto base, do Jair Putzke, não ficou muito claro.

Quanto às fotos referidas, podem não se parecer com a imagem que vocês postou para P. antillarum, e há outras na rede parecidas com a que você postou, mas em alguns sites aparecem imagens associadas à especie que não são parecidas.

Veja por exemplo essas imagens abaixo, que no Mushroom Observer estão com P. antillarum:

475332.jpg 493825.jpg 493076.jpg 553718.jpg

- http://mushroomobserver.org/image/show_image/553718?obs=215347&q=2eowu
- http://mushroomobserver.org/image/show_image/493076?obs=193692&q=2eowu
- http://mushroomobserver.org/image/show_image/493825?q=2eoxI
- http://mushroomobserver.org/image/show_image/475332?obs=186022&q=2eowu


mas pelo que tenho lido Panaeolus antillarum são comestiveis

Talvez possam ser assim considerados, conforme o autor, e talvez conforme o que ele esteja chamando de P. Antillarum. Mushroom John observa, sobre esta espécie, em seu site: "This species is edible but it's bitter rancid taste is not worth eating." - http://www.mushroomjohn.org/panaeolusantillarum1.htm
 
20 - Amanita phalloides

Apesar de já ser conhecido na Argentina, e das suspeitas que ocorria também no sul do Brasil, o primeiro registro oficial dessa espécie ("death cap") no país só veio em 09/2016 (Amanita phalloides - primeiro registro no Brasil).

Suas toxinas atacam o fígado e rins e provocam muitos danos, frequentemente irreversíveis, antes do aparecimento dos primeiros sintomas. As toxinas são termo-estáveis, então exemplares cozidos continuam tóxicos. O único tratamento possível na maioria dos casos é um transplante de fígado. Calcula-se que apenas 50g de Amanita phalloides sejam suficientes para provocar a morte de um ser humano adulto.

No Brasil a ocorrência deve estar restrita a plantações de árvores exóticas, como Pinus e Castanea sativa (castanheira ou castanheira-portuguesa).

- Amanita phalloides – Wikipédia, a enciclopédia livre
- List of deadly fungi - Wikipedia
 
Última edição:
Back
Top