Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

"Flow hood" - Construção

Polychrus

Cogumelo maduro
Cadastrado
26/04/2009
3
46
36
Olá, povo!

Espero que a pergunta esteja no lugar certo...

Acho que é a primeira vez que posto aqui, só que tenho lido o fórum faz um tempo. Esse e o Mycotopia.
Então, a primeira pergunta é: alguém aqui já fez o que os gringos chamam de "flow hood" (acho que podemos traduzir como capela de fluxo laminar... alguém q mexe em laboratório por aqui?)? Uma espécie de caixa, com filtros e um motor, que força o ar para dentro da caixa através do filtro. Serve como uma alternativa à "glove box", mas dizem ser melhor...

Gostaria de saber coisas como: qual motor a ser usado (sei que depende do volume que a câmara terá, mas se alguém que tiver feito uma postar o volume da câmera e o motor usado, já ajuda) e onde achar esses motores, se realmente esse negócio de flow hood "funciona", enfim, coisas desse tipo.

Valeu pela ajuda!
 
Achei na biblioteca uma postagem falando sobre ventiladores, tamanho da capela e tals....

Mas continua uma pergunta: Alguém já montou uma capela dessas? Funcionou? Indicaria?

Valeu
 
"Flow hood" - Construção

No passado eu pensei em montar uma para cultivos de comestíveis, mas na época tive problema em comprar filtros HEPA na medida do projeto e não encontrei ventiladores apropriados. Por esses e outros motivos acabei desistindo.

A capela funciona sim, afinal é utilizada para fins laboratoriais em todo o mundo. É totalmente indicado se vc quiser trabalhar em condições reais de esterilização, mas vc tem que pesar se vale investir em uma. Para cultivo de cubensis não me parece valer a pena e sim somente para o cultivo comercial de comestíveis e medicinais.

E não vejo como alternativa a glovebox. A capela é a evolução da glovebox.

Comprar uma não é jogo, sai muito mais barato mandar fazer. Alguns cultivadores utilizam placas de compensado ou madeira tratada, mas é melhor investir em aço ou até mesmo alumínio, mais leve e de fácil limpeza.
 
"Flow hood" - Construção

Sim, sim... os benditos filtros!! hahahahaha

Valeu pela resposta, NeuroFX!!

Então, eu tô nos comestíveis ainda. Queria tentar começar a cultivar uns do Cerrado, só por diversão msm.... faço biologia, e sou fascinado por fungos, não só comer, mas ver crescimento, a "luta" entre eles quando se encontram e tals. Enfim, comer os "bichos" é só um detalhe.

A pergunta sobre a capela -- concordo que seria um "aperfeiçoamento" da glove box, mas o fim é o mesmo: ajudar a diminuir a contminação, nesse sentido que falei hehe -- é pelo seguinte, tenho tentado fazer cultivo em placas de petri e sempre contamina, cara.... tenho uma espécie de glovebox (mas sem luvas instaladas hehehe), mas ela não tá funcionando mto. Vc tem experiência em cultivo em placas de petri? Tem alguma dica? Pergunto pra vc, pq vc que respondeu... mas a pergunta se extende a todos hehehe. Tô ficando frustrado já....

Pensei em luz UV, mas andei lendo que, entre UV e a capela, a primeira é pior.

E a pergunta sobre se uma capela funciona ou não (capelas de laboratório funcionam mesmo!! Mas são feitas por "profissionais") é pq queria saber se uma capela no esquema DIY, ou "faça vc msm", funciona; concorda que quando pessoas comuns fazem, o resultado pode ser beeeem pior? hehehehe
No mycotopia tem gente que fez, mas lá fora as coisas são mais fácies... um cara lá gastou 320 dólares em tudo. O treco é feito em madeira ou compensado, acho. Daí veio a idéia.

Valeu!
 
"Flow hood" - Construção

Existem cultivos profissionais que montam a capela de forma artesanal, muito distantes de toda a parafernália de capelas profissionais. Dá uma olhada na primeira foto. Ali nem usam cobertura nem nada, apenas os filtros acionados por ventiladores e posicionados perpendicularmente sobre uma bancada de madeira, nada mais. É o suficiente para criar pressão positiva no espaço de trabalho.

Ouvi dizer que procedimentos laboratoriais exigem capelas profissionais regulamentadas e tal, mas o cultivo não exige tamanha rigidez asséptica.

A segunda foto mostra uma transformação de uma antiga glovebox em uma capela, é um projeto mais interessante para pequenos cultivos e vc ainda pode aproveitar parte da glovebox que já possui.

Sobre as lâmpadas UV, boa parte das capelas profissionais modernas já vem com elas.


Fotos do livro Growing Gourmet and Medicinal Mushrooms, Paul Stamets.
capela.jpgglove.jpg
 
Galera tive uma ideia que ta me deixando muito animado.:luz:

parace locuka mais num é não ...uhuahuahua ....:D:pos:

que tal fazer um grovebox com aquelas sacolas de edredon, que possuem um plástico grosso?

vou tentar, pensei que seria prático para guardar depois tbm ...
olha as fotos da que tentarei fazer .....
se rolar da pra fazer uma com preço muito acessível....:pos:
to muito animado .... :cool:

Por favor ! críticas construtivas ! to esquecendo de algo ?:texto:

esqueci..shuashuashusah
Foto_A0554.jpgFoto_A0556.jpgFoto_A0557.jpgFoto_A0558.jpg
 
Última edição por um moderador:
então sempre a gente tem pelo menos um edredon, logo uma desta....rs... já estou montando, posto as fotos em breve ... to animadíssimo.:D:luz::pos::pos:
 
Terminei .... se liga a vontade de faze o bagulho ,,,, sushuashuas

só a parte do ziper que num sei se só encharco de alcool na hora que estiver usando ...ou isolo tbm !? uq os Veteranos acham !? .,..sahuashushusa

valeu !:pos:

to mo feliz com a ideia ..sahuahsuaushuausuhusauhu.... :D
01.jpg02.jpg03.jpg05.jpg04.jpg06.jpg08.jpg
 
É isso aí cara! tá ficando bonita!!!
Então cara, acho que só falta alguma coisa lá dentro pra dar uma estruturada na embalagem... Uma armação, pedaço de papelão encapado com contact...imagina... minha duvida fica na hora de acender o isqueiro para esterelizar...será que dá certo???
 
Legal! voce podia tentar fazer uma armação com arame grosso pra ela ficar mais esticadinha. A idéia de aproveitar o saco de edredon foi uma boa sacada.
 
ZaoX minha duvida fica na hora de acender o isqueiro para esterelizar...será que dá certo???

Nao velho
use isqueiro aí dentro nao..
como ela é de plastico ,poderia queimar tudo fassinho aí dentro

gostei da criatividade
fasendo em um saco desses ainda maior, ficaria show!!
 
Ai ... então vou fazer uma armação pra prender por fora com bamboo fininho, to pensando em usar um spray de alcool dentro ... pra esterelizar quando for usar e nada de fogo, ai borrifo em tudo la dentro antes de começar e não abro mais, enxarco o ziper ponho um pano com alcool por cima dele.....deixo da uma evaporada e começo os processos....(usarei para fazer um clone de shimeji em breve) .... rola ne !?:confused:
Foto_A0576.jpgFoto_A0577.jpg
 
com armação do bamboo

então coloquei por fora ... ta meio escroto mais fikou funcional ...asuhsusahuas dentro que importa eu acredito que ta tudo vedado ... bom já da um adianto aq em casa tem poeira até com chuveiro ligado ...

to mo feliz com minha geringonça.... vlw
Foto_A0580.jpgFoto_A0581.jpg
 
Mortandello acha que devo isolar a parte ziper ou molha-lo com alcool já rola?
 
Mortandello acha que devo isolar a parte ziper ou molha-lo com alcool já rola?

sinceramente nao sei cara!
faca 0 teste sem molhar com alcool nem colar nada.
de preferencia inocule PETRIS 3 ou 4 somente, e veja se a taxa de contaminantes eh alta.
se ficar legal nas petris, pra seringa fica MARA.
 
blz, eu vo fazer um clone de shitaque e shimeji com um caldo de milho de pipoca em cultura líquida entre esses dias, vou ver a contaminação nelas e assim que possível pego algumas PETRI´s e faço o mesmo com elas. posto aq sobre uq ta rolando com a grove edredon box ...hsuhsuhsusu :eek::pos:
 
Back
Top