Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Filtros Polyfill (Perlom): agilizando a colonização

NeuroFX

Viajante
Membro da Staff
Cultivador confiável
23/01/2005
904
83
? Traduzido e adaptado de Grow Mushrooms from Spores | Fungifun

Polyfill
é um filtro de polietileno, encontrado aqui nas lojas de aquários do Brasil pelo nome comercial de Perlom.

Estas instruções o guiarão passo-a-passo pelo processo de construção de uma tampa-filtro efetiva que permitirá colonizações rápidas de substratos de grãos, através de uma melhor troca de gases, sem comprometer sua esterilização.

Materiais necessários:

- frascos com tampa
- chave de fenda Phillips (aquela que encaixa em parafusos com forma de +) medindo aprox. 6mm de diâmetro
- martelo
- polyfill (perlom) ou fibra de filtro de poliéster

polyfill01.jpgpolyfill02.jpg

? Faça um furo na tampa usando a chave de fenda e o martelo.

polyfill04.jpgpolyfill05.jpgpolyfill06.jpg

? Pegue um pouco da fibra formando uma pequena bola as mãos.

polyfill08.jpgpolyfill09.jpgpolyfill10.jpg

? Faça um bico em um dos lados da bola.

polyfill11.jpgpolyfill12.jpg

? Passe esse bico através do buraco e empurre até a metade aproximadamente. Deve ficar apertado. Cuidado para não se cortar no buraco da tampa!

polyfill13.jpgpolyfill14.jpgpolyfill15.jpgpolyfill16.jpgpolyfill17.jpg

? Empurre a fibra em direção ao furo. Isso vai mantê-la no lugar.

polyfill18.jpg

Pronto!

Você deve trocar o filtro depois de usar duas ou três vezes (é melhor trocar sempre), só para ter certeza de que não há resíduos de substratos, o que facilita o aparecimento de contaminantes.

polyfill19.jpgpolyfill20.jpg
 
Última edição por um moderador:
ótimo guia!

nunca consegui encontrar o tal do polyfill / perlom, sabe qual seria o nome comum dele aqui no brasil ou eu devo procurar pela marca perlom? Se vc comprou embalado poderia postar uma foto da embalagem? Qual a utilização deste material pelos aquaristas (imagino q para fazer o filtro q deve ficar em baixo das pedras do aquário)?
 
Cygnus X 1 disse:
ótimo guia!

nunca consegui encontrar o tal do polyfill / perlom, sabe qual seria o nome comum dele aqui no brasil ou eu devo procurar pela marca perlom? Se vc comprou embalado poderia postar uma foto da embalagem? Qual a utilização deste material pelos aquaristas (imagino q para fazer o filtro q deve ficar em baixo das pedras do aquário)?

Entao, eu compro isso como lã perlom, pra usar nos filtros dos meus aquarios, e vc pod eencontrar tanto como Lã PERLON, em lojas de tecidos e estofamentos como em ojas de aquarios, eh bem barato, eu pago 3,50 R$ em 1 metro de largura por 1,80 de altura ...(dá pra fazer cerca de 600 desses filtros pra cultura ) ou uns 35 filtros pra aquario..eu compro daa maior largura possivel, poode se chamar d erecheeio pra EDREDON... facil de achar sim..
 
Isso aí. Já vi o material descrito como lã acrílica para filtro externo (aquarismo). Na seção de animais dos hipermercados é bem provável de se achar, além de em pet shops tb, claro.

E é bem baratinho mesmo.

L'Esprit Libre disse:
Não é o mesmo material que se coloca em alguns travesseiros?

Esse ai eu acho que é o Tyvek, que tá sendo usado em cultivos tb.
 
Última edição por um moderador:
Me parece muito boa essa Tek,

Estou pensando em adaptá-la no terrário, afim de abrir menos a caixa para a troca gasosa.

E há várias formas de construção desses filtros nos terrários, haja vista, que para os bolos um pequeno furo do diâmetro de uma chave philips já resolve quem dirá um furo bem maior na caixa?

Agora eu fiquei na dúvida referente ao uso na prática dessa Tek, deixo pronto o filtro, então ponho os copos com os bolos semi-tapados com este filtro na panela de pressão, esterilizo, após esfriar abro a PP, e fecho rapidamente os copos com a tampa pronta com o Perlom, ou já pode esterilizar os bolos com os potes fechados que o próprio filtro de perlom se encarrega de fazer as trocas gasosas do interior do substrato, deixando-o esterilizado?

Paz E Muita ? Para Todos
 
Última edição por um moderador:
NeuroFX disse:
Claro! Eu tenho esse material aqui de uma encomenda que veio numa embalagem da USPS. Aliás tem gente usando essa embalagem da USPS pra cobrir os copos.


As fotos não estão aparecendo do tyvek?
 
o Perlom eu conheço por manta acrílica, eu utilizo para forrar caixas de som por dentro e encontro por 5 reais o metro em lojas de tecido!
Abraço!
 
Deve ser o mesmo material que eu compro aqui em loja de tecido.

O nome é acrilon, é usado como forro dos cobertores chamados edredon.

Cada região do Brasil dá um nome diferente para uma mesma coisa.
 
Não encontrei em nenhum loja de tecidos, comprei em uma loja de espumas e colchões pelo mesmo preço que o TioDena, cinco reais o metro. Mas o vendedor não conhecia por acrilon nem como forro de edredom.

Isso é para ver que para cada região do Brasil não é só o nome do produto que altera.

Por exemplo, só fui encontrar vermiculita em loja de sementes e artigos veterinários. Apesar de conhecerem o produto, nenhuma loja de jardinagem tinha vermiculita.
 
Back
Top