Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Fica murcho ao colocar na geladeira?

andrelsn

Primórdia
Cadastrado
27/06/2011
37
31
Bom galera, sequei meus chapeludos por umas 30hrs num tubo de vento, ficaram mais ou menos 80% secos (cracked-dry nas pontas, porem um pouco umido ainda no interior). Coloquei eles então num saco zip-lock com um pouco de sílica que achei em casa e os guardei dentro de um pote de sorvete, na gaveta de legumes da geladeira. Notei hoje que eles ficaram murchos, creio eu que seja um sinal de umidade. Isso é normal?
Tirei eles da geladeira e os coloquei no tubo de vento novamente, pra ver se da mais uma secada. Pretendo colocar dentro de um saco de pão, acho que o papel pode ajudar com a umidade.
O que vcs acham?

Obrigado desde já.

Coloquei eles novamente no tubo de vento, e os que ainda não estavam suficientemente secos dei uma abrida na haste para facilitar a retirada da umidade. Comprei silica, mas acho que não chega antes de segunda... infelizmente não vou poder come-los antes do fim de semana, então estava com medo de perder.
SILVIOX, como você os seca/armazena, dura quanto tempo e qual a perda de potência?

Obrigado desde já!

Coloquei eles novamente no tubo de vento, e os que ainda não estavam suficientemente secos dei uma abrida na haste para facilitar a retirada da umidade. Comprei silica, mas acho que não chega antes de segunda... infelizmente não vou poder come-los antes do fim de semana, então estava com medo de perder.
SILVIOX, como você os seca/armazena, dura quanto tempo e qual a perda de potência?

Obrigado desde já!

Obrigado desde já!
Eu os seco em um tubo de vento como voce! Depois ponho dentro de um recipiente com um produto que se chama SECAR(aquele que se usa para tirar a umidade do armario) encontrar se facil em qualquer supermercado, até ficarem crocantes. guardo em vidros fechados com saquinhos dissecantes . dizem que dura 2 anos, mas nunca deixei muito tempo. Mas o melhor são os frescos>>.

nao dura tanto tempo, o maximo que durou aqui foram oito meses, bem armazenados com silica e tudo mais...

Cogumelos secos, realmente cracker-dry, enrolados em papel alumínio e guardados em um recipiente hermeticamente fechado, e com alguma sílica gel, já duraram cinco sete anos no meu freezer.

E acho que durariam ainda mais.

Última edição:
OS QUE ARMAZENEI POR MUITO TEMPO ACABARAM PERDENDO A POTENCIA,
CINCO ANOS! PUTZ!!

Tenho cogumelos desidratados e compactados armazenados.

Estão dentro de um pote vedado na geladeira embrulhados em isulfilm.

Percebi que a potência diminuiu um pouco.

Pensei em por no congelador para tentar de alguma forma minimizar este processo de perda de potência. Isso seria eficaz?

Eu considero desnecessário armazenar cogumelos 100% secos em baixas temperaturas, mantenho os meus em temperatura ambiente e totalmente no escuro, já mantive P.Cubensis secos dessa forma por mais de 8 meses, sem nenhuma perda notável de atividade psicoativa :)

Eu considero desnecessário armazenar cogumelos 100% secos em baixas temperaturas, mantenho os meus em temperatura ambiente e totalmente no escuro, já mantive P.Cubensis secos dessa forma por mais de 8 meses, sem nenhuma perda notável de atividade psicoativa :)

Então, eu já mantive cubensis 100% secos por sete anos no freezer, enrolados em papel alumínio, em um recipiente transparente mas hermeticamente fechado, com um pouco de sílica gel junto para ter certeza que não estava entrando umidade. Mudei a sílica gel umas três vezes, não me lembro em que intervalos, só por cautela, quando alguns grãos da que estava no recipiente começavam a não exibir uma cor azul tão marcante quanto no início. Não houve perda apreciável de potência. Sempre tomei o cuidado de quando tirava uma parte ingerir logo em seguida.

Mas nunca comparei com o mesmo procedimento fora do freezer.

Estão dentro de um pote vedado na geladeira embrulhados em isulfilm.

Percebi que a potência diminuiu um pouco.

Será que não estão se re-hidratando, @F.J.P.? Colocou um pouco de sílica gel junto?

Hoje tem até alternativas que acho que, usado juntos com a silica gel, tem potencial para minimizar a perda de potência, como os sachets absorvedores de oxigênio. Mas nunca testei.

Será mesmo necessário armazena-los no congelador cogumelos 100% secos? Creio que nao. Guardar-los em um lugar pouco arejado seria uma boa, dentro de algum pote hermético e em uma gaveta por exemplo.

Será mesmo necessário armazena-los no congelador cogumelos 100% secos? Creio que nao. Guardar-los em um lugar pouco arejado seria uma boa, dentro de algum pote hermético e em uma gaveta por exemplo.

Se o pote é hermeticamente fechado tanto faz o lugar ser muito ou pouco arejado.

Os meus ficam em temperatura ambiente, em um saco do tipo zip com um sachê de sílica.
Troco a sílica mensalmente e procuro retirar o máximo do ar de dentro do saco.

Os cogus mais antigos têm dois anos e não percebi nenhuma perda de potência até hoje.

Back