Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Fibra de côco verde

Thegnomo

Hifa
Cadastrado
21/04/2016
3
5
30
Quero usar fibra de côco em uma técnica, mas quero preparar essa fibra eu mesmo..
Comprar o côco verde, tomar a água (claro), cortar as fibras e por pra secar..
Mas na secagem, que é sob o sol é ao ar livre, a fibra vai tá exposto aos contaminantes presentes no ar, n é??

O que quero saber, é.. Só o processo de esterelização do substrato arroz + fibra na panela de pressão mata os contaminantes da fibra?
Ou eu tenho que fazer outro método para matar os contaminantes da fibra antes do processo da panela de pressão?
 
Antes de cair do pé, a fibra do côco já tem dúzias de contaminantes. A decomposição que vem em seguida trará inúmeros outros, entre fungos, bactérias e insetos, que estarão se encarregando do processo.

Em teoria é possível esterilizar, mas vai precisar ir um pouco além de cortar as fibras, para a esterilização ser eficiente. Colocar direto na panela talvez não elimine contaminantes o suficiente. Pode precisar fazer um processo mais longo, como uma pasteurização por várias horas, ou várias fervuras ao longo de alguns dias, como numa tindalização.

E cortar/moer fibra de côco não é lá muito fácil... Além de precisar corrigir o pH, provavelmente.


Na minha opinião: um côco verde custa R$ 3, e renderia talvez uns 2 bolos, depois de descascado, cortado, seco, moído, peneirado etc. Com R$ 10 você compra um bloco de pó de coco que vira uns 8 litros quando úmido, suficiente para uns 20 bolos.

A menos que você tenha um coqueiro, e/ou esteja muito afim de reinventar a roda quadrada, melhor comprar a fibra pronta (ou vermiculita).
 
Mas será que as fibras que vendem prontas, vem sem contaminantes?
Acho que n, hein..
Creio que seja só fibra muída msm, sem nenhum processo de esterelização..
Entre comprar feito e fazer, prefiro fazer

Já tive bons resultados com fibra caseira sem nada de tindalização ou pasteurização, só com o esterilização da panela de pressão msm, mas alguns bolos contaminam..

Como na cidade que moro n encontro vermiculita, tenho que me virar com a fibra
Vou tentar diminuir ou zerar essas poucas contaminações com pasteurização, tindalização então..

Futuramente vou usar vermiculita, bem mais prático.
Vlw pelas dicas, Salaam
 
A fibra / pó de coco comercial não é estéril, mas é bastante inerte, provavelmente devido ao processo de moagem e desidratação. Talvez seja tratada de alguma forma para não mofar, e durar mais tempo na prateleira.

Não sei se é lavada etc. antes de moer, mas também é uma fibra bastante homogênea, moída bem fino. Dessa forma (como não tem pedaços) fica mais fácil de esterilizar direto na panela de pressão, porque não há onde os contaminantes se esconderem.


No caso do coco verde... Acho que você pode cozinhar a casca mesmo antes de secar, ainda verde. Se separar bem as fibras (desfiar), deve ficar mais fácil de cortar, e com as fervuras você tira tudo ou quase tudo que não é fibra (seiva, clorofila, resina). Nesse caso a secagem talvez não seja necessária, o bagaço da casca úmido, e moído ou picotado deve servir.

Aliás, com esse tipo de tratamento, é possível usar até capim: Completo - Diário do ebinary - Cultivo no capim
Se achar mais fácil...
 
Back
Top