Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Destaque Facilidade de frutificação - bolos, casing ou outras técnica?

Tópico em destaque.

Ecuador

Artífice esporulante
Membro da Staff
Cultivador confiável
22/12/2007
9,055
5
98
Qual a técnica que você acha que frutifica mais facilmente?

Não é a sua técnica favorita, nem a que produz mais, o parâmetro de resposta é a facilidade de frutificação.
 
Na minha opinião, o casing é a técnica que apresenta maior facilidade de frutificação.

Não é minha técnica mais utilizada, porém após as etapas de montagem e incubação do casing, quando ele vai para algum ambiente de frutificação, ele é menos exigente do que bolos para frutificar, por isso mais fácil.

Para bons resultados, os bolos exigem uma certa estabilidade dos parâmetros de frutificação, como umidade, nível de oxigênio e temperatura.

O casing fornece a umidade suficiente por si só, não se faz obrigatório ter algum meio que forneça amidade a ele, podendo ser frutificado em ambientes não controlados.

E você Ecuador, o que acha meu irmão???
Muita paz pra vc:pos:
 
Eu acho os bolos inteiros a melhor técnica. Com vermiculita úmida por cima e por baixo (o chamado double casing, que não é propriamente casing) é só questão de tempo pinar e frutificar bem, pelo menos aqui no Rio, onde a umidade é alta.

Não precisa de borbulhador, perlita ou argila expandida. Basta a vermiculita úmida e borrifar água uma ou duas vezes por dia. E os bolos inteiros são bem mais resistentes à contaminação que os casing. É um arranjo simples e prático.

Os casings "de verdade", em que você parte o bolo e coloca com uma camada para manter a umidade eu acho arriscados. Já perdi alguns bolos assim. Às vezes não frutifica e contamina.
 
Bolo é mais rápido e casing rende mais!
Uma frase: "tostines vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais?"

Paz e Luz!
 
Pra mim, casings alem de serem mais facil de manter, menos exigentes quando o assunto eh manter parametros no terrario, frutificam mais que os bolos.. Nao curto mto a manutencao dos bolos.. hehe porem bolos contaminam mto menos que casings.. talvez por eu nao me preocupar tanto com casings.. :rolleyes:
 
Eu pensava que bolos contaminavam mais facilmente do que casings =O

Putz, pelo visto vou ter de fazer um terrário improvisado no isopor ¬¬

Bosta, isso que dá não inocular uns 20 copos de uma vez, como atualmente só tenho 5 copos com micélio saudável vou ter de usar a técnica mais segura pra garantir alguma coisa :(
Aff, e eu que pensei que não teria mais gastos e nem trabalho, aff, construir um terrário e deixá-lo no "ponto" ideal para frutificação é um SACO, sou um cara extremamente impaciente pra essas coisas, ainda mais quando tenho de por a mão no bolso, que vive vazio :(

Tenho 3 copos levemente contaminados aqui, destes eu posso utilizar o micélio pra arriscar um casing ou balde, afinal, o que sair destes 3 copos pra mim é lucro, e assim eu aproveito pra ver como funciona a frutificação num balde/casing na prática e avalio os riscos para o meu próximo cultivo.
 
Os bolos são bastante resistentes a contaminantes, muito mais do que embalagens ou granéis. A idéia dos bolos é criar uma espessa camada de micélio (uma sobreposição) enquanto ainda permite que o substrato denso frutifique; por outro lado, os granéis e os invólucros são muito mais porosos e mais suscetíveis aos concorrentes. À medida que os bolos envelhecem, e a rede de micélios enfraquece, é quando você geralmente nota bactérias e / ou fungos se estabelecendo.

E manejar os bolos o mínimo e o mais delicadamente possível é um bom conselho. Toda vez que você lida com um bolo, machuca o micélio e leva algum tempo para o bolo se recuperar. :coffee:
 
Com um bom substrato saudavel e uma boa pasteurizaçao acho que BULK e o jeito de obter grandes beneficios com pouca inversao e cuidado (Monotub ou similar)

Abç
 
Já que o tópico reviveu.🦴

Facilidade de frutificação eu vejo nos casings.

Meus bolos levam em media 7-10 dias para pinar no terrário, provavelmente por causa da umidade.

O casing depois dos 3-5 dias de colonização pina logo em seguida e em maior numero. Mesmo que ainda não conseguindo acertar a umidade da vermiculita.

Tamanho de cogumelo com certeza bulk.
 
Back
Top