Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Explosão na panela de pressão

giovani01

Hifa
Cadastrado
15/10/2014
4
12
33
Explosão na panela de pressão

Sou novo aqui no forum, não tenho certeza que essa é a área certa para postar isso, mas, como estava escrito conversa livre deu a entender que aqui pode falar de tudo.

Comprei um carimbo de esporos e estou esperando ele chegar, enquanto isso estou vendo algumas técnicas de esterilização e, pelo que eu entendi a da panela de pressão é a melhor e eu corro menos riscos de ter uma contaminação. Tem algum perigo da panela explodir meus potes com grãos durante uma fervura de uma hora? Eu fecho meus potes completamente ou eu deixo a tampa levemente fechada para escape de ar? Tem problema de entrar água enquanto os potes estiverem fervendo?

OBS: Não achei nenhum tópico falando de risco de explosão, digitei la no buscador e não achei nada do tipo.
 
Tem algum perigo da panela explodir meus potes com grãos durante uma fervura de uma hora?

Creio que você nunca usou uma panela de pressão, não?

Pelo menos já tentou ler o básico sobre como ela funciona?
 
Creio que você nunca usou uma panela de pressão, não?

Já usei a panela pra fazer feijão, kkkk, eu sei que dentro dela fica com muita pressão, da até pra amolecer um osso dependendo da pressão. Estou em duvida se qualquer pote de vidro aguenta, mas eu acho que com o pote fechado levemente não tem perigo, só que não custa nada perguntar pra quem tem mais experiência.
 
só que não custa nada perguntar pra quem tem mais experiência.

Ou então ler os guias de cultivos e os diários de cultivo e ver o que o pessoal usa e relata.

E essa dúvida é meio diferente da anterior, que era se a panela de pressão pode explodir.
 
Tem algum perigo da panela explodir meus potes com grãos durante uma fervura de uma hora?

Bem se houvesse esse risco e fosse algo muito comum, estaria escrito em todos os tutoriais, não acha?

Estou em duvida se qualquer pote de vidro aguenta

A sua panela da pressão passa dos 1.400 graus? Não? Então não tem problema.
 
Tem problema de entrar água enquanto os potes estiverem fervendo?
Se a água entrar em contato com os grãos diretamente vai cozinhar tudo e esse não é o objetivo. Você tem que colocar os potes em contato com a água mas não deixar a água entrar dentro, caso entre e vc esterilize vai virar um torrão de grão. :LOL:
 
Se a água entrar em contato com os grãos diretamente vai cozinhar tudo e esse não é o objetivo. Você tem que colocar os potes em contato com a água mas não deixar a água entrar dentro, caso entre e vc esterilize vai virar um torrão de grão. :LOL:

Eu sou meio louco mais não sou maluco, eu não iria deixar a água entrar no pote propositalmente, eu iria colocar até a metade dos potes mais ou menos, eu fiquei preocupado de entrar em forma de vapor. :)
 
Bem se houvesse esse risco e fosse algo muito comum, estaria escrito em todos os tutoriais, não acha?



A sua panela da pressão passa dos 1.400 graus? Não? Então não tem problema.

Copos de vidro aguentam até 1400°C? Sabe qual temperatura copos americanos/de whisky suportam?
 
É que ouvi que eles suportam até em média 500ºC, mas não encontrei confirmação. No celular é complicado.
Um dos meus copos já trincou dentro do vidro. Mas não interrompeu a vedação pois colonizou bem. Mas fora isso nunca tive maiores problemas em colocar os copos direto no fundo da panela, mas só faço por não ter opção.
Por isso pergunto. Sei que o certo seria utilizar um suporte, mas não tenho e nunca vi um.
 
Eu sou meio louco mais não sou maluco, eu não iria deixar a água entrar no pote propositalmente, eu iria colocar até a metade dos potes mais ou menos, eu fiquei preocupado de entrar em forma de vapor. :)
O vapor que vai esterilizar, mas é sempre bom fechar suavemente com o papel alumínio para esterilizar tudo, e atenção: NUNCA FECHE HERMETICAMENTE OS POTES, SE NÃO JÁ VIU: BOOM. Tirando isso é difícil uma panela de pressão boa explodir, dê preferência à aquelas com pino de segurança vermelho. Eu mesmo já tunei minha PP para chegar à 1atm de pressão rsrs.:D
 
Fiz um teste ontem. Coloquei três copos de vidro com vermiculita e arroz dentro da panela, tampados com papel alumínio, e com água até a metade dos copos.

Liguei no fogo alto, e quando começou a sair vapor pela válvula, baixei o fogo, e deixei cozinhando por 1 hora.

Não explodiu!! Será que estou fazendo algo errado??

Acho que foi porque eu não lacrei as tampas dos copos, ou então porque baixei o fogo... Os copos nem quebraram... Também coloquei um pano limpo no fundo antes, para pôr os copos em cima, pode ter sido isso?

Ou eu preciso deixar mais tempo cozinhando? Colocar menos água, esperar parar de sair vapor pela válvula e começar a cheirar a arroz queimado, talvez?

Também preciso usar essa panela para cozinhar feijão, e estou com medo que dê certo. Conto com a ajuda dos mais experientes!!

:p:D:LOL::roflmao:
 
Tenho duas panelas de 10lt e já aconteceu de usar as duas ao mesmo tempo, bolei um suporte de alumínio com a altura de 3cm, coloco os copos ou potes com água um pouco abaixo do meio, ligo o fogo alto e quando começa sair o vapor, baixo o fogo e marco 1 hora para pfs e 1,30 para potes com milho e nunca tive problemas, ainda sobra uma boa quantidade de água.
 
O vapor que vai esterilizar, mas é sempre bom fechar suavemente com o papel alumínio para esterilizar tudo, e atenção: NUNCA FECHE HERMETICAMENTE OS POTES, SE NÃO JÁ VIU: BOOM. Tirando isso é difícil uma panela de pressão boa explodir, dê preferência à aquelas com pino de segurança vermelho. Eu mesmo já tunei minha PP para chegar à 1atm de pressão rsrs.:D
agora estou confuso , pois segundo o canal "esporos no ar" devemos vedar totalmente o copo antes de leva-los a panela de pressao
 
agora estou confuso , pois segundo o canal "esporos no ar" devemos vedar totalmente o copo antes de leva-los a panela de pressao
O que eu faço é vedar e fazer vários furos no papel alumínio e cobrir com micropore (4 para PFteks, dois grandes para spawn). Isso sempre me garantiu uma boa esterilização e depois eu aproveito estes furos para a inoculação e cubro com mais uma camada de micropore.
 
agora estou confuso , pois segundo o canal "esporos no ar" devemos vedar totalmente o copo antes de leva-los a panela de pressao


Quando o @beraldo me pediu para comentar o vídeo eu o avisei sobre essa questão.

É simples. Sem contato com o vapor de água pressurizado não há esterilização. A tempeatura alta pode matar boa parte ou quase todos os microrganismos presentes no substrato, mas numa panela de pressão a combinação da temperatura, pressão e vapor d´água é que esteriliza.
 
Quando o @beraldo me pediu para comentar o vídeo eu o avisei sobre essa questão.

É simples. Sem contato com o vapor de água pressurizado não há esterilização. A tempeatura alta pode matar boa parte ou quase todos os microrganismo presentes no substrato, mas numa panela de pressão a combinação da temperatura, pressão e vapor d´água é que esteriliza.
Entendi , mas se eu fizer somente 4 furinhos com a agulha como no vídeo é o suficiente?
 
Back
Top